TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.522 Palavras (23 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNINDERP

UNIDADE 1 – TAUBATÉ, SP

ADMINISTRAÇÃO

ATPS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

TUTORA DE ENSINO A DISTÂNCIA ANDRELIZA MILA ROSA DE OLIVEIRA

        

MARIA APARECIDA SANTOS                                        

TALITA CAROLINE DE PAULA                                        

RESUMO

Este artigo apresenta os elementos que constituem a estrutura do Desenvolvimento Econômico dentro do contexto de economia globalizada, bem como apresenta de forma geral cenário econômico regional e indicadores de Desenvolvimento Econômico que foram estudados na disciplina. Asorientações aqui apresentadas baseiam-se na norma paraapresentação de artigo científico, a NBR 6022 de 2003.

TAUBATÉ

2014[pic 3]

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade elaborar um artigo científico que auxilie o grupo a comparar o desenvolvimento econômico dos países do BRICS (Brasil; Rússia; Índia; China e África) mostrando a influência desse agrupamento na economia mundial.

Iremos comparar as teorias econômicas de principais autores brasileiros, isso nos servirá de base para a elaboração desse artigo que nos foi proposto através da Atividade Prática Supervisionada. Este artigo irá argumentar a respeito dos indicadores de desenvolvimento econômico regional e mundial, assim como analisar o cenário econômico mundial na atualidade.  Além desses conceitos, será feita uma análise de conceitos que qualificam o profissional para enfrentar os desafios propostos no mercado de trabalho, em outras palavras, como se preparar para defrontar o mercado tão competitivo nos dias atuais.

  1. CONCEITODE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O Desenvolvimento Econômico é um fenômeno que ocorre mundialmente falando em todos os países que se dizem capitalistas ou passaram pelo processo revolucionário do Capitalismo, tendo em vista que no Capitalismo pode-se falar em acumulação de capital, salários, e aumento sustentado da produtividade e basicamente esses são seus objetos de estudo.

À medida que o sistema capitalista sofre um aumento de estoque de capital e conhecimento, o Desenvolvimento Econômico se viabiliza e se auto sustenta. O crescimento econômico de cada país pode dar-se de maneiras diferentes e adversas, isso vai depender da capacidade que ele tem de utilizar seus Estados para formular estratégias nacionais de desenvolvimento que lhes permitam serem bem sucedidos na competição global.

Podemos observar que o Desenvolvimento econômico não se implica apenas no aumento da renda per capita, mas também nas transformações estruturais da economia, é necessário inovar, fazer mudanças tecnológicas para acompanhar o cenário mundial e a globalização que está em constante modificação.

O processo de Desenvolvimento Econômico utiliza-se de algumas medidas de desenvolvimento que serão denominados e descritos a seguir.

  1. Medidas de Desenvolvimento Econômico

Dentro do DesenvolvimentoEconômico, sãoutilizadas e destacadas algumas medidas para mensurar este desenvolvimento, dentre elas os principais autores do assunto destacam o Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o Desenvolvimento Humano (IDH); o PIB – Produto Interno Bruto também é utilizado para medir a atividade econômica no Brasil.

  1. Produto Interno Bruto (PIB)

O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bens produzidos na região escolhida em um período determinado. Seu principal objetivo é medir a atividade econômica e o nível de riqueza de uma determinada região, em outras palavras, quanto mais se produz, mais se está consumindo, investindo e vendendo.

A Fórmula para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) de uma região é a seguinte: PIB = C+I+G+X-M. Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).

O Produto Interno Bruto per capita (ou por pessoa) mede quanto do total produzido, compete a cada brasileiro se todos tivessem partes iguais. O PIB per capita não é um dado definitivo, porém, um país com maior PIB per capita tende a ter maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Para melhorentendimento, segue abaixo uma imagem explicativa a respeito das consequências de manter o PIB em alta:

[pic 4]

Fonte: G1 Economia

  1. Índice de Gini

O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade que foi desenvolvida pelo italiano Corrado Gini em 1912 e tem como prioridade medir a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade.

Este Índice pode ser utilizado também para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Temos como exemplo o coeficiente de Gini Locacional que é um indicador do grau de concentração espacial de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica (estado, região ou país), neste caso é verificado quais atividades são regionalmente mais concentradas.

Em outras palavras, o Índice de Gini pode ser comumente utilizado para calcular a desigualdade de Distribuição de renda, mas pode ser usada para qualquer distribuição como citado acima.

O Índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da Curva de Lorenz que é um dos instrumentos analíticos mais utilizados para compreender a desigualdade.

  1. Curva de Lorenz

A curva de Lorenz corresponde a uma representação gráfica que deriva da relação entre rendimento e população e que tem como objetivo a avaliação do grau de desigualdade em termos de repartição do rendimento de uma economia pelos seus indivíduos, ou seja, é uma representação gráfica estabelecida a partir da ordenação população pela renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)   pdf (744.4 Kb)   docx (956.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com