TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIENCIAS SOCIAIS

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.297 Palavras (18 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 18

ADMINISTRAÇÃO

CIÊNCIAS SOCIAIS: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

PILAR DO SUL - SP

11/2013

CIÊNCIAS SOCIAIS: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Trabalho de Ciências Sociais apresentado ao curso de Administração da Universidade Anhanguera centro de educação a distancia requisito parcial a obtenção do titulo de Licenciatura em Formação.

Orientador (a) a distância Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes

Orientador (a) Presencial Prof. Fabio de Deus Camargo

PILAR DO SUL - SP

11/2013

SÚMARIO

1 INTRODUCÃO 1

2 RELATÓRIOS 2

2.1 Sociologia No Cotidiano 2

2.2 Aspectos Sociais; Políticos, Histórico E Cultural. 5

2.3 Desigualdade Social 7

2.4 Explorações Do Meio Ambiente 9

3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1 INTRODUCÃO

Através deste desafio conseguimos abordar um conjunto de registros argumentativos e reflexivos mediante a matéria Ciências Sociais e sua abordagem na sociedade. Ciências Sociais estuda a vida dos indivíduos em sociedade, ou seja, sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura.

Pudemos compreender que além de analisar as relações entre os indivíduos e sua totalidade, seu estudo permite esclarecer problemas e refletir sobre os procedimentos de modificações destas relações estruturais e sociais.

Na primeira etapa, abordamos as definições de cultura, indivíduos e sociedade, compartilhamos reflexões sobre a leitura da obra dos autores; BERGER E LUCKMANN “A construção social da realidade”, onde o tema central aborda as argumentações que se estabelece entre realidade construída e que se constrói e o próprio conhecimento dessa realidade que seus autores possuem. Fazendo uma análise da vida cotidiana com seus conceitos para interpretar o dia a dia.

Na segunda etapa pudemos buscar e compreender os aspectos sociais, políticos, históricos e culturais. Assistimos e refletimos sobre o filme “A classe operária vai ao paraíso” do diretor: Elio Petri. Itália, 1971. Contrapondo-se a esta dialética de invasão sistêmica e num período de intensa articulação do operariado contra a exploração capitalista (período fordista-keynesiano, onde as organizações operárias tinham ainda muita força), havia na fábrica um grande número de organizações sindicais com teleologias políticas diferenciadas, devido ao fato da existência de graus diferenciados de consciência de classe.

Na terceira etapa estudamos os problemas de desigualdades sociais, relacionada com o cotidiano. Refletimos sobre os documentários, “BUMBADO”, diretor: Coletivo cinema para todos. Rio de Janeiro, 2010 e “ILHA DAS FLORES”, diretor: Jorge Furtado. RS, 1989. Onde relata à verdadeira e triste realidade das desigualdades sociais, definimos imagem e pudemos nos expressar sobre o tema abordado.

Na ultima etapa apontamos a problemática de situações cotidianas nas explorações do meio ambiente. Relatamos sobre o documentário “PARAJEMA”, diretor: Leonardo Cadaval. SP, 2008. Concluímos que a verdade o homem branco não vive em paz com a natureza como deveria, mas vive na verdade em constante luta com os recursos naturais, sempre achando que uma árvore ou rio no seu caminho é um problema e não uma solução como deveria pensar.

2 RELATÓRIOS

2.1 Sociologia No Cotidiano

Para começarmos este relatório, identificamos o significado de cultura, indivíduo e sociedade em um breve relato. Na seguência relatamos também a obra a de Berger e Luckmann.

Cultura; Segundo Edwart B.Tylor “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidade adquiridas pelo homem como membro da sociedade”.

Isto é inerente do ser humano e não pode ser confundido com pessoa culta por meio de estudos.

Pois os seres humanos sempre adquirem maneiras novas de agir, de pensar, de se comportar, são hábitos que vão ficando mais fortes com o passar do tempo e são considerados “naturais” do ser humano e são aprendidos pelo convívio social.

Indivíduo; Nada mais é do que o próprio ser humano, desde os tempos mais remotos o homem (indivíduo) sempre viveu em grupo e o que difere o homem de um animal é o convívio em sociedade, Isto é sem grupo social o indivíduo se torna um animal, pois essas características são chamadas de humanas, com isso afirmamos que o grupo social, a sociedade precede o indivíduo pois o ser humano é de interação social,pois se relacionando com os outros do grupo as crianças vão adquirindo novas experiências e se tornando socializadas.

Sociedade; É o conjunto de pessoas que compartilham gostos, costumes maneiras de agir, etc. e se interagem formados por um conjunto de indivíduos que forma um sistema semi-aberto, ou seja, um grupo de pessoas que vivem juntas numa comunidade tem uma cultura em comum e possuem a sensação de identidade partilhada.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas.

“A construção social da realidade: Tratado de Sociologia do conhecimento’’.

Editora:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com