TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Tese: ATPS TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  2.729 Palavras (11 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Essa ATPS , mostra as pesquisas feitas em relação a Teoria da Administração, tanto como funciona cada teoria, como a teoria de Fayol, Taylor.

Nos mostra como que no decorrer do tempo cada pesquisa que foi avançando desses pesquisadores sobre a administração foi melhorando para os trabalhadores, empresas e superiores.

DESAFIO

Nesse desafio podemos analisar que o ensino de administração e, a sua prática no mundo das organizações sempre esteve associado à ideia-força de melhorar o desempenho através do treinamento sistemático.

É simples, porque as organizações sejam grandes ou pequenas, públicas ou privadas, lucrativas ou não lucrativas, são na essência associações de pessoas, agindo predominantemente de acordo com suas experiências, percepções e motivações, que carecem. E por isso, de certa identidade de propósitos e intenções para que seus esforços produzam resultados previsíveis e desejáveis. É natural, portanto que, a preocupação com o ensino de Administração tenha aparecido muito cedo na história de quase todos os países.

ETAPA 1

PASSO 1

As Três Eras da Administração do Século XX

Era Clássica

1900 – 1950 . Inicio da Industrialização

. Estabilidade

. Pouca mudança

. Previsibilidade

. Regularidade e certeza . Administração Científica

. Teoria Clássica

. Relações Humanas

. Teoria da Burocracia

Era Neoclássica

1950 – 1990 . Desenvolvimento Industrial

. Aumento da mudança

. Fim da previsibilidade

. Necessidade de inovação . Teoria Neoclássica

. Teoria Estruturalista

. Teoria Comportamental

. Teoria de Sistemas

. Teoria da Contingência

Era da Informação

Após 1990 . Tecnologia da Informação

. Globalização

. Ênfase nos serviços

. Aceleração da mudança

. Imprevisibilidade

. Instabilidade e incerteza Ênfase na:

Produtividade

Qualidade

Competitividade

Cliente

Globalização

Migramos, portanto, ou estamos migrando de uma visão singularmente técnica do papel do Administrador para uma visão e papel multe e interdisciplinar/funcional. Hoje se exige do Administrador possuir e combinar as seguintes habilidades necessárias e indispensáveis na função de gestor de organizações.

-Habilidade Técnica – é a capacidade de aplicar conhecimentos técnicos, métodos e equipamentos necessários à execução de tarefas específicas. É adquirida através da experiência, da educação e do treinamento.

-Habilidade Humana – é a capacidade e o discernimento para trabalhar com e por meio de pessoas, incluindo o conhecimento do processo de motivação e a aplicação eficaz da liderança.

-Habilidade conceitual – é a capacidade de compreender a complexidade das organizações como um todo e onde cada área específica se enquadra nesse complexo. Permite agir de acordo com os objetivos globais da organização, e não em função de metas e necessidades imediatas do próprio grupo.

Os Paradigmas das Novas Organizações

Modelo do Século XX Aspectos Protótipo do Século XXI

Divisão de trabalho e cadeia escalar de hierarquia Organização Rede de parcerias com valor agregado

Desenvolver a maneira atual de fazer negócios Missão Criar mudanças com valor agregado

Domésticos ou regionais Mercados Globais

Custo Vantagem competitiva Tempo

Ferramenta para desenvolver a mente Tecnologia Ferramenta para desenvolver colaboração

Cargos funcionais e separados Processo de trabalho Equipes de trabalho interfuncionais

Homogênea e padronizada Força de trabalho Heterogênea e diversificada

Autocrática Liderança Inspiradora

Fonte: Chiavenato, I. 2.000:689

A Administração, por e através de seus agentes cada vez mais, necessitará compreender as normas, valores e visões do mundo dos colaboradores diretos, grupos, unidades e de toda a organização A inovação e a criatividade organizacional constituir-se-ão no vetor da Administração. Serão tão importantes para a Administração quanto é hoje considerado o processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar.O trabalho repetitivo, prescritivo é substituído por um trabalho de arbitragem em que é preciso diagnosticar, prevenir, antecipar, decidir e interferir em relação à uma dada situação concreta de trabalho.

A natureza deste tipo de trabalho reveste-se da imprevisibilidade das situações nas quais o Administrador ou o coletivo de Administrador, têm que fazer escolhas e opções todo o tempo, ampliando-se as operações mentais e cognitivas envolvidas nas suas atividades e a mais importante mudança que o futuro reserva para a Administração é que, nos países desenvolvidos, as aspirações, os valores e, de fato, a sobrevivência, mesmo da sociedade, virão a despertar, cada vez mais, do desempenho, da competência e dos valores dos Administradores. E, isso, é o que constitui acima de tudo, o novo papel da Administração, fundado na Ética, na Democracia, na Participação, no Desenvolvimento Ecologicamente Sustentado, no respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com