TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Treinamento e desenvolvimento

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.096 Palavras (21 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 21

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

CAMPINAS

2014

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

TREINAMENTOE DESENVOLVIMENTO

Trabalho desenvolvido na disciplina de Treinamento e Desenvolvimento apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Auto desenvolvimento, sob orientação da professor Fábio...

CAMPINAS

2014

ETAPA 1

PASSO 1

A importância do treinamento nas organizações

Ao realizar a leitura entendemos que o treinamento realizado sobre um sistema novo para emissão de notas com preenchimento correto e prestação de contas, a maioria dos entrevistados aprovaram.

A informação trouxe novos desafios e várias mudanças. Com essas mudanças será necessário que as instituições públicas e o governo adotem ferramentas e práticas para poder continuar atendendo as expectativas. Será necessário realizar processos de avaliação de desempenho no sistema para checar se o sistema está alcançando a meta e com qualidade.

Através dos questionários respondidos pelos produtores notamos que o sistema não atende a todos os requisitos de eficiência. Para alcançar a perfeição precisa ter mais treinamento com conscientização de todos os usuários, pois o sistema não acusa todos os erros, por isso tem que ter muita atenção na hora do preenchimento do cadastro.

Com o congestionamento no processamento de informações uma reavaliação será feita pela equipe para descobrir o real motivo do erro e corrigi-lo, com isso é possível ter um sistema com mais acessibilidade.

O objetivo da implantação do sistema é diminuir o tempo gasto pelo produtor na prestação de contas.

A importância do treinamento nas organizações conforme Robbins(2002), afeta no resultado da empresa, pois com o treinamento o funcionário tem uma qualidade continuada para desenvolver com a melhoria o que exerce.

O treinamento é um meio de incentivar o funcionário desenvolver bem o que faz. Em virtude das mudanças se tem uma grande competição no mercado nunca vista antes. Pessoas bem preparadas, treinadas produzem melhor e se sentem produtivas, úteis dentro da empresa.

Não deve se tratar o treinamento como um curso ou evento promovido pela organização, o treinamento é para melhorar a capacitação, aumento moral, eficiência e eficácia.

Aspectos Históricos da Gestão de Pessoas

 A gestão de pessoas remonta à antiguidade, segundo George (1968), aponta que apenas no final do século passado essa questão assume a necessidade de uma sistematização. Desde a Revolução Industrial alguns empresários reagiram aos problemas humanos causados pela industrialização criando assim um posto de secretários para atender os trabalhadores e impedir que formem sindicatos.

Nos EUA Werter e Davis (1983) e Chiavenato (1999) o homem é um ser racional que toma decisões, conhece os cursos e ações e as conseqüências de suas ações, existem apenas uma forma de fazer o trabalho, para fixar padrões , havia necessidade de que a mão de obra fosse recrutada e treinada para cada tarefa.

Para Corrobora Motta (1979) esse modelo de organização foi criticado por tornar humilhante e degradante por não permitir o desenvolvimento das pessoas. Nesta época somente o chefe tinha o conhecimento.

Na década de 1970 surgiram as críticas mostrando uma ruptura profunda na prática de gestão de pessoas.

Durante a década de 1980 teve uma transição do teórico para as ferramentas em gestão de pessoas focando no processo de recrutamento na seleção, no treinamento, na avaliação de desempenho cargos e salários.

As pessoas são o principal das organizações. Já no Brasil esse processo foi evoluindo por fases: Fleury e Ficher (1992); Aquino (1980); Almeida (1993); Tavares (1999); França (2005) e Ribeiro (2009), apenas em 1930 que no Brasil se desenvolveu uma atividade industrial. De 1930 à 1945 inicia-se a formação de leis para disciplinar a relação de trabalho, no governo de Getúlio Vargas é criado o Ministério do Trabalho assim surgindo a Carteira de Trabalho, iniciando os sindicatos de trabalhadores e de empresas, a formação jurídica para medir conflitos entre capital e trabalho.

Nesse período houve um fortalecimento industrial no país, pois gerou uma pressão para as empresas se estruturarem a gestão de pessoas. Essa busca gerou um modelo burocrático de gerir e controlar pessoas.

Em 1983 foi o período que ficou marcado pelo início dessa gestão burocrática e legalista de pessoas, que perdura as exigências legais.

De 1945 à 1964 teve um processo de redemocratização preocupado com o desenvolvimento econômico. No governo de Juscelino o país começa com a criação da Petrobrás, constituiu Brasília e abrir estradas para o escoamento da produção das indústrias tantos nacionais quanto estrangeiras que se instalam no país.

Com isso houve a necessidade de fortalecer o setor de Recursos Humanos para dar suporte no recrutamento adequado às funções, cursos técnicos, criando assim o Sebrae, Senac, Ciee para adequar mão de obra.

Durante a década de 1980 algumas empresas demandaram novos conceitos e instrumentos de gestão, mas isso gerou um desconforto dessas práticas, levou as organizações Brasileiras na década de 1990 a buscar novos modelos de gestão.

As pessoas começaram a ser compreendidas como principal ativo nas organizações com objetivo de qualificar e valorizar as pessoas no seu trabalho.

PASSO 2

Construção de um instrumento de avaliação de impacto em amplitude para o MPDFT

O aumento de treinamentos realizados nos ambientes de trabalhos aumentou a medida que as organizações aumentaram seu interesse em saber o efeito que se traz no ambiente de trabalho, e com isso aumenta cada vez mais a medida que os investimentos nos mesmos aumentam também. A sistematização deu início na II Guerra Mundial com treinamento e desenvolvimentos dos envolvidos, em 1970 adquirindo nova identidade tornando noções de educação incorporada ao processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (264.3 Kb)   docx (235.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com