TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario Abordagem Neoclassica

Trabalho Escolar: Seminario Abordagem Neoclassica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 11

A Abordagem Neoclássica

Origem

A Teoria Neoclássica da Administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração. A teoria tem como principal referência Peter Drucker, mas também inclui um grupo amplo de autores como William Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.

Apesar da influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa, os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de subsistir.

Apesar de todas as críticas aos postulados clássicos e aos novos enfoques da organização, verifica-se que os princípios de administração, a departamentalização, a racionalização do trabalho, a estruturação linear ou funcional, enfim, a abordagem

clássica, nunca fora totalmente substituída por outra abordagem, sem que alguma coisa fosse mantida. Todas as teorias administrativas se assentaram na Teoria Clássica, seja como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente.

Fundamentos Da Abordagem Neoclássica

A abordagem Neoclássica fundamenta-se na Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. Ela baseia-se nos seguintes fundamentos:

1. A administração é um processo operacional composto de funções como

planejamento, organização, direção e controle;

2. Como a Administração envolve uma variedade de situações organizacionais, ela

precisa fundamentar-se em princípios básicos que tenham valores preditivos.

3. Os princípios de Administração, a exemplo dos princípios das ciências lógicas e

físicas, são necessários e verdadeiros.

4. A cultura e o universo físico afetam o meio ambiente do administrador. Como

ciência ou técnica, a teoria da Administração não precisa abarcar todo o

conhecimento para poder servir de fundamentação científica dos princípios de

Administração.

Características da Teoria Neoclássica

As principais características Teoria Neoclássica são as seguintes:

1. Ênfase na Prática da Administração;

2. Reafirmação dos postulados clássicos;

3. Ênfase nos princípios gerais de administração

4. Ênfase nos objetivos e nos resultados

5. Ecletismo nos conceitos

1.Ênfase na Prática da Administração

Os autores neoclássicos procuram desenvolver seus conceitos de forma prática, utilizável, visando principalmente a ação administrativa, também objetivando resultados concretos e mensuráveis.

2.Reafirmação dos postulados clássicos

Como uma reação à influência das ciências do comportamento no campo da Administração, os Neoclássicos retomam os aspectos da Teoria Clássica adaptando-os a uma nova realidade de acordo com a conjuntura da época.

3.Ênfase nos princípios gerais de administração

Os princípios gerais como: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar são apresentados e discutidos como comuns a todo e qualquer tipo de empreendimento humano, e enfatizado como as funções do administrador.

4.Ênfase nos objetivos e resultados

É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser estruturada, dimensionada e orientada. Contrapondo a Teoria Clássica que preconizava a máxima eficiência, a Teoria Neoclássica busca a eficiência ótima através da eficácia.

5. Ecletismo nos conceitos

Embora se baseiem na teoria Clássica os autores neoclássicos são ecléticos, absorvendo o conteúdo de todas as outras teorias administrativas mais recentes. Devido a esse ecletismo, a Teoria Neoclássica se afigura como uma Teoria Clássica atualizada dentro do figurino eclético que define a formação do administrador na metade final do século XX.

Aspectos Administrativos Comuns às organizações

Todas as instituições são organizações e têm uma dimensão administrativa comum. Drucker salienta que há três aspectos principais nas organizações:

1.Quanto aos objetivos:

Elas são meios para o alcance de objetivos. Todas elas são diferentes em seus objetivos.

2. Quanto à administração:

Todas elas exigem uma reunião de muitas pessoas que devem atuar em conjunto e se integrar em um empreendimento comum.Todas elas exigem uma estrutura e uma administração.

3.Quanto ao desempenho organizacional:

Todas elas exigem eficiência e eficácia no desempenho.

Administração como Técnica Social

Para os autores neoclássicos, a Administração consiste em orientar, dirigir e

controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. E o bom

administrador é, naturalmente, aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivo com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras atividades úteis.

A administração é uma atividade generalizada e essencial a todo esforço humano coletivo em qualquer tipo de organização. O homem cada vez mais necessita cooperar com outros homens para atingir seus objetivos: nesse sentido, a

Administração é basicamente a coordenação de atividades grupais.

Um dos fenômenos marcantes do século atual é o surgimento de uma sociedade de organizações. Nessa sociedade as tarefas importantes estão sendo confiadas a grandes instituições, como o governo, a universidade, o sindicato, a empresa, etc. Essa sociedade de organizações tende a um pluralismo de objetivos, a uma diversidade de instituições e a uma difusão do poder. Essas organizações agem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com