TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Academico

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.354 Palavras (10 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 10

1.1 PROBLEMA

Com as diversas mudanças nas organizações e novas empresas no mercado, há um aumento frequente na competividade, fazendo com que as empresas busquem se diferenciar e destacar no mercado, desta maneira, acabam cobrando cada vez mais dos colaboradores, colocando pressão para ter bons resultados.

De acordo com Guest (1979, pág. 76):

Um processo pelo qual organização tenta revelar o potencial tenta revelar o potencial criativo de seu pessoal, envolvendo-o em decisões que o afetam em seu trabalho. Uma característica marcante do processo é que seus objetivos não são simplesmente extrínsecos, focando melhoria da produtividade e eficiência em si; eles também são intrínsecos no que diz respeito ao que o trabalhador vê como fins de autor realização e auto engrandecimento.

Haja visto que por conta da pressão ocasionada pela busca dos resultados positivos deliberada aos colaboradores, as empresas se preocupam com o bem estar dos mesmos, para que se mantenham motivados e empenhados com o desenvolvimento das tarefas designadas na empresa. Portanto, é prioridade oferecer e manter a qualidade de vida e motivacional no ambiente de trabalho que, irá identificar as necessidades de cada colaborador para o bem estar físico, social e psicológico.

A organização está buscando cada vez mais por programas que mantenham a motivação dos colaboradores no ambiente de trabalho, adotando abordagens para melhorar a qualidade de vida nas empresas e fora do ambiente de trabalho.

Segundo Zanelli e Borges – Andrade e Bastos (2004, pág. 130), ‘’ A premissa é a de que altos níveis de motivação são capazes de melhorar o desempenho e garantir ganhos de produtividade. ’’

O sucesso das empresas depende do bom desempenho dos colaboradores, e para que este desempenho seja satisfatório é necessário que o colaborador esteja motivado para desenvolver as tarefas distribuídas entre os setores das organizações, para contribuir com crescimento e desenvolvimento da organização.

O planejamento da qualidade de vida no trabalho, QVT está relacionado com a visão positiva do bem estar dos colaboradores, nas organizações.

Os métodos utilizados pelas empresas são programas motivacionais e Qualidade de Vida no Trabalho – QVT, mais isto depende muito da cultura organizacional, porque cada empresa já possui seus costumes, valores, influenciando o modo de vida organizacional.

Como a empresa pode investir em relação ao ambiente de repouso para os funcionários que estão horários de almoço, para melhorar o ambiente motivacional?

1.2 OBJETIVO GERAL

Analisar a motivação da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Avaliar a partir de um diagnóstico qual o nível de qualidade de vida no trabalho que necessitam de mais atenção na empresa;

 Levantar os problemas referente a motivação.

• Explicar o nível de satisfação do empregado em relação á saúde, moral, compensação, participação.

1.5 JUSTIFICATIVA

O tema qualidade de vida no trabalho e motivação no ambiente de trabalho é uma preocupação crescente em por parte de todas as empresas que buscam ser altamente competitivas em mercados cada vez mais globalizados.

De acordo com Kondo (1989, pag. 3) afirma que “Qualquer que seja o trabalho que esteja considerado motivar as pessoas que estão envolvidas é uma das mais e importantes politicas e condições fundamental para que possamos atingir nossos objetivos”. Se as pessoas envolvidas numa tarefa tiverem realmente motivações, ira passar por cima de qualquer dificuldade.

Trist (1975), apud Rodrigues (2001, pag. 75), diz que a QVT “é de fundamental importância para as organizações, tanto dos países desenvolvidos, como dos países em desenvolvimento”. As empresas serão bem sucedidas ao atingirem a satisfação dos seus colaboradores, pois não se obtém a satisfação dos clientes com funcionários desmotivados e insatisfeitos.

Para Bergamini (1991, pag. 23) diz, ‘’Passe-se a perceber que cada um só trás de alguma forma, dentro de si, suas próprias motivações; Aquilo que mais interessas, então é encontrar e adotar recursos organizacionais capazes de não sufocar as forças motivacionais inerentes às próprias pessoas’’.

Nadler & Lawler (1983), apud Rodrigues (2001, pag. 75), acrescentam que a QVT “é a grande esperança das organizações, para atingirem altos níveis de produtividade, sem esquecer a Motivação e Satisfação do indivíduo”.

Hackman e Lawler (1971) apud Sant’Anna e Anderson de Souza (201, pag. 11) explica que ‘’ Entendem a qualidade de vida no trabalho como um instrumento que visa tornar os cargos mais produtivos e satisfatórios e por meio do enriquecimento do mesmo aumentar os níveis de motivação e bem estar dos trabalhadores’’. A qualidade de vida no trabalho é considerada indispensável à produtividade e à competitividade, para à sobrevivência para toda e qualquer empresa.

Já Rodrigues (2001, pag. 76), afirma que a QVT “tem sido uma preocupação do homem, desde o início de sua existência. Com outros títulos, em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer Satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de sua tarefa”.

Fernandes e Gutierrez (1998) apud Loimongi-França (2003, pag. 34)

Qualidade de Vida no Trabalho é afetada ainda por questões comportamentais que dizem respeito às necessidades humanas e aos tipos de comportamentos individuais no ambiente de trabalho de alta importância, como entre outro, variedade, identidade de tarefa e retro informação.

A pesquisa ira ser feita em uma empresa de Segurança e Saúde Ocupacional, ira ser realizados pesquisas qualitativas e quantitativas no ambiente de trabalho para verificações dos problemas observados na organização.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 QUALIDADES DE VIDA NO TRABALHO

De acordo com Rodrigues (1994, p.76 e 93),

A qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem estar ao trabalhador na execução de sua tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com