TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Análise de Investimentos

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.197 Palavras (33 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 33

                                                                        [pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

5° PERÍODO

[pic 3]

ATPS

ANÁLISE INVESTIMENTO

Professor: Me. Jefferson Dias

Tutor Presencial: Maura Aparecida

Acadêmicos

Elciene Gomes da Silva                                        RA: 8117729558

Gracione Rodrigues Sanguinete                                RA: 409378          

Laura Patrícia Ávila C. de Azevedo                        RA: 7758652583

Adélia Cristina Rangel                                                       RA 439411

Paulo César Soares Castro de Sales                                  RA: 428249

                           

                                 

Várzea da Palma – MG

Março/2015

SUMÀRIO

  1. – INTRODUÇÃO.........................................................................................02

2.0 - O CONCEITO DE INVESTIMENTO.....................................................03

2.1 – TIPOS DE INVESTIMENTOS................................................................03

  1. -OS PRINCIPAIS INVESTIMENTOS NO BRASIL...............................03

2.3-INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA OS INVESTIMENTOS......04

2.4-PRODUTO ....................................................................................................04

3.0 –FLUXO DE CAIXA RELEVANTE.........................................................05

3.1 – ESTIMATIVAS DAS VENDAS...............................................................06

3.2-QUADROS E TABELAS DE DEMOSNSTRAÇÕES.............................08

4.1-TAXA SELIC................................................................................................26

4.2-TÉCNICAS DE ANALISE DE INVESTIMENTO..................................27

4.3-CÁLCULOS DA TIR, VPL E PAYBACK, DESCONTADO O IMPOSTO DE RENDA E IOF E UTILIZANDO COMO TMA A TAXA SELIC...............28

4.4 AVALIAR OS RESULTADOS OBTIDOS (VIABILIDADE DO PROJETO..29

5.0- O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS..30

5.1-O IMPOSTO DE RENDA E A DEPRECIAÇÃO...................................30

5.2- EFEITOS DA INFLAÇÃO NO INVESTIMENTO ESCOLHIDO......31

5.2- EFEITOS DA INFLAÇÃO NO INVESTIMENTO ESCOLHIDO.......31        

5.3-COMO O IMPOSTO DE RENDA E DEPRECIAÇÃO AFETAM O INVESTIMENTO.............................................................................................31

5.4-ANÁLISE DE SENSIBILIDADE E CONLUSÃO DO DESAFIO.......32

6.0-REFERÊNCIAS.........................................................................................33

  1. – INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem por objetivo a elaboração um projeto de investimento em um négocio, no qual nos dará a devida compreensão das análises de investimentos e sua viabilidade econômica. Através das técnicas de análise TIR (Taxa interna de retorno) VPL (Valor presente liquido) e Payback (Período de retorno) podem apontar os aspectos favoráveis e os que precisam de melhoria, bem como as propostas de aperfeiçoamento das práticas.

Será trabalhada também a elaboração do fluxo de caixa relevante onde objetivaremos as estimativas de ganhos ou perdas futuras, uma vez que o projeto de investimento ainda não foi implantado. Compreenderemos, além disso, o efeito da inflação nas análises de investimentos, imposto de renda e a depreciação, de forma que no final deste trabalho podemos captar a competência necessária para avaliação de projetos e negócios empresariais.

2.0 - O CONCEITO DE INVESTIMENTO


Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. No Investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.

2.1 – TIPOS DE INVESTIMENTOS

        Os investimentos podem ser múltiplos, mas, essencialmente divide-se em três vastas categorias, quando decretado em relação ao seu princípio. Sendo assim os tipos básicos de investimentos são:

Investimentos públicos: É um investimento realizado pelo governo ou entidades públicas em prol do bem-estar-social. Esses investimentos não tem a intenção de gerar retornos monetários, e sim retorno social.

Investimentos privados: São recursos liberados por pessoas jurídicas ou físicas de direitos privados, com interesse de gerar retorno monetário aos investidores. Com esses investimentos acabam criado novos empregos e tributos de quaisquer pais capitalistas.

Investimentos mistos: É recurso disponibilizado em parte pelos governos ou entidades públicas e, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privados. Essa forma de investimento geralmente estrutura – se na forma de uma empresa de capital misto com o propósito de gerar tanto bem – estar para sociedade quanto retorno monetário.

