TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 2 Processos Administrativos

Trabalho Universitário: Etapa 2 Processos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 4

PASSO 02

A atuação do Administrador na gestão da organização

Durante a maior parte da vida dos seres humanos, os mesmos fazem parte de organizações que são formadas por um grupo que trabalham em conjunto com um objetivo comum.

E todas as organizações têm líderes ou administradores com a responsabilidade de ajudá-las a alcançar tais objetivos, pois sem uma administração, e que ela seja eficaz, é provável que a organização fracasse (STONER; FREEMAN, 1999). Independente de qual setor a empresa esteja inserido ela necessita de rumo, alvos e caminhos para obtê-los. Necessita de alguém, no caso o administrador, para direcioná-la focando suas estratégias e corrigindo possíveis desvios.

A tendência a organizar ou a colaborar em relacionamentos interdependentes está intrínseca a natureza humana. Mesmo a organização sugerindo unificar e coordenar atividades de pessoas ou subgrupos, certo grau de conflito é inevitável. A tarefa da administração é unir os diversos elementos, cooperadores e conflitantes, em um empenho total da organização (KAST; ROSENZWEIG, 1992).

Qualquer que seja o caminho escolhido para conseguir o resultado é necessário administrá-lo, planejar ações, organizar processos e insumos, liderar equipe para trabalhar unida e controlar as atividades para manter na linha correta. Conforme Mescon, Albert e Khedouri (1985 apud STONER; FREEMAN, 1999, p. 5), “a administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos”. Deste modo, é o processo de assumir e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.

As organizações necessitam da ajuda de gestores para realizar o processo de administrar e ser eficaz. “O principal motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas” (MAXIMIANO, 2002, p. 28).

O grupo de pessoas é o principal recurso das organizações, utilizado para atingir resultado e além das pessoas, segundo Maximiano (2000, p.92), as “organizações empregam dinheiro, tempo, espaço e recursos materiais como instalações, máquinas, móveis e equipamentos”.

A demarcação do papel do administrador favorece a empresa na definição real das atividades desenvolvidas pelo gestor dentro da organização, uma vez que na atualidade as decisões são executadas intuitivamente na maioria das empresas, sendo elas públicas ou privadas.

As organizações são importantes e exercem influência tanto para os colaboradores que nela trabalham quanto para a sociedade onde ela está inserida, isso porque, de acordo com Daft (2003), reúnem recursos para realizar metas específicas, produzem mercadorias e serviços que os clientes desejam a preços competitivos, procuram técnicas inovadoras de produzir e distribuir com mais eficiência, criam tendência para inovação, refletindo o desejo de aperfeiçoamento. As organizações adaptam-se e influenciam um ambiente em rápida mutação, criam valor para seus proprietários, clientes e funcionários, acomodam constantes desafios da diversidade, lidam com preocupação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com