TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DE NEGOCIOS INTERNACIONAIS

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.902 Palavras (40 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 40

[pic 1]

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso de Administração – 5º Período

Pólo Angra dos Reis/RJ

Rosângela Caroca da Silva RA 8310770103

Amanda  Barbosa Rosendo RA 447169

Carolina Ap.P.Costa RA 1299774526

Gestão de Negócios Internacionais

Tutor à distância

Prof.

Tutor Presencial

Fátima Kantovitz

Trabalho de Conclusão da disciplina de Gestão de Negócios Internacionais, apresentado a banca examinadora da Faculdade de Administração da Anhanguera Educacional, sob orientação do Tutor Presencial Fátima Kantovitz

Angra dos Reis

2015

Introdução:

 Atps de Gestão de Negócios Internacionais, tem como objetivo mostrar os principais pontos do processo de internacionalização de uma empresa consolidada no mercado de cosméticos.

Com a globalização, o trabalho mostrará as principais características para se expandir para o mercado externo, e fornecer informações importantes e necessárias para se investir, e se manter no mercado competitivo, e também se manter no mercado mundial, com preço e qualidade do produto fornecido. Vamos conhecer todas as regras e órgãos, que controla todo o processo de exportação dentro do Brasil, e mecanismo que ajuda melhorar o crescimento de uma empresa conceituada, como  a O Boticário, e que cada vez mais expandi para o mercado estrangeiro.

Conceitos:

Internacionalização – É a expansão de empresas em contato com o exterior. Essa expansão se dá de duas formas: Atender mercados externos através da exportação, e investir diretamente no exterior, por meio de instalação de representações comerciais ou unidades produtivas.

Barreiras Tarifárias – São barreiras comerciais estabelecidas pelo governo, com o objetivo de controlar o intercâmbio internacional de mercadorias. Uma maneira de controlar e proteger o mercado interno. Essas barreiras são medidas e instrumentos políticos e comerciais, com a finalidade de estimular setores econômicos de cada país , e impedem o livre comércio. Para isso, criou-se tarifas, cotas , e licenças de importação, incluindo leis, que imponhe o comércio exterior.

Barreiras Não Tarifárias (BNT) -  São todos os mecanismos e instrumentos de política econômica que influenciam o comércio internacional sem o uso de mecanismos tarifários. A BNT mais usada é a de quota de importação, que estabelece a quantidade do produto a ser exportado , limitando um número pré-estabelecido alocado a uma base global ou específica.

Protencionismo – É um conjunto de medidas econômicas que favorecem a economia interna em detrimento a concorrência estrangeira. Essas medidas são utilizadas por quase todos os países, em maior ou menor grau e é bastante difundida no mundo.

Essa política é oposta ao livre comércio, onde as barreiras governamentais ao comércio  e circulação de capitais são mantidas a um mínimo.

Ultimamente, se tornou aliado ao antiglobalização, onde o protencionismo  refere-se a políticas ou doutrinas que protegem as empresas e os trabalhadores dentro de um país, restringindo o comércio com nações estrangeiras.

Bretton Woods -  O nome que ficou conhecido o acordo entre 45 países aliados, em Julho de 1944, que ocorreu na cidade que deu origem ao nome do acordo, onde o objetivo das nações era definir parâmetros que iriam reger a economia mundial após a segunda Guerra Mundial.

O sistema financeiro que surgia, favorecia amplamente aos Estados Unidos, que dali em diante teria o controle da economia mundial, bem como de todo o seu sistema de distribuição de capitais.

Assim, com o acordo de Bretton Woods, a moeda norte americana, o dólar, passou a ser a moeda mais fofrte do sistema financeiro mundial, e os países membros, passou a utiliza – la para financiar seus desequilíbrios comerciais, minimizando custos de detenção de diversas moedas estrangeiras.

Concorrência Monopolística – É uma estrutura do mercado , em que são produzidos produtos diferentes, mas que possuem substitutos próximos, passíveis de concorrência.

Economia de escala – É aquela de organiza o processo produtivo de maneira que se alcance a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, buscando baixos custos na produção, e melhorando os bens e serviços. Ela ocorre quando se tem um aumento na produção, e com esse aumento na quantidade produzida, não reflete nos custos da produção, e como resultado, o custo médio da produto tende ser menor com este aumento da produção.

Macroambiente e Microambiente -  É o ambiente de marketing de uma empresa. O Microambiente consiste em oportunidades e ameaças, próximas a empresa, que podem prejudicar a capacidade de servir seus clientes. São fatores que afetam o marketing, os fornecedores, os clientes, etc.. e tem como tarefa administrar o relacionamento com seus clientes. O Macroambiente consiste nas forças sociais, estuda o ambiente onde a empresa vai atuar, e isso começa com o levantamento de dados, como o local, população, publico alvo, concorrência, etc...

Dumping e Antidumping -  É uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas que vendem seus produtos, mercadorias e serviços, com preços bem mais baixo do que seu valor justo, para outro país por um tempo, visando prejudicar ou eliminar fabricantes de produtos similares, passando a dominar o mercado no local, e impondo preços mais altos. O Antidumping são medidas que tem como objetivo neutralizar essa prática dumping, usando aplicação de alíquotas específicas, fixadas em dólares EUA e convertidas na moeda nacional, e / ou ad valorem.

Departamento de Negociação Internacional (DEINT) -  Tem por fim regular as negociações internacionais das quais o Brasil participa, zelando pelos interesses da República. Suas principais atribuições são: negociar e promover estudos e iniciativas internas destinadas ao apoio, informação e orientação da participação brasileira em negociações de comércio exterior; desenvolver atividades de comércio exterior, junto a organismos e participar de acordos internacionais; e coordenar , no âmb, em valores ito interno, os trabalhos de participação brasileira nas negociações tarifárias em acordos internacionais e opinar sobre a extensão e retirada de concessões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.9 Kb)   pdf (315 Kb)   docx (81.6 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com