TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MARKETING

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

2. ETAPA 1: CONCETOS BÁSICOS DE MARKETING

2.1 - Mix de Marketing

Quem já teve contato com o Marketing provavelmente já ouviu falar no Mix de Marketing ou nos 4P’s do Marketing como também é conhecido, pois é um termo muito famoso e muito utilizado pelas organizações. Nada mais é do que ferramentas utilizadas pela empresa para atingir seu objetivo de marketing no mercado-alvo. Ele é composto por quatro elementos:

1. Produto: Estratégia para se administrar produtos, adicionar ou retirar aqueles que não vendem mais. Inclui todos os produtos, até mesmo prestação de serviços. (Variedade, qualidade, embalagem, características, garantia).

2. Preço: Estratégias de preços, descontos, planejamento financeiro, inclusive para entrar com um produto novo no mercado.

3. Promoção: Estratégias promocionais que divulgam o produto ao mercado-alvo. Como promoção e publicidade em uma campanha.

4. Praça: Abrange a estratégia de logística, os meios pelos quais os produtos serão transportados e que tornam disponíveis aos consumidores.

Esses elementos são divididos em áreas, no qual cada área formula as estratégias e ações de marketing necessárias para determinado produto. O Mix Marketing são todos interligados, por isso, toda a decisão de uma área atinge diretamente as ações da outra, o mix deve fazer sentido juntos.

2.2 - Conquistar e Manter clientes no século XXI

Como sabemos nos dias atuais o mercado de trabalho tornou-se mais competitivo, nesse tempo, a concorrência e a competitividade são parte do nosso dia a dia. Conforme Douglas Alex Possetti, a sociedade está em busca cada vez mais de produtos, serviços ou marcas. O Mercado está exigindo de nós uma nova postura.

Podemos utilizar o marketing como ferramenta direta para a atração e conquista de clientes, (o que é essencial para uma organização ter sucesso), pois desenvolve diversas estratégias adequadas conforme o porte e o ramo da empresa como ações promocionais, campanhas, e divulgações dos produtos.

E para a fidelização do cliente, o indispensável atualmente é a relação com o cliente, o atendimento de qualidade, preços justos, facilidade de pagamento, o que também está relacionado com o marketing.

Com isso uma empresa que pretende se destacar entre seus concorrentes, consequentemente deve sim se voltar ao marketing. “Marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas. É a ciência e a arte de conquistar e manter clientes, desenvolvendo relacionamentos lucrativos.” (Kotler, 1999).

2.3 - Sugestão de estratégia “Cacau Sabor”

Produto: Devemos em primeiro lugar oferecer um ambiente aconchegante para o consumidor no ponto de venda, a embalagem deve ser bem chamativa, estimulando no consumidor a visão, o produto deve ter um aroma marcante para estimular também o olfato, para que assim desperte no consumidor o interesse em experimentar.

Como os concorrentes possuem produtos para presentear, não só na páscoa (como os ovos de páscoa), mas também nas outras épocas do ano, a cacau sabor poderia investir na inovação do seu produto. Como nas próprias barras de chocolate que já são fabricadas, acrescentar em algumas frases diferenciadas em embalagens elegantes, mas ao mesmo tempo econômicas.

Logomarca:

Preço: O preço deve ser razoável, compatível com o mercado e acessível de acordo com a demanda da periferia local.

Em determinada época do ano, apelar para um preço baixo de trufas, por exemplo, R$0,99. Despertando o interesse nos consumidores em comprar e experimentar, assim verão que o chocolate tem qualidade também.

3 - ETAPA 2: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING

3.1 - Plano de Marketing

Marketing é uma grande e importante ferramenta utilizada pelo mercado com intuito de promover um bem ou serviço de forma inteligente, interativa e atraente.

O Plano de Marketing para obter sua eficácia deve ser estrategicamente formulado levando em consideração as grandes e constantes variações do mundo global em que vivemos e toda estrutura do que se deseja promover, de modo a chamar a atenção de seu consumidor foco além de tornar a organização mais segura e resistente as possíveis crises e concorrentes.

Para uma formulação de um plano os principais pontos a serem aplicados são os 4P’s:

Produto: O ponto inicial de qualquer negocio, pois é ele quem define o publico e consequentemente a forma de publicá-lo.

Preço: Definição do valor do produto no mercado, uma vez já identificado o publica alvo levar em consideração as condições financeiras do mesmo.

Ponto: Definição do local a ser comercializado seu produto seja ele bem ou serviço.

Promoção: É de suma importância que o consumidor tenha em mente as condições oferecidas para que em um primeiro momento lembre-se do seu produto dentre os concorrentes quando decidir adquirir.

Partindo do ponto inicial que é o 4P’s (citado acima) as próximas etapas para um plano de sucesso são:

 Analise da situação: Neste primeiro deve-se realizar um levantamento para definir a estrutura e visão da organização.

 Definição do publico alvo: Definir dentre os inúmeros públicos qual deseja alcançar, ou seja, focar na clientela que deseja obter com o produto ou serviço.

 Oportunidades e ameaças do mercado: Neste ponto é necessário fazer um estudo de mercado identificando as oportunidades e possíveis ameaças que o empreendedor pode vir a enfrentar.

 Analise da concorrência: este processo é de grande importância, é neste estudo que podemos identificar as deficiências do nosso concorrente, tirando assim a base para proceder de forma a atrair as atenções do publico.

 Pontos fortes e fracos do negócio: Neste fator estudam-se os pontos positivos e negativos podendo assim estabelecer metas.

 Objetivos e metas de marketing: Ponto financeiro de um plano de marketing como; metas financeiras e de marketing, vendas, lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com