TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTRATEGIA DINÂMICA E COMPETITIVA

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Anhanguera UNIDERP Polo (Caxias – Ma)

Curso: Administração.

Disciplina: Estratégia e Dinâmica Competitiva

Professor EAD: Roberto Bertola

Tutor Presencial: Ozaias Carvalho                     Período: 8º

Acadêmicos:

Raimunda Vianne Ferreira de Melo Ra: 293117

Ana Paula Silva dos Santos Ra:343226

Francisco dos Santos Lima Ra: 291126

José Walkman Pereira Araújo Ra: 331071

Olivia C. Uriel Santos Ra: 324364

.

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Caxias – Ma

Novembro/ 2014

1. Introdução

O presente trabalho abordará o conceito de UEN (unidades estratégicas de negócios), importante ferramenta disponível para as empresas criarem serviços e produtos especializados e diferenciados.
Após a abordagem de conceitos, citaremos a empresa escolhida para darmos suas características, informas os serviços prestados e elaborarmos uma unidade estratégica de negócios.




















2. O que são Unidades Estratégicas de Negócios.

Uma Unidade Estratégica de Negócios pode ser definida como sendo um setor altamente direcionado a um objetivo, e programado para alcançar a máxima eficiência e eficácia. A elaboração de uma UEN (Unidade Estratégica de Negócios) é um importante passo para as organizações que possuem uma grande diversidade de produtos e serviços a oferecer a grupos também diversos de clientes.
O objetivo com a implantação de uma UEN é fazer com que um determinado setor da organização atue de forma estratégica e otimizada dentro de uma Área estratégica de Negócios. A UEN é o segmento de mercado no qual a organização atua através da sua, ou das suas UEN. Todas as potencialidades das equipes que atuam na UEN devem estar direcionadas a atender as necessidades e oportunidades que surgem dentro das UEN´s.
Normalmente, diversos aspectos do cenário organizacional podem determinar que a criação de uma UEN seja a melhor, ou a única, maneira de fazer com que a organização alcance seus objetivos e continue, ou comece, a ser competitiva no mercado onde atua. 
Deixemos claro que não somente fatores externos e ofensivos induzem uma organização a desenvolver uma UEN, muitas vezes, ao serem vistas potencialidades frente a mercados específicos e disponíveis, é interessante desenvolver uma Unidade Estratégica de Negócios para tentar auferir o máximo de recursos e benefícios possíveis de áreas.
Uma administração por UEN deve levar em conta diversos fatores além dos externos. Fatores internos podem ser determinantes para o sucesso ou não de uma estruturação, ou reestruturação organizacional em direção à Unidade Estratégica de Negócios. Como uma UEN redireciona a estrutura organizacional de “especialização por função” para “especialização por finalidade”, todos os envolvidos, principalmente os executivos da alta e média administração, que devem perceber o quão benéfico à organização pode ser a definição de uma UEN.
Organizações de grande porte, e que centralizam muito as decisões, freqüentemente se vêem em situações nas quais o acúmulo de tomadas de decisão acabam prejudicando a fluidez de suas atividades. A Unidade Estratégica de Negócios tem como finalidade, dentre outras, de diminuir a carga de responsabilidade da alta cúpula administrativa, trazendo para um grupo menor e altamente capacitado a responsabilidade para planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades concernentes àquela determinada AEN (Área estratégica de Negócios).










3. Escolha da Empresa:

Academia Força e Força

No presente trabalho apresentaremos a empresa de pequeno porte Academia Força e Força  - localizada na Rua da Galiana nº 123 Centro, na cidade de Caxias - MA.

 Atuante no ramo de prestação de serviços mais especificamente na parte de atividade física. No mercado há um ano, possui um único proprietário que é auxiliado por mais quatro estagiários formados em educação física.
Atualmente, por possuir um espaço de médio porte, trabalha com grupos de seis alunos por hora. Podendo assim prestar um atendimento personalizado e único, diferenciando-se das demais academias. Atua em programa de ginástica baseado nos mais diversos estilos de Artes Marciais, tais como: Karatê, Boxe, Capoeira, Muay Thai, Kung Fu, Kick Boxing, etc. Uma aula segura onde todos podem treinar de forma eficiente e motivante.

BENEFÍCIOS:

- Melhora a função cardíaca e pulmonar e diminui o risco de doença coronariana;

- Tonifica os principais grupos musculares;

- Queima calorias para um corpo mais em forma;

- Melhora a coordenação e agilidade;

- Melhora a densidade óssea;

- Melhora a postura e estabilidade;

- Estimula a auto-confiança.

[pic 2]

Imagem do Local.



4. Análise de ambiente externo e interno – SWOT

Ambiente externo - Ameaças e oportunidades: Podemos colocar como ameaças a própria concorrência que cresce a cada dia mais. Observamos novas academias a todo instante, no entanto não são preferenciais aos idosos. E como oportunidades o crescente aumento da longevidade.


Ambiente interno – Forças e fraquezas:
- Recursos financeiros: capital próprio suficiente para a implementação do projeto.
- Recursos humanos: já existe uma lista de profissionais habilitados para o desempenho das funções
- Recursos tecnológicos: a implementação de um moderno sistema ( geral)  para o bom funcionamento da academia.
- Recursos materiais: Após o novo espaço estar liberado para a ampliação, será providenciado todo o maquinário necessário.

*
 Pontos fortes e pontos fracos da empresa perante a concorrência:
- Pontos Fortes: atendimento à público diferenciado, integração de serviços paralelos.
- Pontos Fracos: possível abertura de academias no mesmo segmento.

Após observarmos os pontos descritos acima, podemos identificar que trata-se de um serviço realmente específico, que necessitará de profissionais muito bem treinados e um ambiente de fácil acesso, visto o público que deve ser beneficiado. O fato de já existir o local e o pessoal que irá atuar na empresa já nos demonstra a implementação do projeto em bem pouco tempo. Outro ponto positivo é que a empresa já possui recursos próprios para a ampliação, não necessitando recorrer para instituições financeiras.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (175.3 Kb)   docx (80 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com