TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem neoclassica da administração

Artigo: Abordagem neoclassica da administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

ABORDAGEM NEOCLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Depois da segunda guerra mundial no inicio a década de 1950, houve grandes mudanças e aumento no desenvolvimento industrial e econômico.

Com o surgimento da tecnologia precisava-se mudar o conceito na organização. Apesar de muitas criticas sobre a teoria administrativa nenhuma abordagem foi substituída por outra, foi sempre relacionado uma com a outra.

A abordagem neoclássica é nada mais do que a abordagem clássica de forma atualizada e direcionada aos conflitos organizacionais, a teoria clássica nunca foi esquecida apenas ampliada, revista e melhorada por Taylor e Fayol.

Taylor e Fayol desenvolveram os primeiros fundamentos da teoria, onde se iniciou a moda da administração.

Os fundamentos da teoria neoclássica são: planejar, organizar, dirigir e controlar, onde precisa se apoiar em princípios básicos e universais para orientar a conduta dos administradores.

A abordagem neoclássica identifica as funções do administrador e dela tira os principais fundamentos da pratica da administração.

A teoria neoclássica é denominada escola operacional ou escola do processo administrativo por sua visão da administração como processos diferenciados de funções administrativas.

A teoria clássica tinha foco na estrutura organizacional e a administração cientifica na qualidade da força de trabalho e especialização do nível operário, a teoria neoclássica trata dessas duas situações com a departamentalização.

A departamentalização já era constituída no regime militar, a teoria clássica apenas agrupou os conceitos de departamentalização.

Na departamentalização há dois tipos de especialização: vertical e horizontal. A especialização vertical se baseia em aumento de nível hierárquico quando se tem a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia, se faz um desdobramento da autoridade. A especialização horizontal é a necessidade , quando verificada, de aumentar a perícia, a eficiência e a qualidade do trabalho em si.

A departamentalização tem uma tendência incrível em aumentar o organograma horizontalmente, proporcionando oportunidade no nível hierárquico, criando vários departamentos. É um meio de se obter igualdade nas tarefas em cada setor. Os principais tipos de departamentalização são: por funções, por produtos ou serviços, por localização geográfica, por clientes, por fases do processo, por projetos.

Departamentalização tem como o objetivo de agrupar departamentos ou divisões.

Na teoria neoclássica o foco era trabalhar e executar, mais o conceito foi mudado para produzir resultados para empresa, conquistar a eficiência e eficácia, foi a partir desse ponto que surgiu a administração por objetivo.

Com a administração por objetivo surge a necessidade de equilibrar os objetivos, as participações, a auto-avaliação e autocontrole para gerenciamento rápido, obtendo mais lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com