TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.802 Palavras (8 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

PROFESSOR: FÁBIO CERQUEIRA

                        

ANÁPOLIS-GO,

NOVEMBRO DE 2014

ATPS

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

        

Ângela Maria Silva                                    RA 3824678158

Josué Nascimento                                  RA 4300064589

Grace Maria Moraes                                 RA 4346826953

Nilza Alvarenga Regis                                  RA 4705881204

Thiago Costa                                                 RA 4311802955

6ª Série

ANÁPOLIS-GO,

NOVEMBRO DE 2014

INTRODUÇÃO

Nas organizações é cada dia está mais envolvida com a informação, e vem sendo utilizada como uma ferramenta estratégica dessas informações, sendo adaptadas as metas das fazendo com que algumas se superem, com melhores investimentos externos e um melhor desempenho interno. Fica cada vez mais importante à visão estratégica que a tecnologia de informação apresenta para o desenvolvimento de novas técnicas de na área da administração, com tudo isso vem aumentando a eficiência e a sua eficácia do trabalho no ambiente globalizado da organização, criando vantagens competitivas e um melhor desempenho global organizacional perante a concorrência.

O SI está se tornando um diferencial em qualquer empresa sendo ela uma organização de pequeno ou grande porte, esta conquista refere-se aos métodos antigos estão sendo inovado, grande exemplo é a conexão de internet.

Há um tempo era feita através de linha discada, hoje com mais facilidade podemos conectar em qualquer lugar basta ter um dispositivo para que possa usufruir dessa tecnologia.

  1. Sistema de Informações Gerenciais

             O conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e ao controle de uma organização. Também auxiliam os gerentes e trabalhadores e analisar problemas, visualizar assuntos complexo e criar novos produtos, tudo isto pode ser definido como um Sistema de Informação (SI).

    O Sistema de Informação contem informações sobre pessoas, locais e itens significativos para a organização. Três atividades em um sistema de informação geram conclusões que as organizações necessitam para tomar decisões, controlar e analisar os problemas, esta atividade é a entrada, processamento e saída. Para compreender totalmente os sistemas de informação é necessário conhecer suas dimensões mais amplas, a organizacional, a humana e a tecnológica. Também o seu poder de fornecer soluções para os desafios e problemas no ambiente empresarial.

            A história e a cultura das empresas também determinam como a tecnologia é e deveria ser usada. A fim de entender como uma organização específica usa sistemas de informação, você precisa saber algo sobre a estrutura, história e cultura da mesma.

  1. SIG- Tecnologia da Informação

              Cada organização deve projetar e administrar cuidadosamente sua infraestrutura de TI, de modo que ela contenha o conjunto de serviços tecnológicos necessários para o trabalho que se quer realizar com os sistemas de informação. Diante da tecnologia, juntamente com as pessoas necessárias para acioná-las e administrá-las, representam recursos que podem ser compartilhados por toda a organização e constituem a Tecnologia da Informação (TI).

    A principal missão da TI é a de agregar valor ao negócio através de novas tecnologias e processos para reduzir os custos do negócio e mastigar riscos organizacionais. Deve liderar a inovação, tornando fácil o uso da tecnologia para facilitar o crescimento dos negócios.

  1. Aplicabilidade

     Os Sistemas de Informação estão transformando o mundo dos negócios. Ele estimulou a globalização reduzindo os custos de produção, aquisição e venda de produtos em escala global. E-MAIL conferencia on-line e telefones celulares tornaram-se ferramentas essenciais para a condução dos negócios.

     As empresas utilizam os Sistemas de Informação para atingir seis objetivos principais: a excelência operacional, novos produtos, serviços e modelos de negócios, relacionamento mais estreito com os clientes e fornecedores, para melhor tomada de decisão, vantagem competitiva e sobrevivência diária.

  1. Vantagens Competitivas – SI

     As empresas que “se saem melhor” tem vantagem competitiva sobre as outras, ou possuem acesso a recursos especiais, ou são capazes de usar os recursos disponíveis de maneira mais eficiente, normalmente devido a ativos de conhecimento e informações superiores. Seja como for, elas se saem melhor em termos de crescimento da receita, se traduzem em um valor da empresa no mercado acionário superior ao da concorrência.

    Alguns tópicos são muitos importantes para se conquistar vantagens competitivas, tais como:

  • Liderança em Custos:
  • Produzir produtos e serviços a um preço mais baixo que o da concorrência. * Aumentar a qualidade e o nível dos serviços.
  • Diferenciação de Produto:
  • Diferenciar Produtos.
  • Facilitar a criação de novos produtos.
  • Agregar valor dos serviços.
  • Foco em nichos de mercado:
  • Facilitar estratégias focadas em um único nicho de mercado.
  • Especialização e personalização de produtos e serviços.
  • Relacionamento mais estreito com cliente e fornecedor:
  • Desenvolver laços mais fortes com clientes.
  • Melhorar relacionamento com fornecedores.
  • Conquistar sua lealdade e fidelidade.

 O modelo mais usado para entender a vantagem competitiva é o Modelo das Forcas Competitivas. Esse modelo fornece uma visão geral da empresa, dos seus concorrentes e de seu entorno. O modelo baseia-se fundalmentamente no ambiente geral de negócios em que a empresa se insere.

  • São cinco forcas competitivas que determinam o destino da empresa:
  • Concorrentes Tradicionais;
  • Novos Entrantes no Mercado;
  • Produtos e Serviços Substitutos;
  • Clientes;
  • Fornecedores.

Empresas e gerencias bem sucedida entendem o que a TI pode fazer e como ela funciona, assumem um papel ativo no ajuste de se seu papel e avaliam seu impacto sobre as receitas e os lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (205.9 Kb)   docx (289.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com