TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teoria geral de Administração - JC Confecção

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.255 Palavras (18 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

A empresa “JC Confecções” encontra-se com problemas gerenciais e organizacionais, impedindo que suas rotinas sejam mais produtivas, e através da consultoria prestada pela empresa ADMaster, que usa como base em seus serviços as teorias de Taylor e Fayol, sugerem melhorias e soluções de reestruturação no ambiente organizacional da empresa, proporcionando assim, comunicação, motivação, qualidade e satisfação nos serviços prestados aos clientes.


ETAPA 1 - PASSO 3

ANALOGIA

Taylor, com seu estudo da administração procurou combater os seguintes pontos:

O desconhecimento das rotinas de trabalhos pelos gerentes, pois na época acreditava-se no conhecimento empírico ou seja no saber fazer por observação e também que ele seria mas um capataz que estava na fábrica apenas para vigiar e denunciar o funcionário, por uma má conduta, vadiagem, desinteresses, e a falta de métodos e técnicas na fabricação dos produtos. Ele defendia os seguintes pontos; bons salários, métodos científicos para processos e padronizações, treinamentos, ambiente calmo, limpo.

Para Fayol, administrar é uma atividade comum e que todos deveriam estudá-la e é um processo de tomar decisões agrupadas ou seja o POCCC uma abreviação para:

Planejar: estabelecer como todos os objetivos da empresa serão alcançados.

  • Organizar: coordenar todos os recursos da empresa.
  • Comandar: fazer com que os subordinados fazem tudo o que for pedido.
  • Coordenar: coordenar atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.
  • Controlar: estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam asseguram que as atitudes empregadas sejam as mais compatíveis com que a empresa espera.

Com o desenvolvimento de pessoal e seus resultados, acredita-se que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, teria a possibilidade de produzir mais, e com mais qualidade. Com relação ao planejamento e a atuação dos processos, chega ao entendimento que todo e qualquer trabalho necessita previamente de um estudo para que seja aplicada uma metodologia própria, visando sempre o seu máximo desenvolvimento.

A produtividade e o departamento de recursos humanos junto com a participação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletirá em menores custos na confecção dos produtos e salários elevados, irá resultar em aumentos nos níveis de produtividade em relação as atividades desenvolvidas e a introdução ao controle com o objetivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma sequência de tempo e espaço, de modo que não haja desperdício na linha operacional.

Surgiu também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas.

Através desses estudos apontou-se que instruções programadas devem ser transmitidas a todos os empregados com a implantação de um sistema de pagamento por quantidade ou peças produzidas. Dessa maneira observava-se o rendimentos dos funcionários aumentando de acordo com seu esforço, conseguindo maximizar significativamente a eficiência da organização

ETAPA 2 - PASSO3

APLICANDO O PRINCÍPIO DA DIVISÃO DE TRABALHO SEGUNDO A TEORIA DE TAYLOR.

Com a criação de um departamento de administração de projetos, com o intuito de eliminar o trabalho intelectual na fábrica, assim supervisores e trabalhadores poderão se dedicar exclusivamente à linha de produção, voltando seu foco para execução de tarefas.

Os trabalhadores de “chão de fábrica” assim já denominado por Taylor, poderão seguir uma padronização de processos, elevando a qualidade dos produtos. Alcançando o tempo padrão para a produção de peças, combatendo desperdiço e perdas.

Identificar a melhor maneira de executar tarefas, com processos de padronização, avaliação de tempo, espaço, selecionar cientificamente, e ajudarndo a encontrar pessoas mais capacitadas para o trabalho e depois treinar, instruir e desenvolver o trabalhador. Definir as condições psicológicas mais favoráveis ao aumento da produção. Produzir e influenciar atitudes desejadas na mente humana do interesse da administração.

Com estudos já realizados, poderá ser aplicado um processo de seleção de pessoal, voltado para preencher cargos e funções com um perfil já determinado, assim o colaborador não ficará entediado em pouco tempo de contratado.

Treinamentos e reciclagem, para colocar em práticas processos e padronização voltado para um maior aproveitamento de técnicas assim evitando perdas e desperdiço.

ORGANOGRAMA DA “JC CONFECÇÕES”

A empresa divide-se em duas partes: administrativo e operacional.

[pic 1]

  • José chefia o administrativo, comanda tambem o setor financeiro, dividindo com Maria e Pedro os departamentos de contas a pagar e receber, e o departamento pessoal respectivamente. Porém não possui nenhum tipo de graduação, administra pelo conhecimento empírico, pois passou por várias empresas anteriormente.
  • Carlos está na chefia do operacional. O processo de produção, iniciasse com os moldes e depois vem as seguintes operações: corte, costura e estamparia. Mas não há comunicação interna. Carlos não tem experiência na área e não conhece como funciona a linha de produção, compra produtos e matérias primas baratos e de pouca qualidade sem nenhum critério e visando apenas a procura por preços baixos no lugar de produtos de qualidade. Os funcionários não tem experiências em suas funções e não há uma divisão de cargos e tarefas, são indisciplinados e pouco colaborativos e não se preocupam com perdas e desperdícios.

PLANILHA DE CONTROLE DE PECAS PRODUZIDAS E SEUS RESPONSÁVEIS.

Supervisor Fabrica

(Carlos)

Molde

Corte

Costura

Estamparia

Angela

Jorge e Matheus

Joice / Paula / Jackeline

Rafael, Marcelo

Responsável por todos os moldes

e ordem de serviço.

Jorge - Separa os tipos de tecido no estoque e faz os cortes baseado nos moldes.

Matheus - organiza o fluxo para a costura fazendo a distribuição de peças; também faz cortes.

Joice - Galoneira

Paula - Reta

Jackeline - Acabamento

Rafael, opera como estampador e é responsável pela separação das grades P, M e G

Marcelo, opera como estampador e é responsável pelo passamento e embalagem das peças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (266.6 Kb)   docx (64.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com