TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental - Trabalho de Campo

Por:   •  9/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.720 Palavras (15 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]        [pic 4]

DIRECÇÃO ACADÊMICA

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E GESTÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E AUDITORIA

Exame Normal: Trabalho de Campo

Disciplina: Ecologia e Gestão Ambiental

Tema:

Contabilidade Ambiental Aplicada na Empresas Cimentos de Moçambique

 Trabalho de campo elaborado pela estudante do . Ano: [pic 5]

                                                Discente: Iva Lourenço Armando Mateus

O Tutor: Msc. Gabriel Mandoine

Corrigiu: ______________________

[pic 6]Tete, junho de 2020

IVA LOURENÇO ARMANDO MATEUS

CONTABILIDADE AMBIENTAL APLICADA NA EMPRESAS CIMENTOS DE MOÇAMBIQUE

O Presente trabalho foi feito por estudante do Instituto Superior de Ciências e Educação a Distância de Cursando Contabilidade e Auditória, do 3. Ano, afim de desenvolver um projecto de contabilidade ambiental. Este artigo está estruturado por um levantamento teórico, submetido para a sua aprovação pelo docente da cadeira de Ecologia e Gestão Ambiental, como trabalho de campo.[pic 7]

Orientador: Msc. Gabriel Mandoine

Tete, junho de 2020

"Uma política de ambiente mais restritiva, se bem desenhada, pode trazer vantagens competitivas a longo prazo."

Porter & Van Linden

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar agradecer a Deus todo poderoso pela minha saúde e pela saúde da minha família e amigos.

Registo aqui os meus mais sinceros agradecimentos as pessoas que influenciaram tanto neste trabalho como na minha formação profissional, bem como pessoal ao longo dos últimos anos. Nessas diferentes etapas percorridas, famílias foram sendo criadas e outras foram simplesmente se aproximando, e sou muito grato por ter convivido com todas elas.

Meus agradecimentos aos meus pais, por terem construído uma pessoa com o que haviam de melhor em vocês. Principalmente minha mãe, tudo o que eu disser nunca há de ser tão grande como o bem que ela me quis.

Aos meus queridos irmão que de diversas maneiras possíveis e sempre com muito amor e carinho, me apoiaram nessa e em várias outras conquistas, e proporcionaram imensa contribuição para a realização deste trabalho.

Agradeço aos amigos de sempre por serem os amigos de sempre. Por mais que passe o tempo, por mais que nos afastemos, os amigos de sempre fazem com que vejamos o melhor de nós mesmos, a partir de um simples encontro, ou uma simples recordação.

A todos meus docentes, que sempre se mostraram amigos e preocupados com os nossos interesses, transmitindo seus conhecimentos e legado, meu respeito e eterna gratidão.

A todos vocês, o meu muito obrigado!

RESUMO

A Contabilidade, ciência que estuda e controla o património da empresa com o objectivo de fornecer informações para a tomada de decisões, tem actualmente uma nova função: fornecer dados para a gestão e conservação do meio ambiente.

A Contabilidade Ambiental é o ramo da contabilidade responsável pelo registo das transações das empresas com impacto no meio ambiente. Esta ferramenta destina-se a fornecer informações sobre o uso dos recursos naturais e a poluição originada pela actividade das empresas. A consciencialização da sociedade acerca da problemática ambiental tem levado as empresas a adoptarem uma postura responsável perante o Meio Ambiente, onde as empresas passaram a incorporar as questões ambientais nas suas estratégias, pois, para alcançar a consciência ambiental exige uma análise da situação económica e do desempenho ambiental da empresa.

Foi desenvolvida uma metodologia para a Contabilidade Ambiental de forma a empresa incluir a informação ambiental no seu sistema contabilístico. Inicialmente analisaram-se os gastos e rendimentos ambientais actualmente levantados e quantificados pela empresa.

Palavras – Chave: Contabilidade ambiental, Sociedade Cimentos de Moçambique, Gestão ambiental.

 

ABSTRACT

Accounting, a science that studies and controls the company's assets in order to provide information for decision-making, currently has a new function: providing data for the management and conservation of the environment.

Environmental Accounting is the branch of accounting responsible for recording the transactions of companies with an impact on the environment. This tool is intended to provide information on the use of natural resources and the pollution caused by the activity of companies. The awareness of society about the environmental issue has led companies to adopt a responsible attitude towards the Environment, where companies have started to incorporate environmental issues in their strategies, because to achieve environmental awareness it requires an analysis of the economic situation and the company's environmental performance.

A methodology for Environmental Accounting was developed in order for the company to include environmental information in its accounting system. Initially, the environmental expenses and income currently raised and quantified by the company were analyzed.

Keywords: Environmental accounting, Sociedade Cimentos de Moçambique, Environmental management.

 

Índice

1.        Introdução        1

1.1.        Contextualização do problema        1

1.2.        Objectivos        1

1.3.        Metodologias        2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (198.8 Kb)   docx (578.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com