TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Economia

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.965 Palavras (16 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

                       

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Rebeca Franck – 434634

Denise Bidinotto - 435122

Daniela Bidinotto - 439940

Viviane Bidinotto – 439939

Fernanda M. Barcelos 7932683561

Luciano Eurico Lersch- 444140

DESAFIO DE APRENDIZAGEM:

DESENVOLVER RELATÓRIOS ECONÔMICOS

TUTOR PRESENCIAL: DANIEL ENGEL

TUTOR A DISTÂNCIA: PROFA. MA. RENATA M. G. DALPIAZ

SÃO BORJA/RS

2013

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Rebeca Franck – 434634

Denise Bidinotto - 435122

Daniela Bidinotto - 439940

Viviane Bidinotto – 439939

Fernanda M. Barcelos 7932683561

Luciano Eurico Lersch- 444140

ECONÔMIA

Trabalho de conclusão de etapa da disciplina de economia do curso de Administração de Empresas, oferecido pela Universidade Anhanguera – Uniderp sob a orientação do tutor Daniel Engel.

SÃO BORJA/RS

2013

Sumário

  1. Introdução ........................................................................................................ 4
  2. Crescimento da venda de celulares .................................................................. 5-7
  3. Dimensionamento de custos da atividade objeto ............................................. 7
  4. Fatores que influenciam a dinâmica econômica: Fronteira Oeste RS ............. 8-13
  5. Inflação: Intervenções na Economia ................................................................ 14
  6. Acontecimentos que Influenciaram a Economia Nacional .............................. 15-17
  7. Referências Bibliográficas ............................................................................... 18-19

  1. Introdução

        Para escolhermos um ramo de negócios promissor, faz se necessário fazer uma análise de mercado, para assim, identificar alguns fatores que vão determinar se este negócio será rentável, se haverá demanda e procura deste produto e/ou serviço, para assim, conquistar seu espaço no mercado, tornando-se uma companhia de caráter sustentável, visando a obtenção de lucros, através da satisfação de seus consumidores.

        E esta é a função da economia, a ciência que estuda como a sociedade decide (escolhe) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas, de acordo com Marco Antonio S. Vasconcellos em seu livro Teoria Geral da Administração. Dessa forma, ajudando e orientando a sociedade em como administrar seus recursos produtivos, fatores de produção escassos.

        Pois, independente do grau de desenvolvimento de um país, nenhum deles dispõe dos recursos necessários para satisfazer as necessidades da sociedade, visto que, os recursos são limitados e escassos, perante as ilimitadas necessidades humanas.

        Portanto, o papel do sistema econômico pode ser definido como a forma política, social e econômica pela qual esta organizada uma sociedade, de acordo com Marco Antonio S. Vasconcellos (2011, p. 3).

        A partir desses pressupostos vamos analisar e discorrer sobre um determinado ramo de negócios: a comercialização de telefones celulares. Com o objetivo de investigar e explorar quem são os consumidores, qual a influência da economia sobre este produto, quanto as pessoas tem adquirido, e entre outros aspectos relevantes para a melhor compreensão do impacto da economia sobre os bens de consumo.

4

  1. Crescimento da venda de celulares

O telefone celular foi criado primeiramente com a finalidade de obter um meio de comunicação móvel, onde seria possível efetuar ligações entre esses dispositivos de forma fácil e eficiente. Dessa forma, este aparelho foi projetado em 1947 por alguns engenheiros, mas a tecnologia da época não permitia desenvolve-lo, então, somente no ano de 1973 foi possível realiza-lo, comprovando devidamente seu funcionamento, e assim, foi efetuada a primeira chamada de um telefone móvel para um telefone fixo.

Portanto, para o seu desenvolvimento vários fabricantes realizaram testes, entre os anos de 1947 à 1973, mas a primeira empresa a apresentar o aparelho funcionando, e comercializa-lo foi a Motorola.

A partir de então, os telefones celulares não pararam mais de evoluir, sendo aperfeiçoados e ganhando novas funcionalidades. E em seguida, popularizando-se entre a sociedade, tornando-se cada vez mais indispensável no cotidiano das pessoas, facilitando a comunicação a distância, e trazendo inúmeras vantagens aos usuários.

Desta maneira, este será nosso objeto de estudo e análise durante o presente artigo, partindo dos questionamentos e pontos mencionados a cima, entre outras teses que serão levantadas a cerca deste assunto, com ênfase na disciplina de economia.

Segundo uma reportagem do jornal da emissora rede Globo, publicada em 20 de setembro de 2011, sobre o crescimento da venda de celulares no Brasil, apontavam que em 1990 eram 700 linhas ativas, e em 2011 já eram mais de 227 milhões para 190 milhões de habitantes, índices que continuaram crescendo e conquistando cada vez mais os consumidores.

Na reportagem a repórter discorre pelas razões de tanto crescimento, por que esse aparelho despertou tanto interesse nas pessoas, qual público ele atende, e quais serviços estes procuram nos aparelhos.

        Assim podemos analisar que um dos principais fatores que impulsionaram seu crescimento, popularização e fizeram com que este aparelho continuasse no mercado até os dias de hoje, é a tecnologia. Pois desde sua criação, ele vem sendo aprimorado de forma que atenda as necessidades dos consumidores, e acompanhando também, o surgimento das novas tecnologias, se adaptando e se inserindo em meio a estas, como a internet por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (463.3 Kb)   docx (249.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com