TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Academico

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 CARACTERIZANDO AS EMPRESAS ENVOLVIDAS, HISTÓRICO DA PARCERIA E OBJETIVOS PARA A CAMPANHA ......................................................

2.1.1 TEMAS PRESENTES NO CASO        

3 CONCLUSÃO _        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Vamos estudar sobre Marketing, caracterizando a empresa envolvida o Grupo VIT que é representante da MTV com suas enumeras ações.


  1. DESENVOLVIMENTO

Antes da existência da mídia escrita e televisionada, a forma mais eficiente que ainda é de bastante utilidade é a famosa propaganda “boca-a-boca”, um método simples e eficaz. Com o tempo e com a criação das mídias via Televisão e Radio a propaganda  deu um enorme salto, atingindo todos os lugares e pessoas ao mesmo tempo. Através da propaganda Empresarial já existente chegou-se a criação do Marketing Social que, através dos Serviços de Utilidades Públicas (SUP) se tornou de grande importância e eficiência para todas as empresas. Os Serviços de Utilidades Públicas (SUP) tratam varios assuntos, como educação, fome, drogas, violência e educação no trânsito, assunto este abordado neste estudo de caso que envolve o Grupo VIT, representante da MTV no Rio Grande do Sul, e o DETRAN-RS.

  1. CARACTERIZANDO AS EMPRESAS ENVOLVIDAS, HISTÓRICO DA PARCERIA E OBJETIVOS PARA A CAMPANHA.

O principal personagem é o Grupo VIT que é representante da MTV, emissora de televisão no Rio Grande do Sul e que atende ao segmento de entretenimento e também o DETRAN-RS, órgão máximo de trânsito no Estado do Rio Grande do Sul. Entre as duas empresas havia uma parceria exitosa ligada a campanhas de segurança no trânsito ocorrida nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006, rendendo a MTV-RS no ano de 2006 o troféu Regional Sul Categoria Imprensa no 16º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito. Os objetivos identificados para as campanhas pelo Grupo VIT eram o transito seguro e formas de evitar acidentes, sabendo desses objetivos o Grupo VIT tinha que mostrar aos seus clientes que o investimento em marketing dá retorno, estudar enumeras formas para que seu Marketing cause um  impacto estrondoso na sociedade e que atinja principalmente o publico alvo, sabendo que seu orçamento é curto.

  1. Temas presentes no caso

  1.  O que é orçamento público e como ele é elaborado; Orçamento público é um instrumento de planejamento e execução das Finanças públicas. Na atualidade o conceito está intimamente ligado à previsão das Receitas e fixação das Despesas públicas. No Brasil, sua natureza jurídica é considerada como sendo de lei em sentido formal, apenas. Isso guarda relação com o caráter meramente autorizativo das despesas públicas ali previstas. O orçamento contem estimativa das receitas e autorização para realização de despesas da administração pública direta e indireta em um determinado exercício.
  1. Conhecendo um pouco da Assembleia Legislativa: como foi possível ver, a nova campanha a ser elaborada pelo Grupo VIT possui certas restrições orçamentárias impostas pela Assembleia Legislativa - RS. Mas o que sabemos sobre a Assembleia Legislativa? A Assembleia Legislativa de cada estado é representante direta do Poder Legislativo do próprio estado através dos Deputados estaduais. Sua competência é de dar posse ao Governador e Vice-Governador do estado, julgar as contas e crimes de responsabilidades do executivo estadual, garantir o cumprimento da constituição estadual e federal e votar projetos de leis vindos do Governador e seus deputados.
  1. Verba limitada obriga um novo rumo nas campanhas; devido a cortes orçamentais, as verbas escassas do governo obrigaram o Grupo VIT, a produzir novas campanhas com baixo custo para não perder o investimento do Estado, levando em consideração  outros projetos. Sabendo que outras Empresas ansiavam pela verba fazendo novas propagandas com custo menores sem perder a qualidade.
  2. Tempo escasso, pro atividade e decisões rápidas; pouco tempo, este era um dos obstáculos a serem enfrentados no desenvolvimento da campanha e que levou a MTV a agir de forma rápida, reanalisando as campanhas anteriores e mostrando para o cliente o que poderia ser proposto para a nova campanha baseada nos indicadores de medição de sucesso da campanha realizando uma pesquisa sobre a mensuração de resultados de campanhas ligadas a causas sociais.
  1. A MTV reagiu numa boa a ideia de desenvolver algo novo, sabendo desenvolver algo rápido com o tema Transito seguro.
  1. Através de um documento contendo informações sobre ocorrências de acidente de transito e suas consequências as pessoas envolvidas e aos cofres públicos foi possível mostrar ao cliente formas de mensurar os problemas. Já em relação a mostrar como os investimentos valiam a pena, a empresa constou no documento dados que mostravam as ferramentas de marketing como grandes auxiliares na melhoria do bem estar, que a mídia pode influenciar no comportamento das pessoas quanto ao uso das vias além de questões ligadas a segurança no trânsito.
  1. Os indicadores ajudaram a mostrar ao cliente formas de divulgação eficazes e baratas que ao mesmo tempo prenderam a atenção do cliente e a ajudaram a superar a pressão dos outros órgãos do governo.
  1. Politicas públicas é um conjunto de ações e decisões do governo voltadas para a solução de problemas sociais, promovendo o bem-estar social e o interesse público.
  1. Fazem parte das ferramentas de marketing as campanhas publicitárias, a propaganda de segurança pública, o conteúdo editorial da imprensa, filmes e novelas da televisão. Essas ferramentas podem ser utilizadas para a melhoria do bem-estar social devido a imagens positivas mostrando o comportamento desejado, podem ajudar a salvar vidas no trânsito.

