TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: gestão de recursos humanos

Seminário: ATPS: gestão de recursos humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Seminário  •  2.693 Palavras (11 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Pólo de Lauro de Freitas-BA

Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Gestão De Pessoas

3° Semestre

Lauro de Freitas/BA

2013.1

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Pólo de Lauro de Freitas-BA

ACADÊMICOS:

Rosane Lacerda

Cristina Miranda

Osvaldo de Souza

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Processos Gerenciais, do curso de TRH no turno noturno, da Universidade Anhanguera-UNIDERP, ministrado pelo professor EAD Dante Bonetti, Tutor Presencial Patrick Pallos.

Lauro de Freitas/BA

2013.1

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo buscar práticas para agregar do capital humano da empresa “TNL Contax S.A.”, no que diz respeito a sua valorização, onde foram ressaltados os fundamentais pontos fortes e fracos da mesma.

Com base nesta análise, após o diagnóstico serão oferecidas sugestões de melhorias para busca do crescimento e desenvolvimento do capital humano dentro da empresa utilizando-se dos conhecimentos adquiridos na disciplina Gestão de Pessoas.

GESTÃO DE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES.

Segundo Fisher e Fleury (1998) gestão de pessoas seria: “conjunto de políticas e praticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”

Já para Chiavenatto (2004) "O contexto gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações”.

Sendo que ambas precisam uma da outra, pois as pessoas querem ter estabilidade e sucesso pessoal, e as organizações precisam das pessoas para ter boa produção e bom atendimento ao cliente.

A gestão tem como seus objetivos: Ajudar a organização a alcançar e realizar seus objetivos, proporcionar competitividade, ter empregados bem treinados e motivados, desenvolver e manter a qualidade de vida.

Passo3: relatório com paralelo entre o filme e a moderna gestão de pessoas. (tempos modernos)

O filme Tempos Modernos retrata a vida urbana nos EUA após a crise de 1929, naquela época a “grande depressão”- quebra da bolsa- atingiu a economia do país levando ao desemprego grande parte da população. Carlitos, o personagem central vivido por Chaplin, consegue um emprego em uma indústria, onde trabalha de forma continua diante de uma esteira, numa linha de montagem. O filme faz uma critica a “modernidade”, o operário é envolvido pelo poder do capital que gera o trabalho alienante.

Em outra parte o filme relata sobre a desigualdade entre pobres e ricos estes representando a classe dominante que explora o proletariado para manter, entre outras coisas, seu conforto e diversão. Por conta desta temática, a mesma sociedade que explora o proletariado, banca conforto e diversão para as classes dominantes. Por conta desta temática o longa-metragem chegou a ser proibido em alguns lugares como Alemanha e Itália, pois foi considerado socialista.

Naquela época o filme já apontava a questão do capital ter certo domínio sobre o funcionário, e retratava a insatisfação dos operários com aquela situação. Nesse contexto, Carlitos é equivocadamente considerado um líder grevista e é preso.

A gestão de pessoas visa coordenar, a cooperação dos seus funcionários para alcançar os objetivos da empresa. Administrar significa estar atenta a transformação, aos avanços tecnológicos, ás novas organizações, ou seja, o mundo globalizado influencia neste processo de mudanças e passa a exigir mais rapidez (agilidade) dos gerentes.

A mudança é um aspecto essencial de criatividade e inovação nas organizações de hoje, a mudança esta em toda parte: nas organizações, pessoas, clientes, nos produtos e serviços, na tecnologia. “A mudança representa a principal característica dos tempos modernos.” (Chiavenatto 1999, p.406)

Não adianta somente investir em equipamentos, é preciso também treinar os funcionários, e cuidar deles. O filme trata de uma critica a industrialização utilizando cenas de descaso com o ser humano, é um constante movimento de máquinas, homens, governo, buscando atingir lucros a qualquer custo. Mostram como os operários eram tratados no passado, como peças de máquinas. Com o passar dos tempos os trabalhadores organizaram-se e passaram a exigir condições melhores de trabalho. Em uma sociedade marcada pela mudança com vários protestos e movimentos de greve, os sindicatos foram surgindo para defender os trabalhadores e nesse contexto as leis que visam a proteção, bem estar e segurança dos mesmos começaram a ser criados, buscando fazer com que as organizações respeitem mais os colaboradores, e os colaboradores venham a ser trabalhadores mais satisfeitos, e por isso, mais eficientes.

REFERENCIAS:

Gestão de pessoas: mudanças e exigências de mercado e sua influencia sobre o colaborador dentro da organização.

À moderna gestão de pessoas.

1) Qual é o nome fantasia da empresa?

TNL Contax S.A.

2) Qual é o segmento que a empresa atua?

Serviços de call center / contact center

3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com