TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao UNIP

Por:   •  29/5/2016  •  Exam  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  1.443 Visualizações

Página 1 de 2

a) Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

Foram tratados assuntos como o consumo, o crescimento e desenvolvimento econômico num ambiente globalizado.

O Artigo aborda a globalização da economia e dos meios produtivos. Além de ilustrar as dificuldades de países subdesenvolvidos enfrentam para terem crescimento industrial no mundo capitalista.

A reportagem do jornal menciona as políticas econômicas adotadas pela presidente Dilma para controlar a inflação, aumentar empregos e aumentar a renda e o PIB nacional.

A primeira charge aborda exclusão social e econômica e a segunda é uma sátira a exclusão social e econômica decorrente da globalização.

b) Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.

Sim. A globalização da economia oferece condições de expansão comercial e maior acesso à informação. A última charge reflete uma parcela da sociedade que é excluída pois não tem acesso aos meios de informação, consumo, financeiros e tecnológicos. Por outro lado, a matéria do jornal trata do crescimento econômico e as charges mostram que nem sempre o crescimento econômico gera o desenvolvimento.

c) Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.

Sim, é possível mapear as esferas produtiva, comercial, financeira e tecnológica da globalização.

A primeira charge trata da globalização comercial, produtiva e financeira e a segunda charge a esfera tecnológica.

d) De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges?

As relações internacionais podem auxiliar pelo progresso comercial, expansão mercadológica e acesso a novos mercados possibilitando menores custos, favorecendo a concorrência e o consumidor.

Por outro lado, atrapalham desenvolvimentos de países subdesenvolvidos fazendo com que sua população não seja beneficiada.

e) Quais os motivos desfilados no texto de Francisco Luiz Corsi para afirmar necessidade de revisão nos aspectos do desenvolvimento?

Crescimento não significa desenvolvimento, portanto deve-se pensar em algo mais social e não somente em quantidade de crescimento econômico. Países subdesenvolvidos devem conquistar seu espaço na busca do desenvolvimento econômico com bases sustentáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com