TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 1 - PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Dissertações: ETAPA 1 - PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

2.1 Tipos de Planejamento

2.1.1 Planejamento Estratégico

O Planejamento preparado e organizado em todos os níveis da empresa, seguindo uma determinada hierarquia, sendo:

Planejamento Estratégico é realizado a nível institucional, compreendendo a organização em sua totalidade, onde os dirigentes desenvolvem estratégias voltadas para o sucesso da empresa. Como este projeto é voltado para o futuro e não se pode dizer com certeza o que acontecerá, os dirigentes precisam ter bom discernimento e intuição aguçada para, ao verificarem as dificuldade e oportunidades, reunir o máximo de informações necessárias para que a empresa possa alcançar seus objetivos.

O Planejamento estratégico tem sua projeção sempre em longo prazo, e, dependendo da dimensão do investimento, poderá chegar a até mesmo 20 anos. É um processo de tomada de decisões continuadas considerando as mudanças frequentes no ambiente e os prováveis problemas. Desta forma, os dirigentes podem tomar decisões mais concretas e embasadas.

Este planejamento é distribuído aos setores intermediários da empresa na forma de planos táticos, os quais são novamente distribuídos na forma de outros planos operacionais, com detalhamento das tarefas que deverão ser executadas.

Para que o planejamento estratégico seja formulado de forma positiva, é necessário que a organização tenha em mente a determinação dos seus objetivos, que faça estudo do ambiente externo, verificar melhores alternativas, elaborar, criar o planejamento, implementar e executar e por fim analisar os resultados através de, por exemplo, indicadores.

O balanced scorecard (BSC) é importante sistema de avaliação da organização que compreende dados de perspectivas financeiras, do cliente, dos processos internos, do aprendizado e do crescimento.

2.1.2 Planejamento Tático

Após a elaboração do Planejamento estratégico pelos níveis mais altos, este é implementado nos demais níveis da empresa para que as tarefas sejam executadas. Porém, como a linguagem e a postura é diferenciada no nível operacional, o intermediário tem como função “traduzir” as decisões e transformá-las de modo que o operacional possa ter melhor entendimento para desempenhar as tarefas de forma positiva a fim de obter êxito e bons resultados.

O Planejamento Tático baseia-se no planejamento estratégico, porém com prazos menores, geralmente durante o ano fiscal, com duração de 12 meses, realizado de forma ininterrupta e contínua pelos gerentes e executivos da organização, a nível de departamentos ou unidade de negócio da organização. Está sempre voltado para o futuro, sendo esta a maior preocupação, determinando, orientando, dando racionalidade ao processo decisório, eliminando assim as incertezas na tomada de decisões.

Analisa criteriosamente, dentre as várias alternativas, aquela que mais se encaixa para que seu curso de ação esteja alinhado de forma adequada, sempre tendo como pensamento o resultado futuro.

Considera a empresa em sua totalidade e deve ser flexível, agindo de acordo com as modificações internas e externas. À medida que o planejamento é realizado, pode ser mensurado e avaliado de forma a criar-se novos planejamentos mais arrojados e seguros.

Para que o Planejamento Tático seja executado de forma eficaz, é necessário que as atividades de todos os órgãos da empresa estejam alinhadas, integradas e tenham a mesma visão para alcançar os objetivos.

As diferenças de maior importância são: nível de decisões, dimensionada a médio prazo, as decisões abrangem todos os níveis da empresa.

No Processo decisório, o administrador deve estar constantemente atento às mudanças cotidianas, decide quem deve executar as tarefas, como, quando e onde devem ser feitas, considerando que as atitudes tomadas no presente poderão refletir de forma considerável no futuro da empresa. Tomar boas ações e planejamento no presente significa garantia de um futuro melhor. Os elementos principais no processo decisório incluem o tomador de decisão, que pode ser constituído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com