TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar Produção Textual 1º Semestre

Trabalho Universitário: Unopar Produção Textual 1º Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 7

2. Questões Propostas

2.1 Questão 1

Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais.

Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Resposta

As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, que são comandadas pelo estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade.já os Freelancers, se autoempregam em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.

2.2 Questão 2

Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere-se a extrair resultados de seus colaboradores.

Faça uma pesquisa acerca destas citadas, observem a teoria e os modelos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Resposta

Os líderes de empresas como a Google e o Facebook querem que seus empregados “tenham voz" e tenham discussões flexíveis sobre seus objetivos e como atingi-los.

Dessa forma, seus funcionários conseguem ver e contribuir para a função de liderança. Esta estrutura promove a transparência das empresas.

Os métodos de empresas como as citadas, que trabalham com a atualidade de informações atraem talentos pois ela acredita que é possível crescer e liderar usando uma visão compartilhada por todos. Enquanto a maior parte das empresas usam de um controle burocrático, linear e autoritarista, priorizando hierarquia, a Google e o Facebook permite que seus empregados criem, seus próprios padrões.

Este tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, que inspira boas vontade e orientação. Os empregados da Google e Facebook adoram trabalhar lá, não só por causa de pequenas vantagens como horário flexível, qualidade de vida no trabalho, hierarquia horizontal que se traduz em ter um plano de carreira bem estruturado e políticas de cargos e salários bem definidas e bônus, mas eles amam principalmente o trabalho que vem de sua estrutura interfuncional.

Pode-se concluir que as organizações modernas que querem se manter competitivas nesse mercado acirrado terão que adotar novos modelos de gestão, em que haja flexibilidade nas normas e que considerem as pessoas como parceiras e não como meros recursos.

Hoje em dia, as pessoas são o elemento chave, pois são elas que orientam e direcionam o rumo da empresa. Por isso é essencial ter uma comunicação transparente e uma gestão participativa. O administrador deve agir de acordo com as particulariedades das pessoas, motivando-as através de treinamento e liderando de maneira descentralizada, dando autonomia e aplicando responsabilidades, com objetivo de alcançar resultados para ambos lados.

2.3 Questão 3

Para responder a questão 3 leia os fragmentos a seguir que foram retirados do texto.

a) São Paulo- Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países[...]

b)[...]Segundo a consultoria americana Elance,que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países,a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3milhão apenas no ultimo ano.

c)[...]Mas so nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas- o equivalente a um terço da força de trabalho americana - dedicam-se a trabalhos independentes,segundo o Freelancers Union,sindicato desses profissionais no pais. Na Alemanha,apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.

d) [...] "Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão",afirma Carolina Azevedo,executiva da empresa de recrutamento Michael Page.

e) A americana Robert Half e a inglesa Michael Page trouxeram o serviço para o Brasil há cerca de três anos,e a procura só aumenta. "Esse segmento,que responde pela maior parte da receita global,já equivale a 20% de nosso faturamento no Brasil",diz Fernando Mantovani,diretor do escritório brasileiro da Robert Half,que hoje tem 200 profissionais contratados por empresas brasileiras nesse sistema.[...]

A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens "D" e "E" temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

Resposta

a) Identifica-se o uso de dados numéricos para poder dar respaldar à frase, caracterizando o uso do recurso quantitativo.

b) O autor identifica uma instituição dando respaldo ao texto, caracterizando o uso de voz de autoridade.

c) Como no item “b”, o autor identifica uma instituição de renome para dar credibilidade ao texto, caracterizando o uso de voz de autoridade.

d) O uso de aspas identifica uma citação (discurso direto) de Carolina Azevedo, caracterizando o uso de voz de autoridade.

e) Como no item “d”, há o uso de aspas identificando a voz de Fernando Mantovani, caracterizando o uso de voz de autoridade.

2.4 Questão 4

O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio para ficar” que são os freelancers. O texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa, restringindo-se a um último parágrafo sobre uma insatisfação pontual por parte dos trabalhadores.

Estabeleça um olhar crítico sobre esta situação e discorra sobre a seguinte questão: Quais sãos as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário?

- Não faça uma simples listas das vantagens e desvantagens, mas discorra sobre cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com