TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm unopar producao de texto individual 3 semestre

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.134 Palavras (13 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.............................................................4

2.1 INFLAÇÃO.............................................................................................................4

2.1.1 TAXA DE JUROS...............................................................................................5

2.1.1.1 TAXA DE CÂMBIO..........................................................................................6

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS NA GESTÃO FINANCEIRA..............7

4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.........................................................................10

5 CONCUSÃO............................................................................................................13

6 REFERÊNCIAS.......................................................................................................14

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho ira tratar de temas relacionados com as disciplinas de Macroeconomia e Microeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Politica e Sociedade e Seminários.

Em Macroeconomia e Microeconomia, com base na realidade atual em que as informações como um todo são apresentadas na mídia e, dessa forma, acabam por afetar também o ambiente de produção, distribuição e comercialização das empresas, buscar-se-á discutir sobre três temas bastante recorrentes, a saber, inflação, taxa de juro e taxa de câmbio, trazendo seus conceitos, exemplos e influencia desses acontecimentos na sociedade do Brasil.

Em métodos quantitativos aplicados em gestão empresarial, levando-se em conta que qualquer pessoa pode ter acesso a um grande numero de informações estatísticas, será tratado dos métodos quantitativos e os conceitos estatísticos que são frequentemente aplicados à gestão empresarial.

 Na disciplina de Ética, Politica e Sociedade, levando-se em conta que a administração passa a ser gerida a partir de um modelo voltado para conquista de consumidores, será tratado dos limites da utilização de estratégias utilizadas para conquista do publico na manutenção de uma gestão ética nas organizações e que tipo de politica deve ser adotada.

Por fim, cabe-se destacar que para a realização do presente trabalho foi realizada uma revisão de literatura sobre os descritos assuntos. A pesquisa abrangeu livros, artigos científicos e busca em sites da internet.

  1. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA:

Todo profissional, em especial o administrador de empresas tem por objetivo o sucesso do negocio, seja quando atua como colaborador, seja em quando exerce suas atividades em seu próprio negocio como empreendedor.

A microeconomia ira fornecer oque e necessário para que as operações das empresas sejam eficientes, na busca por lucro e busca também contribuir para a definição de estratégias e ações que permitirão à empresa obter sucesso.

Já a Macroeconomia estuda a economia de modo geral, analisando a determinação e os níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos, e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo, como por exemplo: o desemprego.

Muitas informações sobre a economia são vistas na mídia e afetam as empresas como um todo. Dentre estes três grandes temas são recorrentes, a saber, inflação, taxa de juros e taxa de câmbio.

  1. INFLAÇÃO

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor do preço. Alguns economistas preferem a definição de que a palavra inflação é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, oque a causa do aumento de preços, como é o caso dos da Escola austríaca.

A inflação pode ser dividida em: Inflação de Demanda, caracterizada pelo excesso de demanda em um determinado setor. Cabe destacar que para que essa inflação seja combatida, será preciso que a politica econômica se baseie em instrumentos que provoquem a procura agregada. Pode ser também Inflação de Custos, a qual é a associada á inflação de oferta, suas principais causas são os aumentos salariais, o aumento do custo de matéria prima e a estrutura de mercado, em que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção. A Inflação Inercial, geralmente, acontece porque as pessoas acreditam que a subida dos preços vai continuar. E, por fim, a Inflação Estrutural, na qual a subida de preços acontece por uma falta de eficiência das infraestruturas envolvidas no processo de produção.

Conforme já foi dito, pode-se verificar a influencia da inflação sobre a economia através da mídia, como por exemplo, a noticia exposta no Portal do Globo, no site do G1, no dia 27/04/2015, em que destaca que: “o mercado prevê mais inflação, queda maior do PIBE inova alta de juros.” Essa noticia informa que a previsão de inflação em 2015 vai a 8,25% e de retração do PIBE para 1,1%, prevendo alta dos juros para 13,25% na semana da sua publicação. Continuando, salienta que, segundo economistas a alta do dólar e dos preços administrados (como telefonia, agua, energia, combustíveis e tarifa de ônibus etc.) pressiona os preços em 2015. Além disso, a Inflação de serviços, impulsionada pelos ganhos reais de salários, segue elevada.

  1. TAXA DE JUROS

Para entender a taxa básica de juros e preciso saber oque juros. Juro e a remuneração cobrada por empréstimo de dinheiro e expresso como um percentual do valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas de juros simples e juros composto. O juro simples refere-se aos juros que produzem um investimento graças ao capital inicial, será igual em todos os períodos de investimento desde que a taxa e prazo não sofram alterações. Já o composto, em contra partida, permite que o juro obtido, sempre que vence o período de investimento sejam não sejam retirados, mais sim repostos e cumulados ao capital principal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com