TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem humanística da Administração

Por:   •  28/8/2018  •  Resenha  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Curso: Administração

Disciplina: Fundamentos da Administração

Aluno: Thiago Gomes Santos

Resenha Critica

Vídeo: O Sócio

Conteúdo: Abordagem humanística da Administração

        

          Uma analise descritiva é o que se apresenta a seguir, cuja fonte foi da serie O Sócio transmitida pelo canal History, aonde o empresário Marcus Lemunis tem uma ideia muito simples: o bilionário percorre os Estados Unidos salvando pequenas empresas da falência. Após conhecer os donos e a maneira como gerenciam seus negócios, faz uma oferta para se tornar sócio do empreendimento. Se fecharem o acordo, ele assina um cheque diante das câmeras e assume controle total para consertar e mudar tudo que achar necessário, desde a posição de uma linha de montagem, passando pela renovação de equipamento e podendo culminar até mesmo com a troca do nome do produto. Ao tentar reerguer as empresas ele fala sobre os três pontos importantes para o sucesso de um negócio que são pessoas, processos e produtos e enfatiza que o principal motivo das empresas irem à falência são as pessoas.

No episodio inicial, Marcus tem o desafio de salvar da falência uma revendedora de carros chamada Car Cash, uma empresa que foi passada de pai para filhos e está há dias para fechar as portas e os atuais donos que são dois irmãos, Jon e Andrew, não sabem o que fazer para salvar sua fonte de renda.

Lemunis começou a fazer uma analise sobre as principais mudanças a serem feitas na empresa, e de inicio notou que existem diferenças individuais entre os irmãos, que é algo que vem prejudicando a tomada de certas decisões, uma delas é sobre a publicidade da empresa, onde os irmãos discordam de como deve ser feita, gerando assim um custo altíssimo para o caixa da empresa, que já possui muitas despesas, o que coloca mais pressão nos negócios. A carência de uma boa administração ocasionou na falta de capital do estabelecimento, gerando uma das grandes preocupações, pois assim ele não pode comprar a mercadoria para revendê-la, e ao procurar a raiz desse problema, o empresário notou que a falta de capital da empresa vem da deficiência do conhecimento de Jon ao negociar a compra e venda do produto, Marcus desenvolve alternativas para a resolução desse problema e se depara com o desafio: dar-lhe com a compreensão tardia do sócio, que por sua vez demora de entender que as propostas de Lemunis são necessárias para que a empresa volte a dar lucros. Outra situação difícil de resolver foi o excesso de confiança de Jon que atribuía toda responsabilidade das tarefas da empresa para o mesmo, não as dividindo com o irmão e se negando a aceitar até mesmo mudanças visuais para o estabelecimento, mudanças estas que são de extrema necessidade, pois o visual de uma empresa diz muito sobre ela.

Em todo o episodio é notável e digno de admiração o conhecimento e os meios que Lemunis usa para fazer com que Jon e Andrew mudem sua maneira de administrar o negocio, após ter conhecimento de todo o sistema da empresa, ele foca em mudanças internas e externas, passando a mudar desde a maneira de comprar mercadoria até a forma de abordagem ao cliente, apontado os principais erros e dando soluções para todos. Marcus também soube lhe dar com as diferenças pessoais dos irmãos, dividindo as tarefas e os convencendo de seus lugares e funções na empresa, gerando assim mais conforto e autoconfiança nas realizações de seus deveres. Após colocarem em pratica a nova maneira de gestão da empresa, os irmãos conseguem reerguer o negocio, e em pouco mais de um ano conseguem também já abrir uma segunda Car Cash, usando a primeira como base. Pode-se tirar varias lições disso tudo, uma delas é que para ter uma empresa saudável, você deve ter um plano de negocio bem estruturado e após coloca- ló em pratica, fiscalizar e melhora-lo cada vez mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (164.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com