TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração DESENVOLVIMENTO

Ensaio: Administração DESENVOLVIMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Ensaio  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 QUESTÃO 1

a) Apresente no mínimo 05 benefícios que a contabilidade pode proporcionar a gestão empresarial.

- Um desempenho satisfatório através de controles e métodos que são de vital importância para a sobrevivência da empresa.

- Torna a empresa capaz, produtiva e assegura a prosperidade da mesma.

- Planeja, organiza direciona e controla os processos administrativos das empresas.

- Cuida do patrimônio, fazendo com que a empresa determine os melhores métodos para que o resultado seja sempre positivo.

- Projeta o futuro da empresa.

b) Os usuários da contabilidade são aqueles que necessitam as informações geradas pela mesma. Apresente 03 exemplos de usuários internos e 03 exemplos de usuários externos, evidenciando em cada um onde a contabilidade pode ajudá-los.

Usuários internos:

Bancos: A contabilidade pode ajudá-los definindo as metas, nas tomadas de decisões, nos controles dos custos e nas demonstrações dos resultados dos exercícios.

Fornecedores: A contabilidade pode ajudá-los com os relatórios fazendo-os conhecer as mutações do patrimônio líquido.

Órgãos fiscalizadores: A contabilidade pode ajudá-los mostrando a origem e a aplicação dos recursos assim como os impostos a serem recolhidos.

c) Imagine que você é o Administrador responsável por uma grande empresa nas quais todas as novas contratações de pessoal são de sua responsabilidade. Visto a necessidade de contratar um novo profissional da área contábil, como descreveriam a sua importância para os sócios (Proprietários da entidade)?

Toda empresa tem seus bens, direitos e obrigações, o profissional contador é quem irá equacionar esses três fatores de forma a demonstrar a posição do patrimônio e das finanças da empresa visando manter sua sustentabilidade.

Como evidenciaram a importância desta nova contratação?

A atividade contábil não pode ser exercida por profissionais não habilitados junto ao conselho regional de contabilidade onde o serviço será prestado, sendo assim para que uma empresa se mantenha em atividade é necessária a contratação de um contador habilitado.

2.2 QUESTÃO 2

Os bens de uma empresa representam tudo àquilo que possa satisfazer suas necessidades. Os bens representam aquilo que a empresa detém e a sua propriedade. Estes por sua vez, são classificados em: Bens Móveis ou Imóveis, Tangíveis ou Intangíveis.

De acordo com o enunciado, apresente com suas palavras o que vem a ser os bens Móveis, Imóveis, Tangíveis e Intangíveis apontando obrigatoriamente 03 exemplos de cada um.

- Bens Móveis são os bens que podem mudar de lugar

EX: Veículos, ferramentas e máquinas, móveis de escritório

- Bens imóveis: Aqueles que não podem ser removidos ou transportados.

EX: Prédios, Galpões, Salas, Lojas.

- Tangíveis: São bens mensuráveis que podem ser tocados.

EX: Hardware, Estoques de produtos, dinheiro em caixa.

- Intangíveis: São bens que não podem ser tocados.

EX: Patentes, Software, Capacidade intelectual dos funcionários, ponto comercial.

QUESTÃO 3

Cada profissional desempenha dentro das empresas as funções que lhe são cabíveis. Analisando o aspecto gerencial de uma entidade destacam-se a figura do Administrador e do Contador, ambos de suma importância na gestão empresarial.

2.2.1 Como você pode definir a atuação de cada um desses profissionais?

O contador atua fazendo os relatórios, contabilizando-os em livros ou sistema informatizado, todas as informações sobre os lucros, receitas ou perdas da empresa que posteriormente serão usadas pelos usuários internos para tomada de decisões ou usuários externos que fiscalizam e controlam as atividades das empresas.

O Administrador toma as decisões e repassa as informações para quem é de direito na empresa baseado nas informações fornecidas pelos relatórios do Contador.

2.2.2 Como distinguir a função de cada um dentro da mesma empresa?

O Administrador somente administra e não pode exercer a função do contador, o Contador, por sua vez alem de realizar a contabilidade da empresa, poderá exercer a função e Administrador se a empresa achar conveniente.

2.2.3 Faça um breve comentário sobre estes dois profissionais. Apresente com suas palavras a relação entre o CONTADOR e o ADMINISTRADOR, qual a função de cada um dentro da empresa, com os dois interagem dentro de uma mesma entidade.

O Administrador é o gestor da empresa e é quem toma as decisões, traça metas e determina as tarefas, procedimentos e rotinas da empresa. Enquanto contador fornece todas as informações necessárias através de relatórios que serão a base para as decisões a serem tomadas pelo Administrador. A interação dos dois profissionais é fator determinante para um bom desempenho da empresa tanto na parte fiscal, social e monetária.

2.2.4 QUESTÃO 4

Uma determinada empresa apurou os saldos finais de suas contas e precisa apurar o valor correto de cada um componentes do seu patrimônio (Bens, Direitos e Obrigações). Observe os dados abaixo e responda o que se pede no final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com