TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gestão de negocios internacionais

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.109 Palavras (33 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 33

FACULDADE MUNICIPAL DE CORDEIRÓPOLIS

UNIVERSIDADE ANHANGUERA INTERATIVA UNIDERP

POLO PRESENCIAL DE CORDEIRÓPOLIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

O ESTUDO DO COMÉRCIO EXTERIOR

AUTORES

ARIETE PEREIRA DE ARAÚJO – RA: 421092

DANIEL AUGUSTO MACHADO – RA: 421122

ELIANE APARECIDA DA CRUZ – RA: 421143

WILIAN ROBERTO MARANHO – RA: 421364

PROFESSOR: ABER HILTON VIZOTO GALHARDO

CORDEIRÓPOLIS-SP

ABRIL 2015.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................................................................03
  2. COMÉRCIO INTERNACIONAL................................................................................04
  1. REGULAMENTAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL ..........................04
  1. O COMÉRCIO INTERNACIONAL NO BRASIL E SUA EVOLUÇÃO NOS ÚLTIMOS 50 ANOS...........................................................................................................05
  1. O CENÁRIO ATUAL E O PLANO NACIONAL DE EXPORTAÇÕES.............06
  1. AS TEORIAS DO COMÉRCIO EXTERIOR..............................................................19
  1. MODELO CLÁSSICO...........................................................................................20
  2. MODELO NEOCLÁSSICO...................................................................................22
  3. ECONOMIA DE ESCALA, CONCORRÊNCIA PERFEITA E NOVOS MODELOS.............................................................................................................22
  4. DEMANDA............................................................................................................23
  5. TEORIA DO COMÉRCIO ESTRATÉGICO.........................................................24
  1. CONCLUSÃO..............................................................................................................26
  2. REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS............................................................................27


  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho estudaremos sobre o Comércio Exterior. Falaremos o que é o comercio exterior, sua regulamentação, suas restrições e os grandes defensores do comércio internacional livre.

Mostraremos o comercio internacional no Brasil e sua evolução nos últimos anos, mostrando a colocação do Brasil no ranking das maiores economias do mundo, sua posição entre os países que mais exportam e importam.

O trabalho traz uma explicação sobre o antidumping, negociação multilateral, declaração de DOHA, salvaguarda e os subsídios, além de trazer também, as teorias do comércio exterior com o modelo clássico, neoclássico, a economia de escala, influência de demanda e a teoria do processo estratégico.

  1. COMÉRCIO INTERNACIONAL

O comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande percentagem do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade (ver rota da seda), mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. O avanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, o outsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.

O comércio internacional é uma disciplina da teoria econômica, que, juntamente com o estudo do sistema financeiro internacional, forma a disciplina da economia internacional.

  1. Regulamentação do comércio internacional

Tradicionalmente o comércio é regulamentado através de tratados bilaterais entre nações. Durante os séculos de crença no mercantilismo a maioria das nações mantinham altas tarifas e muitas restrições ao comércio internacional. No século 19, especialmente no Reino Unido, a crença no livre comércio tornou-se um paradigma e este pensamento tem dominado as nações ocidentais desde então. Nos anos seguintes à segunda guerra mundialtratados multilaterais como o GATT e a OMC tentaram criar estruturas regulatórias de alcance mundial.

As nações socialistas e comunistas sempre acreditaram no modelo da autarquia, a completa ausência do comércio internacional. Os governos autoritários, como os fascistas, sempre colocaram grande ênfase na ideia da autossuficiência. Mas na prática, nenhuma nação consegue atender sozinha a todas as necessidades do seu povo, e sempre algum comércio é realizado e necessário.

Normalmente, o comércio internacional livre é defendido pelos países economicamente mais poderosos. Quando eram duas das maiores economias mundiais, a Holanda e o Reino Unido eram grandes defensores desse pensamento. Atualmente, os Estados Unidos da América, o Reino Unido e o Japão são os seus maiores proponentes. Porém, muitos outros países - incluindo aqueles em rápido crescimento econômico como ÍndiaChina e Rússia - tem se tornado defensores do "livre comércio".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.7 Kb)   pdf (335.5 Kb)   docx (60.2 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com