TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – MARKETING

Por:   •  30/10/2017  •  Seminário  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS – MARKETING

Estratégia de Marketing para a empresa Cacau Sabor

A empresa Cacau Sabor tem o seu maior faturamento somente com a venda de Ovos de Páscoa, por conta disso a empresa tem passado por alguns problemas financeiros, sendo assim, foi criado estratégias de lançamentos de novos produtos e melhoramento na divulgação dos produtos já existentes.

O lançamento de novos produtos pode ser visto como um meio de atingir o público-alvo da empresa usando o meio em que eles mais faturam, ou seja, a época da Páscoa, mais especificamente os Ovos de Páscoa, pois as empresas que investem nesse produto para revenda, pode perceber que quando um novo produto é lançado com base no já existente pode ter certeza de que as pessoas que consomem os Ovos vão ter a certeza de que estarão consumindo a mesma qualidade obtida no produto de mais sucesso da empresa.

- Produto:

A empresa já trabalha com Ovos de Páscoa, chocolate em barra e trufas.

Sugestão de novos produtos:

- Novas linhas de chocolate sem lactose: para pessoas que tem tolerância a lactose, mas que são amantes de chocolate.

- Cacau Sabor Fondue: É sempre importante pensarmos que as estações do ano podem ser um excelente meio de aumentar o faturamento.

O fondue de chocolate industrializado para fazer em casa é uma ótima opção para a chegada do inverno e também pode trazer economia para os consumidores, pois sai mais barato quando feito em casa.

- Cacau Sabor linha infantil: Chocolate é sempre a preferência dos paladares infantis, pois isso foi criada a linha de chocolates infantil, onde será feito em forma de kits de trufas ou bombons acompanhados de uma surpresa que será sempre atualizada de acordo com o que estiver em alta para esse público.

- Promoção:

A promoção desses produtos para serem eficazes, é necessário que seja distribuído com o produto mais forte da fábrica. Neste caso, os novos produtos seriam divulgados através de folders explicativos que seriam distribuídos juntamente com cada embalagem dos Ovos de Páscoa.

Isso faz com que os consumidores tenham mais interesse nesses produtos por saberem que será a mesma qualidade.

Outra forma eficaz de promoção dos produtos Cacau Sabor, seria a divulgação nas redes sociais, pois a maioria do público B e C estão conectados as redes sociais.

Também seria promovido através de folders, outdoors, anúncios em rádios e televisão.

Logomarca da empresa

A empresa Cacau Sabor precisa ter uma logo marca fixa para que possa gerar conhecimento dos seus consumidores, pois um logotipo de uma empresa quando não é fixo, não gera seriedade na marca e no produto, por isso abaixo estão um novo logotipo para a marca Cacau Sabor onde foi utilizado a cor marrom que remete o chocolate e utilizado no símbolo a própria figura do cacau que é principal ingrediente do chocolate, fortalecendo a fixação da branding.

[pic 1]

Aplicações da marca:

[pic 2]

[pic 3]

- Plano de Marketing para empresa Cacau Sabor

Visão

 Tornar-se referência no seguimento alimentício de chocolate por meio de produtos de qualidade.

Missão

Proporcionar felicidade por meio da linha de produtos com originalidade e sofisticação.

Valores

  • Trabalho em equipe
  • Conduta ética
  • Bem estar social

Após as modificações realizadas na marca a Cacau Sabor está ampliando sua produção de chocolates com produtos diversificados, tem como principal objetivo a fidelização e satisfação de seus clientes transformando se em uma empresa competitiva e lucrativa. A fábrica se encontra instalada dentro da periferia, porém para atingir os objetivos esperados é necessária a abertura de pontos de vendas e de distribuição em outros lugares principalmente para fácil acesso aos clientes.

Análise da Concorrência  

Os principais concorrentes da Cacau Sabor são a Chocolates Brasil Cacau e a Cacau Show.

  • Brasil Cacau

Ponto forte: Empresa organizada e direcionada.

Ponto fraco: Não possui domínio no atendimento ao cliente através das franquias.

  • Cacau Show

Ponto forte: Solidez de mercado, pontos de distribuição espalhados em diversas regiões.

Ponto fraco: Negatividade ligada a marca e não as franquias.

Análise das Oportunidades de Mercado

O Brasil ocupa a 3ª posição no mercado mundial de chocolate com uma produção de 800 mil toneladas em 2013, segundo a Abicab - Associação Brasileira da Industria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados. O mercado está aquecido tanto na produção quanto no consumo de chocolate uma ótima oportunidade para a empresa lançar e inserir no mercado seus novos produtos através do planejamento.

Análise SWOT

 Análise SWOT ou Análise FOFA (em português) é a ferramenta utilizada para fazer análise do ambiente, sendo usada como base uma gestão de planejamento estratégico.

O termo SWOT é uma sigla em inglês que significa: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidade (Opportunities) e Ameaças (Threats)..

  • Força – Pontos Fortes: Estão ligadas as características positivas da empresa comparando os concorrentes diretos e indiretos.
  • Oportunidades: São chances que a empresa tem em atender, suprindo as necessidades do mercado e analisando as novidades e sempre procurando inovação.
  • Fraqueza – Pontos Fracos: Analisar em quais processos que a empresa está falhando, quais características os concorrentes possuem que ao mesmo ainda não tenha para auxiliar a resolução do problema.
  • Ameaças – Atividades que podem levar para uma redução de público, podem estar ligadas aos concorrentes.

Definição de objetivos e metas

Objetivos

  1. Ser referência entre as empresas do ramo
  2. Garantir a Satisfação e fidelização de seus clientes
  3. Preço Competitivo no mercado

Metas

  1. Capacitação dos colaboradores
  2. Aumento no faturamento
  3. Comercialização e conscientização dos consumidores em relação aos novos produtos.

Segue alguns fatores que devem ser utilizados pela empresa:

        

  • Atualização na criação produtos e serviços diferenciados de acordo com as necessidades dos clientes;
  • Desenvolver estratégias com o objetivo de aperfeiçoar o relacionamento com os clientes;
  • Compreender o que o mercado-alvo necessita e deseja;

Programas de Ação

  • Realizar pesquisa local de mercado para abertura dos novos pontos;
  • Contratar uma empresa para dar treinamento qualificado aos colaboradores e incentivar com bonificações seus vendedores;
  • Solicitar a fabricação e distribuição de folders, displays e brindes;

A empresa planeja um gasto inicial de R$ 30.000,00 para divulgação dos produtos e conquista com a marca no mercado, esse investimento transmitirá no aumento do faturamento da empresa e sua diversificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (458 Kb)   docx (288.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com