TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem dos Fundamentos da Administração com Análise de Conceitos e dos Seus Antecedentes Históricos.

Por:   •  4/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................05

2.1 Etapa 1...................................................................................................05

2.1.1 Passo 4....................................................................................05

2.2 Etapa 2...................................................................................................07

2.2.1 Passo 2....................................................................................07

2.2.2 Passo 3....................................................................................08

3 CONCLUSÃO......................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho teve como finalidade a prática das teorias aplicadas na forma de administrar. Pesquisamos e estudamos seus diversos conceitos, desde a antiguidade, e chegamos a um pensamento conjunto em relação a como a Administração se apresenta para nós.

Entendemos também sua evolução e a forma como as empresas atuais agregam valores a suas instituições por meio da implantação de fundamentos deixados pelos principais nomes.

Após isso, aplicamos nossos conhecimentos na elaboração de um plano para melhorias de uma empresa fictícia, a padaria Q Pão, que apresenta vários problemas na sua estrutura em geral.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Etapa 1

Abordagem dos fundamentos da administração, com análise de conceitos e dos seus antecedentes históricos.

2.1.1 Passo 4

O conceito da administração é muito abrangente, podendo assumir diversos significados, todos girando sempre em torno da direção e/ou gestão. Mas a administração é uma ciência que envolve negócios, pessoas ou recursos. Basicamente com os seres humanos, tem como objetivo capacitá-los, para que efetivem suas forças e tornem irrelevantes suas fraquezas. Fundamentando-se em princípios e normas que buscam alcançar metas.

O ensino da administração esteve sempre associado à busca de um melhor desempenho através do treinamento sistemático.

Desde o século passado percebe-se a presença da administração, abaixo relacionamo-la em três eras do século XX:

Era Clássica1900 – 1950: Inicio da Industrialização; Estabilidade; Pouca mudança; Previsibilidade; Regularidade e certeza; Administração Científica; Teoria Clássica; Relações Humanas; Teoria da Burocracia.

Era Neoclássica1950 – 1990: Desenvolvimento Industrial; Aumento da mudança; Fim da previsibilidade; Necessidade de inovação; Teoria Neoclássica; Teoria Estruturalista; Teoria Comportamental; Teoria de Sistemas; Teoria da Contingência.

Era da Informação após 1990: Tecnologia da Informação; Globalização; Ênfase nos serviços; Aceleração da mudança; Imprevisibilidade; Instabilidade e incerteza; Ênfase na Produtividade, Qualidade, Competitividade, Cliente, e Globalização.

Muitos foram os pensadores, cada qual, tendo em vista sua época, seus recursos, seus anseios e suas necessidades, desenvolveram trabalhos e teorias a respeito de vários temas. Fayol, Taylor e Ford foram estudiosos que se destacaram por diversos motivos. Fayol (1841-1925) realizou seus trabalhos basicamente na mesma época de Taylor. Dentro do seu estudo estão os cinco elementos do processo administrativo: planejamento, organização, direção, coordenação e controle, utilizados até hoje. Taylor (1856-1917) estava preocupado com a produtividade das fábricas e para tanto desenvolveu um estudo no qual seu objetivo principal era aumentar a produtividade dos operários. Para tanto, deteve-se no estudo dos tempos e movimentos dos trabalhadores em suas atividades, a especialização de tarefas e criou um novo sistema de pagamento de salários. Henry Ford I (1863-1917) ficou famoso por volta de 1914 quando, em sua linha de montagem, elevou o salário mínimo dos operários e projetou um carro com o mais baixo preço entre seus concorrentes, buscou também uma produção mais rápida e com menor custo.

Outro fator que permitiu o surgimento da teoria administrativa foi a Revolução Industrial. Por volta de 1870 ela já estava encaminhada. Os métodos de trabalho envolviam a participação do trabalhador em apenas uma etapa do produto acabado, em oposição ao velho modo no qual ele era responsável pelo produto total. O novo ambiente criou a divisão do trabalho e a necessidade da gestão de pessoas no cenário organizacional. Nota-se que desde os primórdios da história a gestão de pessoas ajuda no auxílio à organização e direção do trabalho em grupo, como nas ações políticas, militares, econômicas, organizações governamentais e religiosas. Esse é um dos exemplos que podemos citar, onde a Revolução ampliou a forma de agir da população.

Vemos que a Revolução Industrial foi muito importante para a administração, pois até hoje as indústrias estão inovando, aprimorando e modificando sua maneira de pensar, trabalhar e agir. Os grandes empresários e administradores sempre procuram um meio de se adaptar ao mercado.

2.2 Etapa 2

A evolução das escolas clássicas, conhecendo as ideias desenvolvidas para administrar grandes empresas.

2.2.1 Passo 2

“Principais semelhanças e diferenças entre o estresse vivido pelo personagem do filme Tempos Modernos e o estresse que nós vivemos atualmente.”

O filme relata a época da Revolução Industrial, onde os empregados eram obrigados a trabalhar em jornadas extensas, com condições repetitivas. O trabalhador acabava se tornando um escravo da sua função. Tempos Modernos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com