TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DA ABORDAGEM NEOCLÁSSICA, SUAS PRECURSORAS E ANALISE DA TEORIA DA BUROCRACIA.

Por:   •  21/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.215 Palavras (17 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

FACUDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO

ANALISE DA ABORDAGEM NEÓCLASSICA, SUAS PRECURSSORAS E ANALISE DA TEORIA DA BUROCRACIA.

MANAUS – AM

2014

DAIN CASTRO MARINHO

ANALISE DA ABORDAGEM NEÓCLASSICA, SUAS PRECURSSORAS E ANALISE DA TEORIA DA BUROCRACIA.

Trabalho desenvolvido para a disciplina de TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, como parte da avaliação referente ao 1° Período.

                                                                                               Professor: Jose Cardoso

MANAUS – AM

2014

INTRODUÇÃO

        No inicio da década de 1950, a teoria administrativa passou por um período de intensa remodelação. A Segunda Guerra Mundial já havia acabado e o mundo passou a experimentar um notável surto de desenvolvimento industrial e econômico sem precedentes. Em outras palavras, o mundo das organizações ingressou em uma etapa de grandes mudanças e transformações. Com o surgimento da televisão, do motor a jato e o esboço das telecomunicações, o mundo organizacional já não seria mais o mesmo. As repercussões sobre a teoria administrativa não tardaram a acontecer.

        A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Em outros termos, a Teoria Neoclássica representa a Teoria Clássica colocada em um novo figurino e dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas. A abordagem neoclássica consiste primeiro, em identificar as funções do administrador e, em seguida, destilar delas os princípios fundamentais da prática da Administração.

        Enquanto que, a Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração por volta da década de 1940. A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. O presente trabalho tende a tratar a respeito da abordagem neoclássica, seus precursores, bem como a teoria da burocracia, utilizando metodologicamente a pesquisa, pois nos permite analisar livros e documentos publicados. Enfatizando diferentes tópicos no decorrer dos capítulos.

2 DECORRENCIAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA: TIPOS DE ORGANIZAÇÃO

        Uma das características da Teoria Clássica foi à demasiada ênfase dada à estrutura, ou seja, à organização formal. Os autores clássicos restringiram-se aos aspectos formais da organização, como divisão do trabalho, especialização, hierarquia, autoridade, responsabilidade, coordenação etc. Todos esses aspectos formais foram abordados pelos autores clássicos em termos normativos e prescritivos, em função dos interesses da organização e no sentido de alcançar a máxima eficiência. Abordaremos a seguir os seguintes tipos de organização, organização Linear, Funcional e Linha – staff.

2.1 ORGANIZAÇÃO LINEAR

        Constitui características marcantemente hierárquica, dada sua origem nos antigos exércitos. É o tipo estrutural de organização mais simples e antiga, é típico de pequenas empresas. Tem como principal característica o autoritarismo do superior sobre o subordinado.  A comunicação é feita através de cargos ou órgãos especificados no organograma. As decisões nesse modelo estrutural são tomadas pelos componentes do topo da pirâmide (corpo administrativo).

          Os aspectos positivos da organização linear são observados no modo simples de como a mesma funciona. Cada responsabilidade é devidamente delimitada, portanto de fácil implementação e que torna este modelo extremamente estável graças à centralização das decisões. É ideal para pequenas empresas pelos óbvios motivos já citados. Já os pontos negativos mostram-se evidentes na rigidez e inflexibilidade deste modelo, o que dificulta as inovações da organização às novas situações e desafios. A multiplicação do conhecimento torna-se relativamente escasso devido à pressuposição de que a chefia detém a todo o saber.

          A administração torna-se obsoleta em relação a outros modelos estruturais, uma vez que a chefia fica sobrecarregada de responsabilidades, o que impede sua especialização. A comunicação torna-se ineficaz, demorada e ate distorcida, de acordo com o crescimento da empresa, devido ao longo trajeto decorrido do topo da pirâmide administrativa ate a sua base.

2.2 ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL

        Pode ser definida como organização baseada no conhecimento, pois a “hierarquia” se da de acordo com a especialização de cada individuo, porem esta só ocorre em assuntos relacionados à especialidade de cada um, ou seja, autoridade é parcial.

          A comunicação relativamente flexível, pois é feita sem necessidade de intermediação. As decisões são delegadas aos cargos ou órgãos que possuem o conhecimento necessário para melhor implementa-las, ou seja o conhecimento de cada individuo promove as decisões.

  Como se pode observar a especialização nesse modelo organizacional possui estrema ênfase. Além das vantagens citadas, é importante frisar que cada cargo ou órgão focado somente em sua especialidade gera crescimento em sua produtividade, a supervisão técnica é eficaz, pois cada órgão ou cargo responde a experts em sua especialização. Porem como pontos negativos podem citar relativa perda de autoridade do comando. Ocorre a chamada subordinação múltipla, ou seja, o subordinado se reporta funcionalmente a muitos superiores, e nem sempre ao superior mais indicado, levando a perda de tempo e confusões.

         Os especialistas tendem a ver outros especialistas de sua área como concorrentes, gerando relativa perda de visão no foco da empresa. Isso também gera inevitáveis conflitos entre estes especialistas. Por fim não é um modelo tido como indicável devido aos problemas de coordenação de controle, além da previsível confusão de autoridade.

2.3 ORGANIZAÇÃO LINHA – STAFF

        É o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir a sua desvantagem. Alguns autores o denominam organização do tipo hierárquico-consultivo. Na organização linha-staff, há características do tipo linear e do tipo funcional, reunidas para proporcionarem um tipo organizacional mais completo e complexo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (252.5 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com