TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Direito Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Direito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  3.574 Palavras (15 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 15

Anhaguera ead educacional

ADMINISTRAÇÃO

Trabalho elaborado por um conjunto de atividades programadas, promovendo a aplicação da teoria e conceitos. Sendo desenvolvidos estudos independentes, sistemáticos de autoaprendizado.

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE DIREITO EMPRESARIAL

Juazeiro, Novembro de 2011.

Sumário

• Introdução

• Escoha da empresa

• Organização do processo de trabalho

• Valores

• Visão

• Conclusão

• Entrevista com o empresário

• Bibliográfia

Introdução

Conceito de Direito Comercial: É o ramo do direito privado que trata do estudo das normas que regulam os atos necessários às atividades dos comerciantes no exercício de sua profissão, bem como os atos pela lei considerados mercantis, mesmo praticados por não comerciantes. O direito comercial é o direito dos comerciantes e dos atos de comércio

O Empresário →Conceito que ainda está em elaboração. No Projeto do Código Civil de 1975 é empresário quem exerce atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou se serviços.

Existe uma tendência do Direito Comercial de identificar o conceito de empresário com o de comerciante individual. Assim, o empresário pode ser uma Pessoa Física, correspondente ao comerciante individual ou uma Pessoa Jurídica

(sociedade comercial).

O Comerciante

Conceito: A palavra comerciante pode ser tomada em três acepções:

- Vulgar: Relações entre pessoas, comércio de idéias.

- Econômico: Atividade humana destinada a colocar em circulação a riqueza produzida, facilitando as trocas, aproximando produtor e consumidor. Restrições ao exercício do comércio Menor: Pode comerciar: Se for emancipado; Se maior de 18 anos e com autorização dos pais e Se maior de 18 anos e estabelecer-se com economia própria.

Escoha da empresa

O trabalho foi desenvolvido em relação à empresa Distribuidora de Bebidas Esperança, empresa esta que conseguiu crescer rapidamente graças ao modelo de administração adotado por ela, o qual visa o respeito pelo cliente e procura sempre agregar valores aos seus produtos.

Nome da empresa→ Distribuidora de Bebidas Cajuzeiro, que está situada em Juazeiro– BA, A empresa foi iniciada informalmente em novembro de 2005, mas constituída formalmente em dezembro de 2006, entrou como a quinta opção do ramo na cidade e após apenas cinco anos (em 2010), com muita dedicação e respeito ao cliente, já se sentia na necessidade de ampliar suas instalações, pois já era considerada a segunda que mais vendia na cidade. E foi o que aconteceu, passou por uma reestruturação física ampliando sua capacidade de atender a demanda. Após essa mudança, não demorou muito e a empresa já estava em primeiro lugar na preferência dos clientes da região. Apesar desse rápido crescimento, seu administrador tinha apenas 2° grau, mas este ano iniciou o curso de administração de empresas e tem tudo para crescer ainda mais com o conhecimento teórico que irá adquirir.

A criação da empresa foi motivada pela necessidade do empresário até então estava desempregado e objetivava conseguir sua própria renda, já que na época estava prestes a terminar o 2° grau e não reunia condições de bancar um curso superior. Além disso, tinha o fato de quer a região não apresentava muitas opções de emprego, a maioria era no comércio com um salário muito abaixo do que ele almejava.

Organização do processo de trabalho

O processo de trabalho da empresa está distribuído em setores, cada qual com seus funcionários com funções bem definidas. São três funcionários no setor de vendas, dos quais dois para pedidos maiores ou por telefone (que precisam ser entregues em domicílio) e o outro para pedidos pequenos (o cliente leva o produto na hora), porém um podendo fazer a função do outro de acordo com a necessidade; dois funcionários ficam no caixa; outros dois funcionários ficam responsáveis por selecionar as mercadorias dos pedidos para passar para o setor de entrega e também responsáveis pelo recebimento de mercadorias, ou seja, controlam a entrada e saída dos produtos; no setor de entrega de mercadorias são quatro funcionários, dos quais três entregam de moto e um de bicicleta (para as entregas bem próximas); ainda tem um gerente que além da sua função gerencial, também faz a conferência da entrada e saída de mercadoria; e por fim, na área administrativa e financeira o próprio empresário.

Porte/tamanho

Médio

Missão

“Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.”

Valores

• Ter uma visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com