TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Aspectos básicos do gerenciamento de pessoas

Seminário: ATPS: Aspectos básicos do gerenciamento de pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Seminário  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 11

1- INTRODUÇÃO

Segundo Fleury e Fisher, Gestão de Pessoas é o conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações entre pessoas no ambiente de trabalho.1

Assim como as pessoas dependem das organizações, para que possam trabalhar e consequentemente se sustentarem, e obter sucesso pessoal, as organizações também dependem destas pessoas para utilizarem seus recursos materiais e financeiros, para que a organização alcance seus objetivos e se mantenha ativa no mercado.1

Existem três aspectos fundamentais em que se baseia a Gestão de Pessoas, que são: as pessoas como seres humanos, as pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais, e, as pessoas como parceiras da organização.2

O primeiro aspecto enxerga a pessoa como um todo, sua personalidade, cultura e habilidades fundamentais para a organização; o segundo aspecto corresponde à pessoas que empregam todas suas qualidades junto com o comprometimento de manter a empresa ativa, mesmo diante de todos os desafios dos tempos atuais; o terceiro aspecto funciona como uma espécie de troca, as pessoas investem todo seu conhecimento na empresa, na expectativa de obter melhores salários e outros benefícios.2

As organizações têm passado por constantes mudanças nos últimos anos, já não existe mais uma divisão. O foco agora é agregar, juntar e não mais separar.2

No novo modelo de organização não é visualizada apenas a tarefa e os meios, mas sim os processos, os fins e resultados. Os cargos não são mais individualizados e separados, cada um fazendo apenas sua parte. Agora o trabalho é em equipe, todos trabalham em conjunto, de forma interligada, em busca de um único objetivo.2

2- O FILME “TEMPOS MODERNOS” E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

O filme “Tempos Modernos” é considerado uma crítica a gestão organizacional daquele tempo, em que funcionários eram explorados e não tinham direitos trabalhistas. Ele mostra a exploração através da carga horária de trabalho exagerada, aumento da produção, e as condições precárias que os funcionários eram submetidos no local de trabalho. Diante de tanto abuso os operários aderiram a greves e reivindicaram melhores condições de trabalho, aumento de salário e redução de carga horária.

O departamento de RH daquela época era visto como um verdadeiro “capataz” que fazia com que as pessoas trabalhassem sob pressão física e psicológica. Esta exploração tinha a finalidade de aumentar a produção da fábrica, porém os salários destes operários eram tão baixos que os mesmos não podiam pagar o preço do produto que produziam.

Nos dias atuais as empresas ainda cobram muito por produção, por resultados, mas a função do RH agora é fazer com que o trabalhador esteja sempre motivado a estar ao lado da empresa, deixando de ser apenas um simples funcionário, apenas com a função de executar, e passando a ser um ‘colaborador’, tendo, muitas vezes, a oportunidade de participar das decisões da empresa.

A forma como o funcionário é tratado mudou bastante, muitos direitos foram conquistados, e com a globalização e o avanço da tecnologia as condições de trabalho melhoraram de forma gradativa.

Hoje as pessoas são para empresa o grande diferencial competitivo, pois o conhecimento e habilidades destas definem como são usados todos os recursos que a empresa possui para se manter no mercado, ou seja, a empresa pode ter todo recurso físico e financeiro necessário para seu funcionamento, porém se sua mão-de-obra não for qualificada para fazer o uso correto destes, ela não vai obter o sucesso desejado.

3- TEORIA E PRÁTICA NO MERCADO DE TRABALHO

3.1-Histórico da empresa

Empresa: Atento Brasil SA

CNPJ: /MF 02.879.250/0001-79

Localização: Rua Professor Manoelito de Ornel, 303, 4 e 3 andar – Chácara Santo Antonio- São Paulo, SP.

Segmento de Atuação: Terceirização de Processos de Negócios – “Business Process Outsourcing” BPO

Porte / Tamanho da empresa: Grande/ Multinacional.

Missão: Apoiar as pessoas e organizações no pleno desenvolvimento do seu potencial de realização. Oferecer soluções de qualidade, proporcionando alta satisfação para seus clientes.

Visão: Ser percebida como o melhor provedor de soluções de construção de conhecimento, referência em qualidade e inovação com foco nas necessidades dos clientes, sendo líder em seus segmentos de atuação e gerando valor para seus colaboradores.

Valores: Para o cumprimento de sua missão, a ATENTO AO TEMPO – Informação e Cultura cultiva ao longo dos anos uma forte cultura organizacional pautada em valores como:

- Ética e transparência.

- Valorização das pessoas.

- Gestão participativa.

- Excelência na qualidade de serviços.

- Honestidade e integridade.

- Entusiasmo e competência.

- Criatividade e inovação.

- Atitude amorosa para com as pessoas, realizando um trabalho de excelência em que todos os envolvidos se beneficiem.

Público Alvo: Empresas de diversos segmentos, além de instituições de ensino de todos os níveis.

Quantidade de Funcionários: 150.000

Gestor entrevistado: Luciana Santos

3.2. Questionário

1- Quando uma vaga está em aberto quais os requisitos que a empresa determina como essenciais para o preenchimento da vaga?

Resposta: Primeiramente analisamos quais as competências exigidas para a função que exige a vaga. Por exemplo, se a vaga disponível for para supervisor, é fundamental que os candidatos tenham alguma experiência em gerenciamento de equipes. A vaga é ocupada pelo candidato que apresentar as melhores habilidades.

2- Como é feito o processo de recrutamento?

Resposta: Primeiro fazemos internamente com os colaboradores da empresa. A divulgação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com