TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Organização da Ação Empresarial

Seminário: ATPS: Organização da Ação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Seminário  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 8

Organização da Ação Empresarial

Organização Organização

Estratégico Estratégico Desenho Organizacional

Tático Tático

Operacional

adequar as metas traçadas às pessoas e aos recursos da organização

Desenho Departamental

Desenho de Cargos e Tarefas

2

Organização da Ação Empresarial

Organização Organização

A palavra organização pode assumir vários significados: Organização como uma entidade social - É a organização social (constituída por pessoas) dirigida para objetivos específicos (desenhada para alcançar resultados) e deliberadamente estruturada (trabalho é dividido e seu desempenho é atribuído aos membros da organização).

Organização como função administrativa e parte integrante do processo administrativo – Nesse sentido, organização

significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles. Trataremos aqui da organização sob o segundo ponto de vista, ou seja, a organização como a segunda função administrativa e que depende do planejamento, da direção e do controle para formar o processo administrativo.

3

Organização da Ação Empresarial

Organização Organização

Assim, organizar consiste em: Determinar as atividades necessárias ao alcance dos objetivos planejados (especialização); Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização); Designar as atividades às pessoas específicas (cargos e tarefas).

4

Organização da Ação Empresarial

Organização Organização

A organização pode ser estruturada em três níveis diferentes: Organização em nívelglobal. É a organização que abrange a empresa como uma totalidade. É o desenho organizacional. Organização em nível departamental. É a organização que abrange cada departamento da empresa. É o chamado desenho departamental. Organização em nível das operações. É a organização que focaliza cada tarefa, atividade ou operação. É o chamado desenho dos cargos ou tarefas.

5

Organização da Ação Empresarial

Desenho Organizacional

Formas de interferência

Como estrutura básica

Aspectos estáticos e o formato organizacional

Estratégico

Objetivo: estruturar a empresa pra o alcance dos objetivos

Define

Como será dividida a tarefa da empresa e o formato organizacional decorrente. Normas, regras, regulamentos, descrições dos cargos, procedimentos e rotinas de trabalho, padrões de desempenho, sistemas de avaliações... O poder de tomar decisões dentro da organização

Como mecanismo de operação

Aspectos dinâmicos da organização

Como mecanismos de decisão

Aspectos dinâmicos da organização

Como mecanismo de coordenação Como a organização deverá harmonizar e integrar suas diferentes partes em função da divisão do entre as partes

trabalho

6

Organização da Ação Empresarial

Desenho Organizacional

Características:

Estratégico

Diferenciação: divisão do trabalho organizacional mais adequado ao alcance dos objetivos. Formas de divisão do trabalho organizacional:

Horizontal: departamentos; Vertical: níveis hierárquicos, criação de maior número de escalões de autoridade; e Em tarefas especializadas: criação de órgãos ou cargos especializados.

7

Organização da Ação Empresarial

Desenho Organizacional

Características:

Estratégico

Formalização: técnica de prescrever como, quando e por quem as tarefas deverão serexecutadas. Formas de formalizar:

Por meio do cargo: descrição do cargo; Por meio do fluxo de trabalho: instruções e procedimentos detalhados sobre como executar as tarefas; Por meio de regras e regulamentos: determina quem pode, quando, onde, para que e com que permissão.

8

Organização da Ação Empresarial

Desenho Organizacional

Características

Centralização Vantagens

As decisões são tomadas por administradores que têm uma visão global da empresa. Tomadores de decisão situados no topo e geralmente melhor treinados e preparados do eu os que estão nos níveis mais baixos. Eliminação dos esforços duplicados reduz os custos operacionais. Certas funções provocam maior especialização e aumento de habilidades. Decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais.

Estratégico

Desvantagens

Tomadores de decisão situados no topo raramente têm contato com os trabalhadores e com as situações envolvidas As linhas de comunicação mais distanciadas provocam demoras prolongadas. Administradores nos níveis mais baixos são frustrados porque estão fora do processo decisorial. Pelo envolvimento de muitas pessoas nas comunicações, há mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com