TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Processos Administrativos

Trabalho Escolar: Atps De Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução do Processo Administrativo

Nesta ATPS (Atividade Prática Supervisionada) vamos falar do planejamento das organizações, o como planejar, e os tipos de planejamento existentes. Pois o planejamento é imprescindível para as empresas.

Esse trabalho é muito importante, pois nos dá a oportunidade de pesquisar e entender melhor, como funciona o processo administrativo, para que possamos descobrir como se pode planejar, organizar, coordenar e controlar as ações gerenciais.

Para isso, precisamos ter um pensamento crítico e ter visão global do papel do Administrador dentro de uma organização.

Etapa 1:

2. Aula – Tema : Planejamento da Ação Empresarial.

Passo 2 (Equipe)

Podemos dizer que o planejamento é uma ação muito importante dentro da organização, pois planejando, conseguimos ver o futuro da organização, e assim procurar soluções para problemas que poderão surgir.

Com o planejamento, estabelecemos planos e procuramos meios para alcançar os objetivos estabelecidos.

Como foi visto nos artigos, podemos dizer que existem níveis distintos de planejamento, como o “Planejamento Estratégico” que envolve toda organização como um sistema único, como o “Planejamento Tático” que é o planejamento elaborado em cada área da empresa com o intermédio da mesma e como o “Planejamento Operacional” que é aquele que se refere a cada atividade que for desenvolvida.

Passo 3 (Equipe)

2.1. Relatório Geral

Após a leitura dos artigos sugeridos, a equipe pode perceber que um está ligado ao outro e tivemos informações muito importantes que nos ajudaram a entender o porque devemos sempre buscar as inovações, a criatividade, para conseguir bons resultados.

E para obtermos sucesso, precisamos ver além de nós mesmos, precisamos ter uma visão futura, por isso devemos colocar em prática o plano estratégico. Para um administrador que deseja obter um sucesso empresarial e profissional, o importante é planejar, tem que traçar planos para chegar no objetivo final, que é a lucratividade da empresa, isto serve até mesmo ao subordinado, pois ele que estará desenvolvendo tarefas que trará satisfação a si próprio e como consequência terá seu trabalho reconhecido por toda a organização.

A todo o momento temos que estar preparados para as mudanças, temos que ser criativos, temos que aceitar a incerteza como ela é, e assim, buscar soluções para poder resolvê-las, e estar sempre buscando inovações e as colocando em prática.

Devemos ser eficiente, ou seja, temos que realizar as tarefas de acordo com o que se pede, utilizando a eficácia, ou seja, fazendo um excelente trabalho e chegando ao objetivo final que é o lucro da empresa.

Com certeza o planejamento estratégico é uma importante ferramenta para tomada de decisão. Pois podemos pesquisar e avaliar as informações do ambiente interno e externo da empresa, traçando os objetivos e as metas que a empresa deve seguir para chegar a uma posição desejada em um determinado período de tempo. O planejamento estratégico é um muito importante e que já ganhou um espaço cada vez maior no ambiente empresarial. São grandes empresas que se beneficiam dessa ferramenta de negócio, porém o objetivo principal desta pesquisa é verificar a importância do planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento organizacional para pequenas e médias empresas. Planejamento significa formalização daquilo que se pretende que aconteça em um determinado momento no futuro, com base nas informações disponíveis no presente, é onde a organização deseja estar no futuro, é como fazer para chegar lá, é definir os objetivos para futuros desempenhos da organização, decidir sobre as tarefas e saber quais são os recursos que temos que ter para conseguir atingir o objetivo.

Assim, um planejamento bem realizado traz inúmeros benefícios às organizações, pois possibilita a resolução antecipada de problemas e conflitos, satisfação de seus clientes, faz chegar no seu próprio objetivo, e principalmente trazendo lucro para a empresa.

Os tipos de planejamento existentes são:

Planejamento Estratégico, que são definidos pelos diretores da empresa, que determina o rumo a ser seguido, que visa alcançar objetivos globais da empresa. É projetado à longo prazo e é voltado para a eficácia da organização.

Planejamento Tático, que são elaborados pelos gerentes, são planos para o alcance do objetivo de cada departamento ou de cada unidade da empresa, é desenvolvido em níveis organizacionais intermediários, e utiliza a eficiência dos recursos do plano estratégico, é projetado ao médio prazo, e é voltado às atividades internas.

Planejamento Operacional, que são elaborados por supervisores, que visa planos operacionais para o cumprimento de tarefas e alcance de metas operacionais, é projetado à curto prazo e é voltado para a eficiência.

Um planejamento bem realizado com certeza trará inúmeros benefícios às organizações, pois possibilita a resolução antecipada de problemas e conflitos, satisfação de seus clientes, faz chegar no seu próprio objetivo, e principalmente trazendo lucro.

Planejamento é a previsão, a coordenação, e a sequência dos passos a ser seguido para alcançar a meta e o objetivo traçado pela organização em busca do lucro.

Etapa 2

3. Aula-tema: Processo administrativo: Organização da Ação Empresarial.

Passo 2 (Aluno)

Pesquisamos e conseguimos entender que a equipe deverá mostrar na prática, ou seja, na Organização, o que aprendeu na teoria. Para isso temos que começar sabendo como é estabelecido os componentes da organização que são as Tarefas, Pessoas, Órgãos e Relações.

Entendemos que é preciso distribuir Tarefas, para haver uma especialização para cada função. E para escolher as Pessoas, é preciso considerar as habilidades, aptidões, interesses, experiências e de grande importância o comportamento de cada pessoa. Órgãos são distribuídos á partir de cada nível hierárquico e de acordo com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com