2.2 OS PRINCIPAIS INVESTIMENTOS NO BRASIL

        Quando se tem em caixa dinheiro sobrando uma empresa ou mesmo uma pessoa física, aplicam seus recursos no mercado financeiro com intuito de receber juros pela aplicação.

        As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:

  • Renda fixa: É a modalidade que deve ser empregada para garantir segurança e estabilidade, nos quais não a perda no montante investido inicialmente. Ao que se dizem os juros nem sempre são fixos, podendo ser pré ou pós-fixados.
  • Renda variável: São os investimentos que pode haver perda do montante investido a princípio além da perda de juros ou rendimentos. Sendo está aplicação mais ariscada que as de renda fixa.
  • CDB: O certificado de depósito bancário (CDB) é expedido por uma instituição financeira, habitualmente um banco privado ou público, onde no final do prazo estabelecido o banco irá ressarcir o valor que foi emprestado acrescido de juros. O CDB é uma ferramenta bastante flexível de renda fixa podendo ser difundido tanto com taxa pré-fixada ou taxa pós-fixada.
  • Caderneta de poupança: Geralmente a caderneta de poupança é um investimento tradicional e conservador, podendo ser feita por qualquer cidadão, paga juros bem baixos, porém seguros. Atualmente, sua rentabilidade depende do patamar da taxa Selic, que frequentemente e de 0,5% ao mês.
  • Debêntures: São títulos emitidos por empresas privadas, habitualmente por prazos mais longos, que confere ao seu detentor um direito de crédito contra a companhia emissora. São títulos de renda fixa e, além da credibilidade da empresa emissora, podem conceder garantias adicionais, como a alternativa de conversão em ações.
  • Ações de empresa negociadas na Bovespa: A bolsa de valores de São Paulo tem a finalidade de facilitar a transação de ações de empresas de capital aberto ou S.A Sociedade Anônima, entre as corretoras e negociar centenas de ações diariamente. As ações títulos de renda variável e seu possuidor obtêm retorno de duas maneiras:
  1. Recebimento de dividendos;
  2. Ganho de capital quando as ações aumentam de valor.

As ações podem ser ordinárias (ON) dão o direito de participação nos lucros e ainda obtêm o direito de voto nas assembleias, e as preferenciais (PN) que também tem direito na participação nos lucros, porém, sem direito a voto.

  • Fundo de investimentos: São investidores que se unem para obter maiores condições de negociação, que são regidos por gerentes exclusivos. Os fundos de investimentos classificados de acordo com o tipo de investimento sendo os seus principais:
  1. O conservador: investem apenas em renda fixa;
  2. O agressivo: investem em um misto de renda fixa ou variável.
  • Títulos públicos: É um tipo de investimento criado pelo governo com a finalidade de financiar as dívidas públicas. Podendo ser pré-fixada ou pós-fixada principalmente na taxa Selic, IGP – M ou IPCA e em moeda estrangeira. Por outro lado é uma opção de investimento, onde podem ser compradas por fundos de investimentos, empresas ou até mesmo pessoas físicas.

  1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA OS INVESTIMENTOS

Para investir em um negócio é necessário fazer as análises de investimentos utilizadas todas às ferramentas disponíveis, para auxiliar o investidor na tomada de decisão. Levanto em consideração que o mercado nos oferece boas oportunidades de negócio, devem – se aproveitar o crescimento econômico do país para investi no próprio negócio. Para quem quer investir no setor de beleza conta uma vantagem: o capital inicial ordenado e relativamente baixo. Sendo que o maior investimento é com certificação que é um reconhecimento internacional e ajuda a expandir o produto no mercado estrangeiro, como um exemplo os cosméticos orgânicos. Outro investimento que ordena um capital baixo é o ramo de organizações de festas e eventos onde estima um crescimento de 10% ao ano. Tendo em vista que para este tipo de negócio faz – se necessário ter um bom planejamento, equipamentos modernos, disposição para trabalhar fins de semana e ter todo planejamento e organização para sistematizar tudo com antecedência para correr o risco de passar por supressas indesejadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54 Kb)   pdf (460.1 Kb)   docx (132.7 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com