TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATRAÇÃO, RETENÇÃO DE TALENTOS E ANÁLISE DA APLICABILIDADE NAS EMPRESAS

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

TATHIANA MONTEIRO GIGANTE PEREIRA

ATRAÇÃO, RETENÇÃO DE TALENTOS E ANÁLISE DA APLICABILIDADE NAS EMPRESAS

Rio de Janeiro

2019


TATHIANA MONTEIRO GIGANTE PEREIRA

ATRAÇÃO, RETENÇÃO DE TALENTOS E ANÁLISE DA APLICABILIDADE NAS EMPRESAS

Trabalho da Disciplina Recrutamento e seleção, como requisito parcial para aprovação na disciplina

Professor: Shirley Rafaela Oliveira Gomes

Rio de Janeiro

2019

        SUMÁRIO        

1    INTRODUÇÃO        4

2    ATRAÇÃO DE TALENTOS        4

3    RETENÇÃO DE TALENTOS E APLICAÇÃO NAS EMPRESAS        .4

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        6


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar como o processo de atração e retenção de talentos interfere e integra a engrenagem de qualquer empresa. Este processo é parte fundamental para todas as empresas que desejam se destacar no mercado de trabalho, que é tão dinâmico. Após entender a sistemática e importância dessas ferramentas prosseguiremos para a análise na prática e veremos como é possível investir em pessoas desde a captação de recursos como a sua manutenção.

2 ATRAÇÃO DE TALENTOS

        

        A atração de talentos consiste em uma série de fatores que combinados imprimem o perfil do candidato ideal para a vaga e os objetivos da empresa. O início do processo que consiste na divulgação da posição para o público interno ou externo, precisa ser claro e objetivo. As informações das atribuições, dos benefícios e estrutura da empresa quando é de fácil leitura e interpretação, consegue atrair talentos que nem estejam procurando emprego, especificamente.

        A estruturação sólida de uma equipe de recrutamento aumenta as chances de que o candidato certo seja atraído para a vaga, reduzindo, assim, a taxa de turnover que gera tantos custos para a empresa. A atração e retenção de talentos estão interligadas, pois, de nada adiantaria atrair um talento sabendo que em pouco tempo seja provável que deixe a companhia. Dito isto, podemos constatar que o investimento na etapa de atração é tão importante quanto as demais a que sucedem. Vejamos a seguir o detalhamento da etapa seguinte.

3 RETENÇÃO DE TALENTOS E APLICAÇÃO NAS EMPRESAS

        Passada a etapa de identificação do talento, é necessário criar e manter um ambiente favorável para que não haja o desejo de sair, de migrar para outra companhia.

        Existem algumas formas de colocar isso em prática, como exemplo podemos citar a estratégia de Employer Branding, que é o marketing que as empresas utilizam para que seja percebida no mercado como um lugar que emprega e retém seus talentos, fazendo com que mais pessoas tenham vontade de trabalhar nela. É uma forma eficaz de consolidar seu nome como uma empresa que muitos desejam trabalhar, gerando engajamento, um sentimento de pertencimento que faz com que os próprios colaboradores atuem como promotores naturais deste processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com