TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Admin projetos

Por:   •  5/4/2015  •  Monografia  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

 REGENERAÇÃO DO
SULFATO DE ALUMÍNIO DE LODOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUAS

SILVANO, Rodrigo Viana; SOARES, Matheus Silva; Nunes, Marcelo Jorge; MELLO, SANTOS, Sarah Gabriela; CALDEIRA, Cintia Letícia.

Universidade de Uberaba, Instituto de Formação de Educadores, Departamento de Química, Campus Aeroporto, Avenida Nenê Sabino, 1801, Bairro Universitário, CEP 38055-500, Uberaba – MG, Brasil.

RESUMO

Palavra chave:

ABSTRACT

.

Keyword:

1 - INTRODUÇÃO

Questões ambientais estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. A preocupação com o tratamento adequado e a destinação correta dos resíduos, tornou-se nos últimos tempos um grande desafio para o homem visto que a geração de resíduos vem crescendo a cada dia.

Um recurso natural que ganhou destaque neste ultimo ano foi o nosso recurso hídrico disponível. No ultimo ano, principalmente em muitas regiões do sudeste, este recurso ficou muito escasso diante do período de seca muito extensa e da falta de investimento no setor. Isso causou grande transtorno para a população, pois, o abastecimento foi prejudicado em grande parte do Brasil.

A água é uma substância essencial para a vida na Terra. Sem ela, não existiria a vida tal qual a conhecemos, pois os organismos de todos os animais e de todos os vegetais são constituídos por grandes porcentagens de água (COSTA, 2011).

Para que a água seja disponibilizada para consumo humano, ou seja, potável é necessário que ela passe por tratamento específico. Trata-se de uma sequência de operações que consistem em melhorar suas características organolépticas, físicas, químicas e bacteriológicas(SAAE- São Mateus).

Segundo COSTA 2011, no tratamento de água temos basicamente estas etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, cloração, fluoretação e distribuição para a população.

Na coagulação o primeiro produto químico que entrará em contato com a água é um coagulante, Sulfato de Alumínio. Seu objetivo é aglomerar as partículas para que, aderindo umas às outras, formem flocos(CESAN). Para que as partículas possam ser removidas por sedimentação, e, assim clarificar a água que, geralmente na alimentação possui uma cor barrenta e.

E, é na fase de coagulação que o nosso projeto se encaixa, pois, nele temos o uso de Sulfato de Alumínio para aglomerar partículas. O nosso objetivo será regenerar este sulfato, que está presente no lodo de Estações de Tratamento de Água (ETA’s), com o uso de reagentes à nível de bancada.

Devido ao conteúdo elevado de metais e sólidos, a disposição deste lodo têm se mostrado extremamente danosa ao meio ambiente e aos seres vivos(BARRETO; BRANDÃO; GONÇALVES, 1999). A disposição do lodo oriundo de Estações de Tratamento de Água é de suma importância, pois, esta é uma etapa crucial no processo de tratamento de águas, uma vez que consome significativa fração do orçamento da produção de água para abastecimento público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com