TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração DESENVOLVIMENTO

Tese: Administração DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  2.352 Palavras (10 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 10

1 DESENVOLVIMENTO

Atualmente, “O Boticário” é a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo. Ela também já financiou cerca de mil projetos na área de proteção e preservação ambiental de espécies e patrimônios ameaçados de extinção.

CIM (Comunicação Integrada de Marketing), se define como o desenvolvimento da comunicação estratégica organizacional junto ao mercado, promovendo, posicionando e divulgando produtos, serviços, marcas, benefícios e soluções.

As cinco principais características de Comunicação Integrada de Marketing são: Iniciar com o cliente ou cliente potencial; Usar qualquer forma de contato ou ponto de contato relevante; Falar com uma única voz; Construir relações e Afetar o comportamento.

A união das comunicações institucional, mercadológica e interna deu origem ao que hoje chamamos de composto de comunicação organizacional e tornar sua aplicação correta é fundamental para que as empresas desenvolvam ações integradas para atender a diferentes públicos.

A CIM considera todas as fontes de marca ou contatos da empresa que um cliente ou prospecto tem com o produto ou serviço como um canal potencial para divulgação de mensagens futuras. Além disso, a CIM faz uso de todas as formas de comunicação que serão relevantes para os clientes atuais e potenciais, e às quais eles devem ser receptivos. Em resumo, o processo de CIM começa com o cliente ou prospecto e então retorna para determinar e definir as formas e métodos através dos quais programas de comunicação persuasivos podem ser desenvolvidos.

Principais ferramentas do composto de comunicação são: Propaganda – trata-se de qualquer forma paga de divulgação que tenha como objetivo apresentar e promover idéias, produtos ou serviços, de caráter não pessoal, subsidiada por um patrocinador; Promoção de vendas – são estratégias de marketing, efetivadas dentro e fora da mídia, em um período limitado, oferecendo suporte e incentivo a ações de venda pessoal (utiliza ferramentas de merchandising); Relações públicas - variedade de esforços para criar e manter uma imagem positiva da organização com seus diversos públicos (trabalha também com a geração de publicidade); Marketing direto - sistema interativo de comunicação que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta ou transação mensurável sem o uso de intermediários; e Vendas pessoais - é a venda em si; busca a interação e o relacionamento pessoal com o cliente, visando apresentar soluções com base em benefícios percebidos e valores agregados.

Assumindo o papel de consumidor, O Boticário utiliza uma variedade de ferramentas em sua comunicação, dentre as quais a propaganda, a promoção de vendas, relações públicas, o marketing direto e a venda pessoal.

Em sua propaganda, O Boticário utiliza mídias variadas, como outdoors, veículos impressos e televisão. Observo que o produto é oferecido de uma maneira que satisfaz as necessidades e desejos de um mercado. O Boticário é umas das marcas que seguem a risca essa receita de comercial. Na maioria das propagandas do Boticário as mulheres são idealizadas, as mulheres querem a necessidade de ser celebradas, homenageadas, lembradas e O Boticário não só fez uma campanha comercial com o intuito lucrativo, mas faz uma campanha publicitária, de muito bom gosto por sinal, anunciando lançamentos de produtos, mas enfatizando que “A vida é bonita. Mas pode ser linda”. A mulher quando é bonita ela causa ciúmes em outras mulheres, mas quando ela está linda ela é respeitada. E ser linda é principalmente um estado de espírito.

Promoção de Vendas de O Boticário na qual todos os consumidores que comprarem um valor superior a “X” reais estarão automaticamente concorrendo a carros, vales-produto e meio milhão de reais. Exemplos como esses têm como principal objetivo alavancar vendas e fazer com que os consumidores sejam atraídos pelas promoções e optem por comprar os produtos da empresa deles e não dos concorrentes.

Relações Públicas no Boticário estabelece e conduz estratégias de comunicação com o objetivo de promover a imagem das organizações que representa, no meu ponto de vista.

No marketing direto, verificou-se a utilização de duas plataformas de comunicação, sendo elas o telemarketing e o email. Informações sobre os canais de comunicação direta estão disponíveis no site da empresa e nas embalagens dos produtos. O site traz algumas informações sobre a causa social adotada e um link com o site da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Os operadores de telemarketing estão instruídos a responder questões básicas relacionadas às ações que a empresa promove na área ambiental.

Em relação à venda pessoal, a empresa promoveu um treinamento aos vendedores especialmente formatado ao conceito das lojas, vinculado ao merchandising. Os funcionários das lojas recebem informações periódicas sobre as ações sociais da companhia por meio de boletins enviados aos franqueados, que entre outras instruções, também destacam as ações sociais desenvolvidas.

O Boticário cresceu e conquistou o público através de produtos inovadores, uma rede de lojas de alcance mundial, relações éticas com parceiros e com a comunidade, além da prática constante da responsabilidade social e isso é um dos grandes fatores da empresa ser esse sucesso. Outro diferencial do Boticário é a integração vertical, a empresa é responsável pela criação, produção, distribuição e venda de seus produtos, em uma perfeita integração do negócio.

Acredito que O Boticário tem feito Pesquisa de Mercado, qualquer esforço para conhecer melhor seu cliente será sempre recompensador. Pode fazer pesquisas a fim de se posicionar melhor ao conhecer seus clientes, saber o que desejam consumir, onde, quando e como querem comprar, que preço querem pagar e outras informações; Conhecer os preços, produtos e estratégias da concorrência

e lançar um novo produto, para testar se este terá aceitação.

Como consumidor, pude observar que a empresa usou de ferramenta de Marketing consideravelmente para melhor superar as expectativas das pessoas do que apenas atendê-las e complementam que as pessoas envolvidas no gerenciamento da comunicação devem certificar-se de criar as expectativas corretas para o cliente e, então, tentar superá-las. O que de fato confirma que a questão “Gerar valor para o cliente” é muito mais interessante para as organizações do que somente, satisfazer as necessidades. Pesquisas de marketing feitas para descobrir as tendências de mercado. Por isso, os produtos O Boticário sempre atendem necessidades e expectativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com