TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teoria Geral da Administração

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4
  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho trata da evolução da administração com ênfase na tecnologia e no Ambiente com atenção a Teoria dos Sistemas, Teoria Matemática, Teoria da Tecnologia da Informação e Teoria Contingencial. A Teoria Geral da Administração tem passado por diversos estudos aprimorando se constantemente. A tecnologia depois da Revolução Industrial teve maior atenção das organizações pelo seu resultado na aplicação na atividade produtiva.

As ocorrências mundo a fora que podem influenciar no andamento da organização, mostra a importância da analise sobre o Ambiente interno e externo, sua interação seus limites.

A organização precisa estar preparada para as Contingências, estabelecendo estratégias, métodos e meios de sobrevivência num ambiente cada vez mais instável e competitivo. Desenvolvendo bem um entendimento Sistêmico organizacional para a tomada de decisões com dados Matematicamente mensurados.

  1. DESENVOLVIMENTO (PARTE I)

A Teoria de Sistemas criada pelo holandês Ludwing Van Bertalaanf tem como principal fundamento visualizar a organização como um todo, de modo que cada setor trabalhe em conjunto, para que haja o melhor desenvolvimento possível e a máxima eficiência da organização.

        Os sistemas abertos sofrem interações com o ambiente onde estão inseridos através de múltiplas entradas e saídas, desta forma a interação gera realimentações que podem ser positivas ou negativas, já os sistemas fechados não sofrem influência do meio ambiente no qual estão inseridos, de tal forma que ele se alimenta dele mesmo.

O sistema é um conjunto de unidades relacionadas onde encontramos dois conceitos, o de propósito o qual tem sempre um objetivo a cumprir e o de globalismo onde o sistema pode variar em seu modo de cumprir o objetivo. A partir da Teoria dos Sistemas, surgiu a ênfase no ambiente, cujo apogeu ocorreu com a Teoria da Contingencia que trouxe também a ênfase na tecnologia.

A Teoria da Contingência nasceu a partir de uma serie de pesquisas feitas para verificar quais os modelos de estrutura organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias. Em decorrência da ênfase no ambiente, o enfoque da teoria administrativa tornou-se mais voltado para fora do que para dentro da organização. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Essa teoria enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações. Tudo é relativo. Tudo depende.

A teoria da matemática preocupa-se em construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais na empresa. Essa teoria desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão que antecede a ação e provê informações e subsídios que minimizam o risco das decisões através de modelos estatísticos. É Através do modelo que se fazem representações da realidade, na teoria matemática o modelo é usado geralmente como simulação de situações futuras e avaliação de probabilidade de sua ocorrência, em síntese os modelos servem para representar simplificações da realidade.

Na administração, a matemática é útil em diversas situações como na elaboração de um planejamento, no controle do fluxo de mercadorias, proporciona também soluções de problemas empresariais, seja na área de recursos humanos, de produção, de comercialização, de finanças ou na própria área de administração geral.

A Tecnologia da Informação oferece as ferramentas para permitir que todo o pessoal na organização solucione problemas cada vez mais complexos e aproveitem as oportunidades que contribuem para o sucesso, ou mesmo a sobrevivência da organização. Sendo a informação um patrimônio um bem que agrega valor e dá sentido as atividades a utilizam, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramenta, sistemas ou outros meios que façam da informação um diferencial.  A TI dá apoio aos processos empresariais que permitem às empresas operar na era digital, reagindo de modo rápido e adequado às mudanças. Em muitos casos, a TI é a base de estratégias agressivas e proativas que podem alterar radicalmente a perspectiva competitiva de um setor. A questão é que é preciso utilizar da melhor maneira as informações, tudo depende da cultura, do mercado, do segmento e de outros aspectos relacionados ao negocio ou a atividade.  As escolhas precisam ser bem feitas, do contrario gastos desnecessários ou ainda perda de desempenho e competitividade podem ser a consequência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com