TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Desenvolvimento de Private Label no mercado retalhista

Tese: Administração Desenvolvimento de Private Label no mercado retalhista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Tese  •  2.452 Palavras (10 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Com o intuito de aumentar a participação de mercado, a empresa Malcher Modas Ltda investe nos Cartões Private Label, conhecidos também como cartões de loja. Conforme Alves e Menezes (2010), com os cartões de loja os produtos têm preços mais acessíveis e, normalmente, qualidade equivalente à dos produtos líderes de mercado.

Localizada à Av. Almirante Barroso, n. 2598, Bairro Souza, em Belém/PA, a empresa, atualmente oferece diversos produtos, dentre esses está os tecidos, confecções, calçados, artigos de cama, mesa e banho, acessórios, bazar e presentes. De modo geral, com produtos de marca própria, o varejista atinge um grande contingente de clientes de classes menos favorecidas. Da mesma forma, no mercado brasileiro os cartões Private Label também são um grande sucesso, principalmente entre os clientes de baixa renda, oferecendo-lhes crédito e aumentando o seu poder de consumo.

Para constatação o Cartão Private Label, em 2008, cresceu 10% no mercado. A principal tendência foi à migração de parte da base desse tipo de cartão para o modelo híbrido, com a agregação das bandeiras globais.

A ideia de realizar esse trabalho surgiu a partir da vivência formal na empresa Malcher Modas Ltda, que por fim enfrenta os desafios de implementar o Cartão Private Label, em prol da satisfação do consumidor/cliente quanto a qualidade dos serviços e produto.

O objetivo do trabalho é de analisar o desenvolvimento do Private Label no mercado varejo. E assim, avaliar a importância da implementação do Private Label; diagnosticar as dificuldades que o cliente sente ao utilizar o Private Label; verificar se o cliente tem o conhecimento necessário dos serviços do Private Label.

O Cartão Private Label é o cartão de crédito com a marca do estabelecimento, no caso a empresa, desenvolvido e customizado para atender às necessidades específicas do negócio. Com o cartão o cliente pode optar pelo pagamento com carnê ou extrato na rede bancária ou na sua loja, pode-se emitir na hora, o cliente com o crédito aprovado a empresa fica protegido da inadimplência. No momento é considerada como uma das ferramentas de estratégias de sucesso da empresa.

Para eficiência do serviço os colaboradores da empresa passam por treinamento e desenvolvimento pessoal. Entretanto, o treinamento vem sendo utilizado pelas empresas com o objetivo geral de desenvolver pessoas, tanto na aprendizagem de novas habilidades quanto na ampliação daquelas já existentes, uma vez que as pressões sócio-culturais, tecnológicas, econômicas e políticas direcionam as organizações contemporâneas a se adaptarem às exigências que o mercado impõe, focando mais intensamente seu capital humano.

Segundo Carvalho e Nascimento (1997), o treinamento é um dos recursos do desenvolvimento de pessoal, que representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes bem como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Tem como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional do ser humano, melhorando os resultados e consequentemente gerando um bom clima organizacional.

A metodologia desenvolvida para construção desse trabalho foi através de acervos bibliográficos, de cunho descritivo e analítico, numa abordagem exploratória. Segundo Figueiredo (2008, p. 93), “trata-se de pesquisas que geralmente proporcionam maior familiaridade com o problema, ou seja, têm o intuito de torná-lo mais explicito” Que muito auxiliou a esclarecer e deu forma às descobertas obtidas nas pesquisas teóricas.

O que facilitou o certo entendimento e informações necessárias para o desenvolvimento deste trabalho é a experiência vivida na empresa, e mesmo através de observações, o tema em questão, ficou mais claro quando houve o elo com a pesquisa de acervos bibliográficos, livros e internet.

A relevância da temática de conhecer o cartão Private Label justifica a necessidade de continuidade dos esforços investigativos que cumpram a função de mapear aspectos que certamente merecem maior elucidação, o que pode ser considerado como uma das limitações do presente estudo.

2 CARTÃO PRIVATE LABEL

Com mercado em competitividade as empresas têm sido obrigadas a se adaptarem à modernização e ao novo contexto produtivo por diferentes caminhos, utilizando para isso diferentes mecanismos e ferramentas, em um esforço voltado à eficácia na utilização dos recursos produtivos visando, em última instância a melhor adequação das pessoas ao local de trabalho. Fazendo com que o gestor da empresa avalie suas estratégias de mercado se quiser buscar a fidelidade do cliente.

Durante a experiência na empresa Malcher Modas Ltda, percebi que a mesma busca sempre pela qualidade, satisfação, excelência em atendimento, enfim, modifica e melhora seus serviços/produtos conforme as transformações do mercado. Está sempre acompanhando as novidades que o mercado oferece.

O cartão Private Label permite que a empresa venda produtos a uma camada da população que não estava habituada a comprar nesse varejista (aumento de transações) e/ou permite aos clientes aumentar seu poder de consumo.

Dentre o que foi pesquisado foi identificado o desenvolvimento dos serviços da empresa, principalmente com o cartão, que apesar de ter sido inserido através das medidas de implantação da empresa, seus serviços ainda precisam ser melhorados, exige-se atenção frequentes de reavaliações da sua importância e das ferramentas da qualidade, porém, mudanças ocorrem continuamente, exigindo frequentes reavaliações do seu posicionamento nesse mercado. Além disso, as alternativas são inúmeras e imprecisas diante do futuro incerto. Por isso, pede-se a eficiência nos serviços dentro da empresa.

Com responsabilidade o gerente da empresa conduz o planejamento e o acompanha este projeto Cartão Private Label até sua finalização. E para aquisição de bens ou serviços em pontos de emissão específicos, a empresa aderiu o cartão Private Label, que, conforme Alves e Menezes (2010, p. 15): “é um meio de pagamento que disponibiliza uma linha de crédito pré-aprovada ao cliente para aquisição de bens ou serviços dentro de estabelecimentos específicos que componham uma rede privada de negócios.” Têm como vantagem para o recebedor a garantia de crédito previamente aprovado e, para o usuário do cartão, o status de cliente preferencial.

O cartão Malcher Modas começou em Belém, em meados do mês de janeiro de 2011, o setor responsável pelo serviço é a Central de Atendimento, através deste o cliente pode desbloquear ou bloqueia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com