TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ECONOMIA

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

O conceito de custo de oportunidade representa o valor sacrificado pela empresa em turnos de remuneração á tomada de decisões em aplicar seus recursos em determinada opção ao invez de aplicar em outra capaz de proporcionar maior benefício ou retorno.

Este custo também pode ser referido ao valor líquido de caixa perdido quando houver a opção por uma alternativa de detrimento de outra , que podemos chamar de prejuizo.

EXEMPLO: Se uma empresa optar pela aquisição de um bem (máquina)o custo de oportunidade seria o quanto ele deichou de ganhar se tiveçe aplicado seu recurso em outra forma de investimentos mais rentavéis ou lucrativos.

Alertando que esta análise envolve um grau de risco diferente . Caso real de custo de oportunidade temos a PETROBRÁS na crise de 2008.

A Petrobrás encontra-se em um instante premisor , pela possibilidade da exploração do petróleo situado na camada pré-sal, Mesmo assim percebe-se uma grande desvalorização do preço de suas ações, Alem da  depreciação do valor do barril do petróleo. inclusive pela diminiução da capacidade produtiva  de consumo a empresa necessita de recursos, e é isso que no momento está faltando:dinheiro..

Isso acontece porque a crise econômica é também uma crise de confiança, a quebra de bancos por exemplo gera um grau de incerteza no mercado que faz com que a circulação de dinheiro diminiua,quem tem nao empresta e cobram elevadas taxas de juros.

Bolsa de valores de 2008 .

Ao comparar a valorização das ações da petrobrás após a crise de 2008 com outro investimento efetuado neste período, podemos identificar o quanto deixamos de ganhar ou perde com o investimento escolhido.

CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO (CPP)

mostra como o produto potencial de uma economia pode ser repartidos nos diferentes produtos, e assim a escolha conflitante entre produções distintas  ou seja dada a produção atual o quanto a sociedade tem que abrir mão de determinados bens para poder produzir e conseqüentemente consumir mais dos outros bens.

A elasticidade vai medir a sensibilidade diante das seguintes variáveis:preços,renda,preços de outros bens

Os produtos elásticos são podutos de alta tecnologia como por exemplo:Computadores, celulares, carros, motos , movéis.

Os produtos inelásticos saão os produtos de baixa tecnologia como por exemplo arroz, ovo,feijão,açucar,café.

EXEMPLO:

A Renner é uma loja muito conhecida no mercado e nela as pessoas podem encontrar á vende de roupas e calçados infantil, feminino e masculino.

Oque ela vende são produtos elásticos , pois podem ser substituidos por outros produtos com preços mais acessíveis ,ou eja mais baratos .

Existem também produtos inelásticos que são os produtos que mesmo que mercado varia os preços a venda deles nao mudará. que são os produtos que todos necessitam(presisam) deles e nao tem outros produtos que possamm substiruir.(arroz, feijão, sal, etç..)

No eu passado, a Renner também vendia cama, mesa e banho,mais se deparou com um lucro muito pequeno ou quase nenhum.

.

Minha parte
As empresas implantam programas de redução de custos de duas formas: espontânea e compulsória
A redução de custos espontânea é buscada antes de qualquer sinal de crise atingir a empresa. Ela visa manter ou conseguir uma vantagem competitiva. Seus efeitos são tipicamente expansionistas e, em geral, não sofre restrições por parte dos colaboradores.

Já a redução de custos compulsória tem características opostas à redução espontânea. Geralmente é implantada diante de crise financeira e seu objetivo é a sobrevivência da empresa. Está baseada no corte de custos e uma vez que áreas vitais para a geração de receita podem ser atingidas, a eficácia dessa forma de redução de custos é incerta. A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os fatores de produção utilizados. A produção é definida como os bens produzidos (quantidade de produtos produzidos). Os fatores de produção são definidos como sejam pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for à relação entre a quantidade produzida por fatores utilizados maior é a produtividade. Em economia, produtividade é a capacidade dos fatores de produção para criar produto. É comum utilizar a expressão "produtividade", associada à produtividade do trabalho, ou seja, a quantidade de produto que se obtêm, utilizando uma unidade de fatores trabalho. No entanto para calcular a produtividade temos de ter em conta não só o trabalho, mas sim todos os fatores de produção (fatores de produção) Mesmo em nível internacional, o custo tem sido um fator fundamental para as empresas. É sabido que a pujança da Wall Mart está fortemente enraizada em reduzidos custos de pessoal e de aquisição junto a fornecedores. AMD e AIRBUS são outros exemplos de como o custo pode mudar a face de um setor empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com