TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS etapa 2 passo 1 Processos Administrativos

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 2, passo 1

Para a sobrevivência de uma empresa e indispensável à busca incessante por informação, pois no mundo globalizado o conhecimento e a principal ferramenta que uma organização precisa para estar à frente das concorrentes. A informação é muito importante para o processo estratégico de inovação, que é muito mais que o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços. Envolvem a criação de novos modelos de negócios, novas formas de atender necessidades dos consumidores, novos processos organizacionais, novos meios de competir e cooperar no ambiente empresarial.

Inovação é uma mudança que gera um padrão de desempenho novo ou superior para a empresa e estratégia como a capacidade de alinhar esforços de um time para a implementação de uma iniciativa. A informação como estratégia central da empresa orienta investimentos, define o foco de pesquisas e de novos desenvolvimentos a partir do ponto de vista do mercado. A intenção é a criação de valor para o negócio, enquanto a estratégia ordena e disciplina as condições necessárias para se chegar lá. Se a inovação é estratégia da empresa não importa onde ela se origina, se vem estimulada de dentro ou de fora da empresa, todos se sentem co-responsáveis em sustentar uma posição de líder e brigam por isso com afinco, dando o melhor de si, dotados com autonomia, paixão e imaginação em tudo que fazem.

Cada vez mais ficou a produtividade do indivíduo dependente de sua capacidade de incorporar novas teorias e conceitos na escola. Novos termos surgiram para caracterizar a época em que vivemos e a nova postura exigida de parte das organizações e dos indivíduos: sociedade do conhecimento, gestão do conhecimento, trabalhador do conhecimento, e outros equivalentes.

A vantagem da pioneira em inovação é chegar à frente dos concorrentes e assegurar uma condição de monopólio temporário, com o benefício de atingir maior margem de lucratividade aos acionistas. Muitas indústrias se beneficiam dessa condição, mas não conseguem sustentar a posição por muito tempo. Vivem de um lançamento inovador que lhes garante boa margem e se esquecem de buscar contínuas inovações incrementais ou radicais que reinventariam as bases de competição para se manterem na frente. Seja qual for à posição adotada é preciso evitar os picos e vales de lucratividade, assegurando maior estabilidade aos processos empresariais.

Enfim, a busca pela eficiência e eficácia, ou seja, a satisfação e fidelidade dos clientes é o grande objetivo que as organizações almejam alcançar, no entanto mudanças no ambiente empresarial marcado pela constante incerteza têm levado várias empresas a repensarem seus recursos organizacionais. Nesse contexto, a informação uma nova forma de a empresa estar á frente das novas necessidades impostas pelo ambiente empresarial, ajudando diversas organizações a alavancarem o desempenho de seus colaboradores e tornando a empresa eficiente e eficaz para vencer a competitividade do mundo globalizado em que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com