 

  1. As ferramentas de marketing podem ser utilizadas para a melhoria do bem-estar social. E essa é inclusive uma responsabilidade dos profissionais de marketing.

  1. Enquanto ligado a causas sociais, o marketing pode agir sobre ideias, e essas ideias podem ajudar de maneira positiva no bem-estar social, ensinando e educando através de situações cotidianas, mas que as pessoas não costumam a dar muita importância.

  1. Alguns desafios enfrentados pelos profissionais de marketing na divulgação de meios educacionais são estradas inadequadas, falta de controle rigoroso das medidas de segurança e carros que circulam sem autorização. Também são problemas encontrados situações indesejadas, ainda que com boa intenção de educação e que podem ter um resultado oposto, fixando-se o comportamento negativo em que recebe a mensagem. Enquanto ligado a causas sociais, o marketing pode agir sobre ideias, e os profissionais desta área estão constantemente às voltas com a promoção de conceitos como “amigos não deixam amigos dirigirem alcoolizados” e “a vida em primeiro lugar”.
  1. A mídia se tornou uma grande ferramenta de utilidade pública já que como vivemos em um mundo integrado digitalmente. Hoje em dia podemos ver em vídeos na internet as consequências de muitos atos imprudentes derivados do comportamento de pessoas sem qualquer noção ou educação no trânsito. Também é possível ver em propagandas atos imprudentes tanto quanto atos de prudência.
  1. Às vezes é possível ver em filmes e novelas cenas em que mostram as consequências de atos imprudentes cometidos por alguns condutores ou até mesmo a mobilização de alguns personagens em campanhas para ajudar as pessoas a se conscientizarem da necessidade de uma boa educação no trânsito e conhecimento das consequências dos atos de imprudência.
  1. Empresas públicas são órgãos e instituições dos Estados voltados para gerir os interesses coletivos em prol do bem-estar social e que pode ser feita através da administração direta ou indireta. Administração direta são órgãos que integram as pessoas políticas dos Estados ( União, estados, Distrito federal e municípios) que tem a competência, de forma centralizada, de atividades administrativas. Já a Administração indireta são empresas que vinculadas a administração direta que de forma descentralizada tem a competência para o exercício de atividades administrativas.
  1. Antes de fazer a campanha o Grupo VIT realizou uma pesquisa de mensuração de resultados de campanhas ligadas a causas sociais apontando algumas formas mais comuns, sendo elas:

- Conceito da campanha: Através de um grupo de discussão entre 7 e 10 pessoas mediadas por profissionais de marketing ou psicologia.

- Propaganda boca-a-boca: Feita por telespectadores em uma sala de bate-papo on-line, depoimentos na mídia ou site da MTV. Uma boa opção por se basear em depoimentos espontâneos das pessoas.

- Grau de lembrança: Pesquisa do tipo levantamento onde é entrevistado uma quantidade significativa de pessoas que representa o público alvo afim de mensurar o grau de lembrança dos entrevistados em relação a campanha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com