TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Analise de Investimentos

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.567 Palavras (23 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 23

2015

Anhanguera Educacional - Uniderp

Cristiana Pereira da Silva Fajoli RA 2860125158

Administração 5º Série – Análise de Investimentos

[pic 1]

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

RELATÓRIO FINAL

Sumaré, 29 de Abril de 2015.

Sumário

ETAPA 1        

Passo 1        

Passo 2        

Passo 3        

ETAPA 2        

Passo 1        

Passo 2        

ETAPA 3        

Passo 1        

Passo 2        

ETAPA 4        

Passo 1        

REFERÊNCIAS        

ETAPA 1

Passo 1

Investimento

Investimento é um termo nascido na Economia, que diz respeito a utilizar recursos disponíveis no presente, para criar mais recursos no futuro.

Tipos de Investimento

Investimentos Públicos: são recursos liberados pelos governos ou entidades públicas, com a intenção de gerar bem-estar social. O retorno não é monetário, é social.

Investimentos Privados: são recursos liberados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com a intenção de gerar retorno monetários aos investidores. Num país capitalista, estes são os maiores geradores de empregos e tributos.

Investimentos Mistos: são recursos liberados de forma conjunta (entre governos/entidades públicas e pessoas jurídicas/físicas de direito privado). Geralmente encontrados em empresas de capital misto, que têm como objetivo gerar bem-estar para a sociedade e, ao mesmo tempo, garantir retorno monetário.

A importância dos Investimentos

Os investimentos são importantes tanto para a economia quanto para as organizações.

A economia de um país cresce tanto quanto os investimentos realizados. Apenas com investimento em máquinas e instalações, fábricas, empresas e fazendas podem aumentar sua produção e, consequentemente, a entrada de dinheiro.

As organizações têm como objetivo ampliar seu mercado consumidor, para gerar retorno aos investidores; o que apenas acontece através de investimento. Mesmo que uma organização não pretenda expandir, os investimentos são essenciais para reposição de capital, uma vez que máquinas e equipamentos vão perdendo valor ao longo dos anos; equipamentos obsoletos podem gerar perda da capacidade competitiva, comprometendo sua continuidade no mercado.

A Análise de Investimentos

O mercado oferece uma grande variedade de investimentos possíveis e o administrador deve avaliar o melhor para a organização. Para esta escolha, devem ser realizadas três considerações: econômicas, financeiras e de ambiente empresarial.

Considerações Econômicas: avaliam a rentabilidade e o risco do investimento. O melhor investimento, geralmente, é aquele que traz maior retorno, com o menor risco.

Considerações Financeiras: avaliam a disponibilidade de recursos próprios ou financiamentos. O investimento deve estar de acordo com o que está à disposição.

Considerações de Ambiente Empresarial: são considerações políticas, sociais, culturais e de meio ambiente que podem afetar o investimento. São parâmetros difíceis de quantificar.

Passo 2

Negócio escolhido: Home Office – Doceria/brigadeiria

É um seguimento de pequeno risco, pois o chocolate é quase uma unanimidade. Além disso, algumas datas potencializam as vendas, como Páscoa, Dia da Mães, Dia dos Namorados e Natal. É possível realizar parcerias, fornecendo o produto em outras empresas, como hotéis, restaurantes, lanchonetes e food trucks. Vendas sob encomenda podem ser realizadas pela internet e o trabalho pode ser realizado em casa, diminuindo os custos de produção.

Home Office

As vantagens: maior independência, mais qualidade de vida, flexibilidade de horários, liberdade profissional, redução de custos (aluguel, transporte, refeições, infraestrutura base, autogerenciamento, economia com empregados/encargos, vantagens fiscais, etc)

As desvantagens: perda da privacidade pessoal, possibilidade de excesso de carga de trabalho, tendência ao isolamento social, falta de atualização profissional, ambiente de trabalho confinado, preconceito no mercado formal, dificuldades de obtenção de crédito, interferência de assuntos domésticos.

Para melhorar a produtividade, algumas medidas podem ser tomadas:

Estabelecer a jornada de trabalho – para não trabalhar em excesso ou ter que compensar a falha do dia em outro momento.

Planejar o dia de trabalho – observar as horas de maior rendimento, para aumentar a eficiência.

Vestir-se adequadamente – ajuda a entender o momento de trabalhar.

Manter um local padrão de trabalho – como numa empresa comum, deve-se estruturar a linha de produção, estabelecer o fluxograma do produto.

Descanso e Lazer – estabelecer momentos de parada. Atividade de lazer, academia, convívio social rentabilizam a atividade laboral.

Evitar distrações – a flexibilidade de regras pode tornar o tempo pouco rentável se você se distrair com assuntos pessoais.

Passo 3

Microempresa no setor alimentício. Pretende-se a produção de doces gourmet para comercialização, através de parcerias - em estabelecimentos como padarias, lanchonetes, trailers de fastfood, entre outros – e sob encomenda, pela internet.

Os produtos comercializados serão:

  • Brigadeiro tradicional – leite condensado com chocolate belga
  • Beijinho – leite condensado com chocolate branco e coco
  • Brigadeiro de morango – leite condensado com chocolate branco e morango
  • Brigadeiro de leite em pó e creme de avelã – leite condensado com leite em pó, recheado com creme de avelã
  • Brigadeiro light de whey protein – leite em pó desnatado e wheyy protein de chocolate

ETAPA 2

Passo 1

Fluxo de Caixa

Fluxo de Caixa é uma estimativa de ganhos ou perdas futuras. As principais técnicas de análise de investimentos se baseiam no fluxo de caixa projetado, o qual avalia se o investimento é viável ou não. Difere do lucro contábil por este se basear no passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (347 Kb)   docx (56.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com