TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abecedário da Educação Infantil

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.764 Palavras (20 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 20

Polo: Cruz Alta

Professora: Sheila Fagundes Goularte

Disciplina: Seminário Integrador  lV.

Acadêmicos: Maria Rodrigues da Rosa

Data: 18.10.2013.

Trabalho: Abecedário da Educação Infantil

ABECEDÁRIO  DA  EDUCAÇÃO  INFÁNTIL

[pic 1]ateliermilcores.blogspot.com

INTRODUÇÃO:

A criança e a Educação Infantil

O abecedário explica através das palavras o desenvolvimento da criança na educação infantil, mostra como está distribuído seu espaço tempo, rotina usando sempre a afetividade que é muito importante para o processo de ensino aprendizagem, onde estimula à capacidade de desenvolver, uma criança tratada com amor será uma criança mais feliz e realizada. A importância do brincar e das brincadeiras para o desenvolvimento da criança, mostra que a brincadeira é um fenômeno de cultura que estimula a capacidade da criança respeitar regras, ativa a criatividade, que o cuidar e o educar são essencial para o desenvolvimento e mostra a importância da família junto à criança na educação infantil, a valorização da infância que é a melhora fase da vida da criança, conservar a ingenuidade de ser criança. Outro fator muito importante são os jogos pedagógicos como uma atividade espontânea no desenvolvimento da criança, a importância da literatura infantil que desenvolve a imaginação, emoções, e sentimentos de uma forma prazerosa na vida da criança, a musica também faz parte do desenvolvimento infantil tem um papel muito importante no processo de construção do conhecimento. A importância de uma alimentação saudável e bem balanceada, e o teatro como um importante recurso didático pedagógico para o desenvolvimento da criança, e as tecnologias não poderia ficar de fora, a importância, às vantagens, desvantagem na vida da criança a necessidade de ter sempre por perto um adulto que saiba lidar com as tecnologias para assessorar a criança.

A – Afetividade na Educação Infantil

A Educação Infantil é uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano no que tange aos aspectos de desenvolvimento intelectual, emocional, social e motor da criança, e, por essa razão a escola que oferta essa modalidade de ensino organizar-se num ambiente estimulante, educativo, seguro e afetivo, com profissionais qualificados para acompanhar as crianças nesse processo de descoberta e conhecimento, propiciando uma base sólida para seu desenvolvimento, formando crianças que consigam desenvolver suas habilidades e competências de modo a aprender a pensar, a refletir e a ter autonomia, tornando-as participantes ativos no processo de construção do conhecimento.

A afetividade é um dos fatores que colaboram para o sucesso do processo de ensino aprendizagem, assim, o tema “Afetividade na Educação Infantil” apresenta-se como algo de extrema relevância no ambiente educacional, pois a afetividade estimula a capacidade de desenvolver o conhecimento voltado para o conhecer e o aprender, de maneira que vão os vínculos e aprendizados vão construindo-se a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. Sabemos que o sentido da aprendizagem é único e particular na vida de cada um, pois o desenvolvimento da aprendizagem é um processo contínuo e a afetividade possui um papel imprescindível nesse processo de desenvolvimento do aluno, uma vez que a ausência de uma educação, que deixa de abordar a emoção (aspectos afetivos) em sala de aula e na família, poderá ocasionar prejuízos incalculáveis no desenvolvimento cognitivo dessa criança. Baseando-se nesses conceitos, podemos dizer que a afetividade constitui um domínio funcional tão importante para a vida social e emocional de um indivíduo que mostra a revelação de carinho ou cuidado que se pode se ter com alguém íntimo e querido, permitindo assim ao ser humano demonstrar os seus sentimentos e emoções a outro ser, sendo um laço criado entre os seres humanos para representar a amizade mais aprofundada. Podemos ressaltar que na Educação Infantil, qualquer aprendizagem está intimamente ligada à vida afetiva, por isso não cabe à escola diminuir esta vida afetiva, mas sim ampliá-la e fortalecê-la, criando um ambiente sócio afetivo saudável para esses pequenos seres em formação.  ( Márcia Camila Souza de Amorim Elaine Cristina Navarro2).

[pic 2]

ultimosegundo.ig.com.br

B -  Brincadeiras e brinquedos nos espaços escolares

Na opinião de Borba (2006), a significativa produção teórica já acumulada afirmando a importância da brincadeira na constituição dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem não foi capaz de modificar as ideias e práticas que reduzem o brincar a uma atividade à parte, paralela, de menos importância no contexto da formação escolar da criança. Por outro lado, podemos identificar hoje um discurso generalizado em torno da “importância do brincar”, presente não apenas na mídia e na publicidade produzidas para a infância como também nos programas, propostas e práticas educativas institucionais.

Como ressalta a referida autora, tanto a dimensão científica quanto a dimensão cultural e artística deveriam estar contemplados nas nossas práticas junto às crianças, mas para isso é preciso que as rotinas, as grades de horários, a organização dos conteúdos e das atividades abram espaço para que possamos, junto com as crianças, brincar e produzir cultura.

 A autora destaca ainda, que a brincadeira está entre as atividades frequentemente avaliadas por nós como tempo perdido e que essa visão é fruto da ideia de que a brincadeira é uma atividade oposta ao trabalho, sendo por isso menos importante, uma vez que não se vincula ao mundo produtivo, não gera resultados. (LUZIA MARIA RODRIGUES).

 Segundo Wajskop (1999), a brincadeira é uma forma de comportamento social, que se destaca da atividade do trabalho e do ritmo da vida, reconstruindo-os para compreendê-los segundo uma lógica própria, circunscrito e organizado no tempo e no espaço.

A afinidade da brincadeira infantil com a natureza da própria criança tem reconhecimento histórico, por isso, vem sendo tema de inúmeras pesquisas e estudos ao longo dos anos. É interessante destacar que em todas as concepções teóricas sobre o desenvolvimento e educação da criança pequena e na literatura em geral, a brincadeira aparece como um importante recurso na construção de conhecimentos e desenvolvimento integral. A brincadeira é a atividade que faz parte do cotidiano de qualquer criança, independente do local onde vive dos recursos disponíveis, do grupo social e da cultura da qual faça parte, todas as crianças brincam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com