TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Por:   •  30/8/2015  •  Monografia  •  3.790 Palavras (16 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROF. RENATA  G. DALPIAZ

ICARAIMA – PR

2014

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO        3

ETAPA 01        3

ETAPA 02        8

GRAFICOS        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        17



INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um artigo científico que compare o desenvolvimento econômico dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e evidencie influência do bloco na economia mundial. Estes países apresentam significativas oportunidades de desenvolvimento, além de diversas características e desafios similares. O nosso objetivo será identifica-los e analisa-los para melhor entender os possíveis caminhos para a realização de seu potencial de desenvolvimento econômico e social. O desenvolvimento econômico supõe uma sociedade capitalista organizada na forma de estado-nação, onde há empresários e trabalhadores, lucros e salários, acumulação de capital e progresso técnico, um mercado coordenando o sistema econômico e um estado regulando esse mercado e complementando sua ação coordenadora. Um aspecto da divisão entre uma teoria do desenvolvimento e outra do crescimento econômico é que ela veio de encontro com a proposta de uma parte dos próprios economistas da teoria econômica do desenvolvimento, de distinguir desenvolvimento de crescimento econômico. E demonstrar a influência dos países do BRICS na economia mundial bem como comparar as teorias econômicas dos principais autores brasileiros. O estudo do desenvolvimento econômico e social constitui um dos componentes essenciais para a visualização de cenários econômicos regionais, ao verificar indicadores e condições locais, o Assistente Social deve conhecer e analisar os cenários econômicos, para compreender o contexto sócio histórico da sociedade numa perspectiva de totalidade, visando formular respostas para a transformação da realidade.

Etapa 01

- O conceito de desenvolvimento econômico:

Tal como o conceito de progresso, o conceito de desenvolvimento também é um conceito construído historicamente, devido a isso, torna-se inviável um conceito desvinculado às estruturas socioeconômicas de determinada época. Essencialmente o desenvolvimento econômico é o processo histórico de crescimento sustentado da renda ou valor adicionado por habitante implicando a melhoria do padrão de vida da população de um determinado estado nacional, que resulta da sistemática acumulação de capital a da incorporação de conhecimento ou progresso técnico à produção. Nestes termos, o desenvolvimento econômico é um processo de transformação que implica mudanças nos três níveis ou instâncias de uma sociedade: estrutural, institucional ou cultural. O desenvolvimento econômico não é constituído apenas pelo crescimento da economia do país mas também tem um aspecto social muito importante: a melhoria dos padrões de vida, um indicador cada vez mais apreciado pelos analistas.

Como conceito histórico, o desenvolvimento, só fora criado a partir da gênese e difusão do sistema capitalista, a partir do século XI na Europa Ocidental. Nesse sentido, a primeira etapa deste processo foi a Revolução Agrícola com a invenção de arados de ferro capazes de cultivar as terras mais altas e férteis, produzindo o excedente de mão de  obra , transferida para outras atividades como o comércio e a manufatura. O próximo passo foi a Revolução Comercial do século XII, com a criação de cidades-estados comercializando produtos de luxo entre as feiras da Europa e os polos orientais. Nesse ínterim, surge uma nova classe social, a burguesia, que patrocina a navegação e o comércio internacional. Contido, foi a criação dos Estados Nacionais a partir do século XV que os interesses capitalistas desta classe emergente são assegurados, através da segurança e do monopólio estatais. Essa foi a principal condição para a constituição do capitalismo industrial, conforme revela o autor:

Para que a industrialização ocorresse em cada país não bastava que a região estivesse organizada em cidade-estado burguesa. Para que ganhasse caráter de auto sustentação, configurando um efetivo desenvolvimento econômico, foi necessária a formação concomitante dos grandes estados e dos grandes mercados nacionais. Através da definição de fronteiras seguras, os estados nacionais modernos estavam criando as condições necessárias para que os empresários investissem na indústria e no progresso técnico. Os antigos comerciantes podiam investir no mercado de longa distância, que existia desde os tempos imemoriais, mas a riqueza que daí provinha era  eminentemente instável. Os comerciantes que dão origem à burguesia moderna começam a investir em manufaturas, mas seu investimento é limitado, continuando a produção a se organizar de forma tradicional. Com o advento da Revolução Industrial, cria-se a dicotomia global de nações industrializadas e outras não industrializadas ou em processo incipiente de industrialização. Esse processo gerou a bem conhecida situação de imperialismo nos séculos XIX e XX, em que os países em desenvolvimento são dependentes economicamente dos mais desenvolvidos. Nesse contexto de dependência, países com grande potencial de investimento resolveram se unir para lutar por interesses comuns como é o caso do BRICS.

-Produto Interno Bruto (PIB)

Produto interno bruto trata-se da soma de bens e serviços finais produzidos numa determinada região, sejam cidades ou países. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia a fim de mensurar a atividade econômica de uma região. Pra comparar o comportamento do PIB de um país ao longo do tempo, é necessário fazer a diferença entre o PIB real e o nominal, sendo que o real é o valor calculado a preços no ano em que foi produzido e comercializado. Já o PIB nominal é calculado a preços constantes sendo escolhido o ano base onde o cálculo é feito eliminando o efeito da inflação. O mais indicado para avaliações consistentes é o PIB real que leva em conta apenas as variações nas quantidades produzidas dos bens e nãos as alterações dos preços de mercado.

Cálculo do PIB:

PIB = C + I + G + X – M

Onde o C é o consumo privado,

I é o total de investimentos realizados,

G representa gastos governamentais,

X é o volume de exportações e

M é o volume de importações.

A economia brasileira fechou o ano 2013 com um crescimento de 2,3%, índice dentro das expectativas do mercado, que previa expansão em torno de 2,07% a 2,3%. O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país totalizou R$ 4,84 trilhões no ano, segundo dados divulgados nesta quinta – feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado supera a alta de 1% em 2012, mas marca um terceiro ano de crescimento moderado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (212.2 Kb)   docx (76.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com