TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidentes que Podem vir Acontecer em um Meio Ambiente de Trabalho Inadequado

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 4

Como proposto o trabalho, foi pesquisado sobre possíveis acidentes que podem vir acontecer em um meio ambiente de trabalho inadequado, e é possível afirmar que nenhum trabalhador sairá totalmente isento de riscos. Podemos citar duas atividades com um nível bem elevado de risco como, atividades insalubres e periculosas.

As atividades insalubres são operações que obtém fortes circunstâncias prejudicais a saúde, assim colocando o trabalhador acima de seus limites de tolerância. Como por exemplo exposição ao calor por horas, locais com muita umidade que exige que o trabalhador opere em locais encharcados, atividades envolvendo produtos químicos, níveis de ruídos excessivo, entre outros.

Já as periculosas são atividades perigosas que estão dentro da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, no caso operações que expõem os trabalhadores a um contato com substancias inflamáveis, como por exemplo, frentista de posto de gasolina, profissionais que atuam no setor de energia elétrica, contato com explosivos e substancias radioativas, entre outros. No entanto, o trabalhador que executa essas funções de alto risco tem total proteção legal da legislação trabalhista, regulamentada por lei, mas mesmo assim expõe o trabalhador a danos à saúde e gera alguns pontos negativos a empresa. A baixa produtividade é uma delas, o trabalhador cria um receio em operar, pois sabe da gravidade que o ambiente em si oferece, em relação a possíveis acidentes. Outro aspecto que afeta a empresa é quando o funcionário sofre um acidente de trabalho e tem que se afastar por um tempo indeterminado, além de perder um funcionário, a empresa se responsabiliza por dar conta dos custos por 15 dias na ausência do funcionário, depois desse período todo o assegurado da Previdência Social tem direito ao auxílio doença do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Em relação as empresas sobre o Direitos Humanos, é fato afirmar que enquanto o Estado estiver protegendo os direitos humanos de seus cidadãos, a empresa tem obrigação de respeita-los sobre qualquer hipótese, independente da realidade política. A empresa deve fornecer também mecanismos efetivos de remediação quando se envolver em violações dos direitos humanos. A melhor estratégia que a empresa pode adotar é envolver as preocupações com os direitos humanos à sua estratégia de negócio, evitando focar somente na gestão de riscos para a imagem da empresa.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Trabalho Decente é um trabalho remunerado, para unificar aspectos qualitativos e quantitativos do progresso social. Podemos dizer que ele é constituído em quatro objetivos estratégicos, como, Liberdade de associação e de organização sindical, Eliminação de formas de trabalho forçado, Abolição do trabalho infantil e a Eliminação de discriminação quando se trata de emprego. A ausência de qualidade no ambiente de trabalho viola a ideia de trabalho decente, e nada mais claro que viola, pois o trabalho decente preza os direitos fundamentais dos trabalhadores, tais como as condições justas e dignas de um ambiente de trabalho.

Gestão de Pessoas nada mais é que o responsável de administrar a empresa em direção aos seus objetivos e metas e também gerir o capital humano. Foi pesquisado os modos de atuação relacionados a Gestão de Pessoas no que diz respeito aos direitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com