TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Analise de Investimentos

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Anhanguera Niterói

ATPS - Análise de Investimentos

Alunos:

Fernanda Anillo – RA 42028

  Joice Nalim – RA 1562279597

Leonardo –RA

Luan – RA

Ludmila - RA

Tema 1 - Conceito e formas de investimento. A importância do investimento para as organizações, o mercado financeiro e as principais formas de aplicação no Brasil.

Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações.

Podemos definir Investimento como a aplicação de algum tipo de recurso, com a expectativa de receber um retorno superior ao aplicado, ou seja, o lucro.

Existem diversas opções de investimentos financeiros com bons resultados e para todos os perfis, seja ele moderado, conservador ou agressivo. Alguns tipos existem há muitos anos, mas só agora ganharam importância no cenário em que cada vez mais gente se dispõe a guardar dinheiro e planejar o futuro.

As principais modalidades de investimentos são os fundos de investimentos, a caderneta de poupança, câmbio e ações:

• Fundos de investimentos: Este investimento é caracterizado por todo o valor investido ser utilizado na compra de bens, mobiliários ou títulos. Na verdade é uma poupança aplicada, onde qualquer pessoa, física ou jurídica, pode realizar, mas sempre por intermédio do banco ou gestora de fundos de investimentos.

• Caderneta de poupanças: A caderneta de poupanças pode ser feita por qualquer cidadão, necessitando apenas procurar um banco, munidos de CPF, RG e algum comprovante de renda e residência. Esta poupança é um investimento tradicional e conservador, paga juros baixíssimos, mas é seguro.

• Câmbio: O investimento em câmbio significa comprar moedas estrangeiras. Na compra de uma moeda o investidor espera para que esta tenha uma valorização em relação a moda corrente, o Real, e assim vende-las por um preço acima do valor de compra, gerando lucros.

• Ações: São ativos de empresas com capital aberto ou sociedade anônima, que são negociados em bolsas de valores. Quando uma pessoa compra um grupo de ações de uma empresa, significa que ela estará se tornando sócia daquela empresa, cuja participação dependerá da quantidade de ações compradas.

Também podemos dividir os investimentos em três grandes categorias, como:

• Investimentos públicos: São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais.

Investimentos privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direitos privados, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista.

•Investimentos Mistos: São recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direitos privados. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário.

Tema 2 – Resenha a respeito dos principais problemas financeiros da Petrobrás.

O cenário econômico-financeiro da Petrobrás encontra-se bastante fragilizado e fortemente evidenciado com na perda de valor no mercado acionário e na reduzida lucratividade, vem se acentuando nos últimos cinco anos, e não é algo que se propagou de uma hora para outra no ano de 2015. É evidente que os atuais acontecimentos impactaram o mercado financeiro de tal forma que afetou profundamente a organização de uma das maiores empresa petrolífera em valor de mercado da América Latina, hoje perdendo posição para sua vizinha colombiana Ecopetrol. Este processo de redução na sua lucratividade decorreu, principalmente, devido a falta de liquidez no auge da crise dos anos de 2008 à 2009, de dificuldades na gestão operacional e de projetos, do maior endividamento e das políticas que prejudicaram a rentabilidade dos negócios.

Assim como são múltiplos e diversos os fatores que explicam a piora nos fundamentos da companhia, o mesmo ocorre com os momentos em que cada um deles atuou de forma mais intensa nesse processo. Trazido à cena pela menor liquidez nos canais de crédito internacional, o crédito público e doméstico passou a ser uma das principais fontes de financiamento e importante componente financeiro para a determinação do retorno dos projetos de investimentos.

Sobre erros cometidos no presente, uma das faltas mais graves da estatal é o atraso de na inspeção e demonstração de resultados de uma auditoria externa nos balanços da mesma, o que gera bastante desconforto na tomada de decisões entre seus acionistas, e expõe cada vez mais um cenário turvo cheio de incertezas, o que lhe ajudou a perder posições junto à classificação de credibilidade do mercado. Abrindo maior precedentes para as especulações no setor provocando o momento gangorra em suas  ações ,que em um dia pode cair 8% e no dia seguinte subir 7%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (304.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com