TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas e TEc. Adm Pessoal

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Neste Desafio Profissional de Gestão de Pessoas e Técnicas de Administração de Pessoal será feito uma analise de todos os problemas relacionados à gestão da empresa SUPERSOFT, incluindo as possíveis divergências entre gestores e funcionários. Ouviremos de forma coerente e parcial, primeiramente os gestores e assim por diante para encontrar brechas nas quais possamos sanar as dificuldades existentes.

Colocaremos na empresa em um local visível e acessível a todos, uma caixa de sugestões nas quais os funcionários possam sem qualquer receio de futuras perseguições escreverem seus descontentamentos.

Faremos tudo transparente, e em reunião anunciada com antecedência convocaremos todos de cada departamento para divulgar nossa revisão de uma forma geral e possíveis mudanças em todas as áreas, sempre pedindo a colaboração de todos os funcionários. Será criado um prêmio a funcionários que desempenharem seus papéis de forma a reerguer a empresa e o lado motivacional de todos. O funcionário que colaborar com ótimas ideias, através da caixa de sugestões será destacado como funcionário do mês e receberá um prêmio ainda a ser decidido pelos ótimos serviços prestados. Assim poderemos demonstrar agradecimento e erguer o lado motivacional de outros funcionários.

Será criado um horário extraordinário para esclarecimentos da folha de pagamento, pois existem muitos funcionários que mesmo já empregados há anos não sabem ao certo como funciona seus demonstrativos.

Isso é de tamanha importância na empresa, pois acabarão as dúvidas e a incógnita de que a empresa não esteja pagando seus direitos estabelecidos no ato do contrato e por lei.

DIAGNÓSTICO

A base para o bom funcionamento de qualquer organização é o recursos humanos, por isso deve ser levado em conta o valor a ser atribuído a cada colaborador, pois o lucro depende da produtividade para a empresa que depende desse recurso. Para que a lucratividade seja mais efetiva, o colaborador deve sentir-se bem em seu ambiente de trabalho para que o seu desempenho seja mais eficiente.

Diante das informações levantadas sobre a empresa SUPERSOFT, é possível notar problemas em sua estrutura funcional e gestão organizacional, vejamos:

  • Dificuldades para trabalho em equipe

Há fragilidade internas entre os funcionários e gestores. São funcionários habilidosos, porém não conseguem trabalhar de maneira efetiva, o que tem dificultado o processo gerencial e produtivo da organização. Além disso, os gestores tem uma visão diferente da empresa, o que dificulta ainda mais devido os pensamentos divergentes.

  • Funcionários desmotivados

Através da analise do quadro de funcionários, é possível notar o baixo nível de motivação dos colaboradores, e isso tem causado diretamente o impacto no nível de produtividade da empresa e o relacionamento entre gestores e funcionários. Para que a empresa tenha um desempenho crescente é necessário que os funcionários mantenham-se motivados e sintam-se valorizados pela empresa, pois poderão oferecer o melhor de si para obter os resultados propostos pela organização.

  • Insatisfação Salarial

A atual política de remuneração adotada pela empresa não atende as expectativas dos funcionários, pois não tem sido proporcional aos seus esforços, o que agrava o descontentamento dos colaboradores. Por outro lado, diante a queda de faturamento da empresa, não permite a revisão imediata.

  • Dúvidas referentes ao salário

Os funcionários demonstram dúvidas quanto à compreensão de seus respectivos demonstrativos de pagamento. Essa situação pode acarretar desmotivação, pois o colaborador trabalha sem saber ao certo se sua remuneração está sendo paga de forma correta.

PLANOS DE AÇÃO

Para realizar todas as ações necessárias para atingir o resultado proposto, é necessário o planejamento de um plano de Ação. Para programar as ações, é necessário os gestores terem a capacidade de gerenciar a organização de acordo com os pilares da administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

A partir do diagnóstico, a ação deverá envolver a vontade organizacional, política e econômica, além da participação e envolvimento de todos. Todo o processo de mudança positiva é revertido para o bem estar do funcionário. Diante disso, segue um plano de ação a fim de melhorar as condições de trabalho dos colaboradores e como consequência aumentar a produtividade e elevar a lucratividade da empresa.

O Plano de Ação deve ser executado em curto prazo, em um período de 1 (um) ano, para que desta forma as metas estipuladas sejam atingidas e sua visão de futuro torne-se realidade.

  • Com o Plano de Ação espera-se atingir os seguintes resultados:
  • Aumento da Produtividade e Elevação do nível de motivação dos candidatos;
  • Política de remuneração mais efetiva e Funcionários mais satisfeitos e com conhecimento mais amplo;
  • Aumento do faturamento da empresa e ampliação de novos clientes e Aumento da relação de confiança entre colaboradores, clientes e empresa;
  • Otimização dos recursos e desempenho da organização;

Portanto, é evidente o quanto é importante à execução das ações para organização, para que os funcionários estando satisfeitos cumpram suas demandas com eficácia e determinação, contribuindo assim para o alcance de um melhor desempenho da empresa para que ela venha ampliar sua imagem no mercado em seu segmento, tornando-se referencial de excelência por extrair o alto nível de entrega e satisfação de seus funcionários.  

  • Dificuldades para trabalho em equipe

Segundo autor Vergara (2013, p.: 208), “uma equipe tem de saber a que vem. Tem de saber a razão de sua existência. Tem de ter a consciência dos propósitos que a sustenta e a move.” E ainda segundo Vergara (2013, p.: 208), “uma habilidade relevante no trabalho em equipe é a da negociação, aquela que busca chegar a um acordo”. Diante dessa situação, seguem ações a serem implementadas:

Propor dinâmicas de grupo com palestras sobre trabalho em equipe para que haja a interação do grupo;

Ensinar os colaboradores a lidar com conflitos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (255.3 Kb)   docx (95.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com