TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO FINAL – TÓPICOS AVANÇADOS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  29/5/2020  •  Dissertação  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

ROSEANE LOPES SANTIAGO– RA 160981 - ADM 8

AVALIÇÃO FINAL – TÓPICOS AVANÇADOS DA ADMNISTRAÇÃO

PROF. RENATO DE SOUZA SANTOS

Mudanças no cenário empresarial causadas pela pandemia

O Brasil é um país que vem sofrendo turbulências econômicas faz algum tempo, e logo quando os empresários viam a “luz no fim do túnel”, nos deparamos com uma pandemia a nível mundial causada pela COVID-19, uma crise econômica e sanitária que afeta principalmente o médio e pequeno empreendedor brasileiro.

Com isto, o mundo precisou se reorganizar, como se estivesse trabalhando em um cenário de guerra e aqui no Brasil a coisa não está sendo diferente. Diante desse cenário de crise mundial, as relações brasileiras com o exterior começam a se fechar e as empresas precisam diminuir ou até parar a sua operação para garantir o bem-estar do funcionário e o governo precisa se mexer para garantir que as pessoas e empresas não entrem em falência total.

Vários setores foram prontamente prejudicados, mas a pandemia aqui no Brasil nos forçou a olhar como o governo é ineficiente na questão empresarial, mas o lado bom foi como vimos a necessidade de adaptação das empresas em ambientes voláteis. Para isso, os empresários precisaram se reinventar e se adaptar às regras do jogo. Segundo (ROBERT, 2006) é importante haver o alinhamento interno por parte do individuo com sua visão, missão e valores.

Para que isso ocorra, primeiramente as empresas precisam entender seu modelo de negócio e os demais existentes, pois pode ser que seja necessário adaptações ou mudanças extremas conforme o setor, para continuar em pé diante do cenário atual, após isso, analisar quais recursos serão necessários e princialmente olhar como usar a inovação e tecnologia a seu favor, um ótimo case de sucesso disso são as lives de artistas, que nada mais é que a adaptação do setor de eventos e shows para o momento atual, visando se manter em pé até o final do túnel. Além disso, muitas empresas que conseguiram se precaver diante de cenários pessimistas, mas não veem outra solução a não ser parar as atividades, estão utilizando a folga do seu caixa financeiro como forma de estratégia no cenário de pandemia.

As empresas que não puderam fechar as portas ou parar, precisaram e precisam se adequar as normas de saúde, como distanciamento de colaboradores e clientes, fornecer máscaras, alcool em gel, adquirir um padrão de limpeza mais rigoroso, revezar turnos e diminuir escalas, enfim, fornecer os insumos necessários para que as pessoas continuem trabalhando com o máximo de segurança. Já as empresas maiores e que sua operação não exige tanto contato com o cliente, teve que mudar servidor para nuvem, e fornecer os recursos necessários para que as pessoas conseguissem trabalhar de casa em home office, uma modalidade de trabalho que sofria tanta resistencia teve que ser empregada de forma rápida.

Analisando todo esse cenário, conseguimos identificar como as capacidades dinâmicas e o estudo sobre elas auxiliam e direcionam as ações dos empresários para que ajam com sabedoria em ambientes de mudanças rápidas e drásticas como a pandemia proprociona e deste viés, tirar soluções estratégicas para se manter no mercado. Cada empresa está atuando de um jeito.

Quando olhamos um mundo pós COVID – 19 o que podemos prever no cenário empresarial do país é um grande aprendizado e um lugar que vai precisar se adaptar urgentemente as mudanças ocasionadas pelo processo. As previões precisarão ser reanalizadas, a contratação de profissionais e especialistas será mais necessária que nunca a maior do que tudo isso, será a identificação do que realmente é o processo de criação de valor de uma empresa e de vantagem competitiva, provavalmente muito mais voltados também as questões sustentáveis e de cidadania. Haverá setores que voltarão mais fortes e esses empresários já estão se preparando hoje para isso, mas outros que precisarão se reinventar. O que os empresários brasileiros levam como lição de casa com apandemia, é que o que vimos e aprendemos em conceitos teóricos da administração clássica preciam ser moldados á atualidade e princialmente, aprender a questionar, exigir um governo mais eficaz economicamente e se preparar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com