TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Análise de Investimentos

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.036 Palavras (13 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Disciplina: Análise de Investimentos

Professora: Janaína Saboia

Tutor à distância Professor: Me. Jefferson Dias

Gabriela Miranda de Oliveira da Silva – RA: 7366564022

Gildásio Costa Santos – RA: 9978021688

Maria de Jesus Silva – RA: 7535612994

Mayara Rocha da Silva – RA: 6751371134

Paula Ohana Cordeiro Brito – RA: 9612511679

Valparaíso de Goiás — GO

2015

INTRODUÇÃO

O objetivo desta pesquisa é mostrar de forma clara e objetiva o que é investimento e quais os principais tipos de investimentos. Quais os mais rentáveis e seguros, como fazer a análise correta e nos esquivar dos riscos dos negócios não rentáveis. Pois em um mundo cada vez mais competitivo não dá para investir recursos em empreendimentos que não tenham planos estratégicos bem definidos com a certeza de retorno lucrável e cada vez mais rápido.

O termo “Investimento” é muito utilizado no nosso cotidiano, porém é importante sabermos que há investimento positivo e negativo, isto é, há aqueles que nos trazem um bom retorno financeiro e há aqueles que levam uma fatia bem gorda do investimento inicial. Daí a necessidade de se fazer uma análise minuciosa sempre que formos investir.

A análise de investimento é importante tanto no sentido econômico, financeiro e no ambiente empresarial como um todo.

Veremos ao longo dessa pesquisa as modalidades de investimentos, e algumas técnicas que nos levarão a aprender um pouco sobre esse tema tão importante e crucial nos dias atuais.

Boa leitura!


O INVESTIMENTO E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS TOMADORES DE DECISÃO

Em nosso cotidiano cada vez mais escutamos na mídia a palavra investimento, sendo usadas de várias maneiras, é muito comum até mesmo quando vimos um comercial de produtos de beleza ou um remédio para emagrecer ouvimos frases com devemos investir em nossa beleza ou em nossa saúde. Porém no sentido econômico investir significa, conforme o nosso PLT, utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, com o objetivo de criar mais recursos no futuro.

Tipos de Investimentos

O investimento é muito importante não só para o aumento do capital das empresas assim como para o crescimento da economia global. Porém para nos tornamos bons investidores temos que aprender o conceito e os principais tipos de investimento, são eles:

Investimentos Públicos – são recursos utilizados pelos governos ou entidades públicas com o intuito de gerarem bem estar social.

Investimentos privados – são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas, com a finalidade de gerar retornos financeiros aos investidores.

Investimentos mistos – Esse engloba os dois anteriores, porem parte de um e parte do outro.

Em nosso desafio decidimos em grupo pelo investimento privado e iremos precisar criar um bom plano de negócio, decifrar a melhor e mais vantajosa maneira de fazer o nosso investimento.  Para tanto precisamos pesquisar o impacto da inflação, impostos e taxas de juros que vão circular e influenciar direta e indiretamente o nosso empreendimento.

Você já parou para pensar que o manequim dos brasileiros vem a cada dia passando por mudanças, sejam elas genéticas, a quantidade de hormônio em nossa alimentação ou até mesmo, pelas condições de aquisição de alimentos. É muito comum vermos pessoas entrando e saindo das lojas comprando roupas que não lhes servem, precisando de alguns reparos. Taí. Essa é a nossa grande ideia. Que tal sair de uma loja com uma roupa que você mais gostou e poder ajustá-la, numa loja de alfaiataria, dentro do próprio shopping em que a roupa foi adquirida.


Razão Social: ALFAIATARIA E REPAROS MAYARA – ME

Nome fantasia: BOTÃO DOURADO

Em nossa empresa iremos oferecer para o público em geral o serviço de corte e costura, principalmente ajuste de confecção em geral, com profissionais altamente qualificados e treinados para o melhor atendimento personalizado.

FLUXO DE CAIXA

Conforme o PLT, fluxo de caixa pode ser resumido em entradas e saídas de caixa em um determinado tempo que pode ser representado da seguinte forma:

- Quando o fluxo de caixa é positivo a seta é para cima;

- Quanto o fluxo é negativo a seta é para baixo:

- Já o tempo é representado por uma reta com indicações das datas (dias, meses, anos) que representa cada fluxo.

Fluxo de caixa relevante

São aqueles fluxos de caixa que serão projetados e utilizados para analisarmos se o investimento é rentável e em quanto tempo iremos ter o retorno desse investimento. Ele conota a entrada e saída de caixa em algum período e os valores residuais deste investimento.

Não devemos tomar qualquer decisão sem fazer um planejamento ou se auto projetar utilizando dados estatísticos que são retirados do fluxo de caixa.  A movimentação de caixa é um fator predeterminante para que possamos através destes parâmetros saber onde estamos investindo e podermos comparamos uma oportunidade de negócios e decidirmos qual a mais rentável.

Histórico da Taxa de Juros

N°      Período de vigência     Meta do Selic

189        05/03/2015                     12,75

Destacam- se três, as quais são as mais utilizadas:

  • Período de retorno (Payback)
  • Valor presente Líquido (VPL)
  • Taxa Interna de Retorno: (TIR)

Técnica de Avaliação 1

O Método do payback tem como pressuposto avaliar que o projeto demora em o retorno do investimento inicial. Quanto mais rápido o retorno mais, menor o payback e melhor o projeto. Assim o payback sempre deve ser mensurado em tempo - dias, semanas, meses, anos -, quanto menor o tempo de retorno, mais interessante será o investimento. Essa técnica é bastante conhecida, sendo até repetida popularmente - o tempo para recuperar o investimento-exatamente a ideia do payback.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com