TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao DESENVOLVIMENTO

Seminário: Administracao DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Seminário  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

2 DESENVOLVIMENTO

Como todos nós sabemos o homem é produzido pelo meio social em que se insere, no entanto o mesmo também é capaz de modificá-lo. Sabemos que nos reunimos em grupos de acordo com nossas afinidades e valores, formamos grupos para suprir nossas necessidades, por medo, para nos sentirmos vivos. Em cada grupo que formamos transmitimos os nossos valores, nossa idéias, nossos pensamentos e conseqüentemente adquirimos esses mesmos valores dos outros integrantes dos grupos. E, mesmo quando estamos sozinhos, estamos nos preocupando sobre o que o grupo acha ou pensa de determinadas atitudes nossas.

E, por estarmos sempre em convívio com outras pessoas, constantemente estamos passando por processos de negociação, onde sempre nossa maior vontade é de vencer.

A negociação é uma constante em nossas vidas, ela ocorre nos mais diversos planos da vida de um indivíduo, a nível pessoal, econômica, social e organizacional. Trata-se do processo através do qual as partes que se encontram em disputa tentam alcançar uma decisão conjunta nos assuntos em questão. A negociação faz parte do nosso dia-a-dia: O comprador negocia com o vendedor, os trabalhadores e a administração de uma empresa negociam as condições de prestação de serviços, um jovem negocia a sua hora de regresso a casa. A necessidade de negociar está presente no nosso dia-a-dia podendo surgir a qualquer momento. Apesar das negociações se realizarem diariamente não é fácil fazê-las bem, onde as estratégias conhecidas de negociação podem deixar as pessoas insatisfeitas, exaustas ou indiferentes.

Dentro de um ambiente organizacional cada vez mais competitivo, onde para se manter estável e digamos produtivo, fazendo parte da gama de empresas que se consolidam e crescem dentro deste mesmo ambiente é preciso que cada vez mais as organizações busquem técnicas e ferramentas administrativas que lhes permitam tal feito. E negociar de forma eficaz e eficiente é essencial para se chegar a este objetivo.

Segundo URY, W. (1991) negociação é:

“um processo de mútua comunicação destinado a conseguir um acordo com outros, quando existem alguns interesses compartilhados e outros opostos”.

SCHOONMARKER, A (1989) diz que:

“As negociações, são métodos para se chegar a um acordo com elementos tanto cooperativos como competitivos. O elemento cooperativo resulta do desejo de ambas as partes de chegar para chegar a um acordo mutuamente satisfatório”.

Negociação pode ser considerada um processo interativo de comunicação que pode ocorrer sempre que você queira algo de alguém ou alguém queira algo de você.

Dessa forma podemos perceber o quão importante tornou-se esse processo em nossas vidas, em qualquer momento que ela ocorra.

A negociação como um processo sistêmico traz a possibilidade de identificar com clareza os possíveis elementos que influenciam e causam impacto sobre uma negociação.

Realizar a negociação de modo sistêmico é buscar conhecer todos os passos e etapas que compõem esse processo, analisando todas as variáveis envolvidas para posteriormente ter-se uma idéia, uma interpretação melhor de todo o processo.

Essa forma sistêmica de negociação está cada vez mais sendo usada pelas organizações como forma de aprimorar e melhorar suas negociações e conseguir a eficácia e eficiência desejada, visto que neste cenário altamente competitivo não se pode perder ou falhar em qualquer que seja a situação.

O processo de negociação de forma sistêmica é útil pois permite ao negociador analisar todas as variáveis envolvidas e através delas alcançar o sucesso. Esse processo é composto de entradas onde o negociador tem a possibilidade de analisar a negociação em si, definir os pontos que serão abordados, qual será a sua estratégia de atuação, como será a sua forma de atuação, realizando um levantamento desses pontos o negociador pode melhor se preparar para iniciar todo o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com