TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm de Pessoas em Uma Varejista

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.962 Palavras (16 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 16

Fundação Getulio Vargas

 

 

 

 

 

 

 

Administração de Pessoas

 

 

 

 

 

 

Gabriel Fahel

Leonardo Almeida

Rodolfo Vieira Puglia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rio de Janeiro

2018

 

Sumário

1.        Introdução        1

2.        Análise de Contexto        1

2.2) Ambientes Institucionais        2

2.2.2) Ambiente Institucional Informal        3

2.3) Incerteza institucional e contrato        4

2.4) Fatores críticos da indústria        5

3.        Modelo de Gestão        5

4.        Estratégia de Gestão de Pessoas        9

5.        Conclusão        13

6.        Referências        13

  1. Introdução

O presente trabalho tem como objeto de estudo a Cultura Inglesa, e objetivo de fazer uma análise do contexto na qual está inserida, seguida análise de seu modelo de gestão e por fim uma análise crítica da estratégia de gestão de pessoas da empresa.

Para a análise do contexto em que a empresa está inserida é importante primeiramente diferenciar os conceitos de ambiente institucional formal do informal para depois identificarmos os fatores críticos relacionados a indústria específica.

Já para analisar seu modelo de gestão, buscamos entender quais as estratégias e posicionamentos da empresa perante o mercado e a sociedade, além de estudar a fundo sua filosofia administrativa (missão, visão e valores) e como se dá sua cultura organizacional.

Por fim, para entendermos seu modelo de gestão de pessoas e podermos fazer uma análise crítica deste, buscamos explorar a fundo todo o ciclo de um funcionário da empresa, desde a fase de contratação, desenvolvimento e retenção de pessoas até o estudo do plano de carreiras (remuneração, sistema de incentivos, processo sucessório, etc.).

Vale ressaltar também que o trabalho teve como ferramentas de auxílio o estudo de artigos e notícias referentes à empresa, além de seu site oficial, e principalmente uma entrevista com dois funcionários da Matriz da empresa atuantes na área de Gente e Gestão, que contribuíram fortemente para que a análise dos pilares acima fosse possível.

 

  1. Análise de Contexto

 

2.1) Histórico da empresa

A primeira filial da Cultural Inglesa foi fundada em 1934, no Rio de Janeiro, com o nome de Sociedade Brasileira de Cultura Brasileira, sendo assim, possui mais de 80 anos no mercado de educação inglesa. A empresa está presente em 4 Estados brasileiros, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Rio Grande do Sul e também, encontra-se no Distrito Federal, tendo ao todo um total de cerca de 75 unidades de ensino. Além disso, existe Cultura Inglesa em outros Estados, como os Estados de Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, porém estas outras unidades pertencem a diferentes grupos econômicos, e portanto, não fazem parte da mesma empresa analisada. Recentemente, a companhia foi comprada pelo Gera Venture Capital, fundo de educação, que tem Jorge Paulo Lemann como principal investidor. Dessa forma, a empresa passa por uma série de mudanças em suas estruturas internas, na sua cultura organizacional e também em seus projetos, produtos e serviços, tendo como consequência disto o crescimento de 30% de novas franquias no ano de 2017, havendo um total de 70 mil alunos.

 

2.2) Ambientes Institucionais

2.2.1) Ambiente institucional Formal

Em relação ao quesito legal, ao inaugurar uma unidade de um dos seus produtos físicos (unidades de ensino), Newie, Cultura Spot ou Cultura Inglesa, é necessário que haja por trás disso uma consulta legal junto com as instituições governamentais locais para saber onde é permitido abrir tais unidades ou franquias, bem como, professores qualificados e outros funcionários que necessitam estar regulamentados perante a lei. Além disso, o fator legal impacta, também, em outros produtos que não são os locais de ensino, como a Cultura Inglesa Online, Cult Trip (programa de intercâmbio das escolas) e o Learning Factory (material didático), em que todos precisam estar de acordo com a qualidade proposta em contrato para os seus alunos. Vale ressaltar que os cursos de inglês são considerados “cursos livres”, assim não há controle do Ministério da Educação sobre tais.

Sobre o fator de estado tecnológico, a Cultura Inglesa, bem como, outras instituições de ensino têm investido na tecnologia para ampliar o seu negócio e sua qualidade de ensino dentro de sala de aula. A presença da tecnologia é notada nos serviços como a Cultura Inglesa Online e interação virtual em sala de aula nos demais produtos da companhia, como por exemplo o Newie e a Cultura Spot, dessa maneira, a tecnologia tem uma grande relevância para a firma, fazendo com que ela esteja acompanhando as tendências tecnológicas para este mercado e investindo em profissionais capacitados em trabalhar com estas novas ferramentas.

2.2.2) Ambiente Institucional Informal

Segundo a própria empresa 4% dos brasileiros sabem o básico de inglês e apenas 1% é considerado fluente, desta maneira, observa-se que o mercado para e a capacidade de crescimento da empresa é grande. Além disso, a cultura brasileira mudou em relação à perspectiva da importância sobre o aprendizado de uma língua internacional, como o inglês. Dessa maneira, os colaboradores enxergam chances de crescimento dentro da empresa e da empresa de modo geral, uma vez que esta tendência cultural que está em mudanças vem crescendo cada ano que passa. Na questão da cultural regional, como a companhia está em diferentes estados brasileiros, isto tem relevância sobre o modo de lidar com as pessoas em diferentes Estados, não se pode, por exemplo, coordenar com pessoas de certo Estado como se coordenar em outro, a cultura é diferente, por mais que seja o mesmo país, devido ao tamanho do território do país há muitas diferenças culturais entre regiões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (297.7 Kb)   docx (174.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com