TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTATISTICA

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

A Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que nos permite planejar algo a ser realizado sem que coleta de dados errados ou alguma análise mal feita nos atrapalhe, ela tem por objetivo fornecer métodos para lidarmos racionalmente com as situações sujeitas a incertezas.

Vária

s pesquisas realizadas e divulgados pela mídia dependem das estatísticas, por exemplo, os índices de inflação, emprego e desemprego e etc. o IBGE é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

Os

conceitos estatísticos tem grande influência no conhecimento humano, pois eles podem ser empregados como ferramenta fundamental em várias ciências, por exemplo, na área médica que fornecem metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um tratamento sobre determinada doença. Não só na área médica, mas como nas áreas das ciências naturais ás sociais a estatística pode solucionar vários problemas e melhorar a eficiência. Segue alguns exemplos de áreas que a atuação do estatístico adquire maior relevância: Indústria, Área de RH, Universidades e Instituições de pesquisas, Área de Demografia, Marketing e análise de mercado e na área financeira e bancária.

A

formação do estatístico está fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculo e teoria de probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, computação, métodos de análise estatística e disciplinas profissionalizantes, com essas formações o profissional pode:

Efetuar levantamentos e análise de informações;

Planejar e realizar experimentos e pesquisas em várias áreas cientifica;

Formular a solução para os mais variados e complexos problemas concernentes á melhoria e otimização dos processos.

Construir uma sólida base de conhecimentos em matemática;

Incorporar habilidades no uso de computadores;

Desenvolver uma boa comunicação oral e escrita;

Estar aberto ao aprendizado de novas técnicas e métodos de trabalho;

Aprender a trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

Tendo em vista que na sociedade moderna instauraram-se novas exigências de leitura dos códigos e linguagens nos meios de comunicação e no cotidiano das organizações.

Atualmente, quase todos os meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão e Internet lançam mão de modelos estatísticos como gráficos, diagramas, tabelas e pesquisas para integrar e enriquecer seus conjuntos de informações a serem divulgadas para a população. E nisso inclui o sistema empresarial que se utiliza da estatística como ferramenta para gerenciar seus atos comerciais.

No mundo atual, a empresa é uma das vigas-mestras da Economia. A direção de uma empresa, de qualquer tipo, incluindo as estatais e governamentais, exige de seu gestor a tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da Estatística facilitarão seu trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa.

Por meio de coleta de dados, podemos conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros disponíveis, as expectativas da comunidade sobre a empresa, e estabelecer suas metas, seus objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

A Estatística ajudará em tal trabalho, como também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento e na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas.

Tudo isso que se pensou, que se planejou, precisa ficar registrado, documentado para evitar esquecimentos, a fim de garantir o bom uso do tempo, da energia e do material e, ainda, para um controle eficiente do trabalho.

Assim ao construir estatisticamente passe por procurar fundamentar suas praticas com base numa seleção de indicadores mais ou menos sortidos de acordo com as conveniências do momento, alicerçando os objetivos de seus projetos de forma contextual.

Os bancos universitários devem inserir em seus conteúdos instrumentos estatísticos que venham a preparar os futuros profissionais para o mercado de trabalho, visto a importância do desenvolvimento do pensamento estatístico frente às necessidades de todas as áreas do conhecimento.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com